GNR explica como retirar gelo dos pára-brisas das viaturas

Tendo em conta o tempo frio que se faz sentir em todo o território nacional, a GNR explica, através de um post na sua página de Facebook, como os condutores devem retirar o gelo que, muitas vezes, pela manhã, cobre os para-brisas das viaturas.

“Porque conduzir com gelo no vidro é um perigo, sugerimos que utilize um descongelante para garantir a visibilidade durante a condução”, pode ler-se.

A GNR sugere ainda a preparação de um descongelante “caseiro”, que pode ser pulverizado no vidro com gelo. Para produzir esse descongelante, pode usar-se para partes de água, uma de vinagre; ou para duas partes de água, uma de álcool.

Como alternativa, aconselha a GNR, “raspe o gelo utilizando um cartão de plástico que tenha na sua carteira”.

A GNR alerta ainda para que não se coloque álcool ou vinagre no depósito de água do limpa pára-brisas.

Ponte de Sor regista segunda morte por Covid-19

Uma pessoa faleceu, nas ultimas 24 horas, no concelho de Ponte de Sor, vítima de Covid-19, o que eleva para duas as mortes relacionadas com a pandemia. Registaram-se ainda 26 novos casos de infeção e quatro recuperações.

Desde o início da pandemia, Ponte de Sor tem 243 casos conformados, sendo que 90 estão ativos e 151 foram dados como recuperados.

57 novos casos Covid em Borba

O concelho de Borba regista este sábado, dia 9, um aumento exponencial no número de novos casos de infeção por Covid-19, mais 57 em apenas 24 horas, número que poderá estar relacionado com o surto que surgiu no lar da Santa Casa da Misericórdia local.

Desde o início da pandemia, Borba tem 227 casos positivos, sendo que 188 estão ativos e 39 recuperados, de acordo com os dados fornecidos pela ARS Alentejo.

Estremadura regista novo pico de novos infetados

A Estremadura espanhola registou este sábado, dia 9, 1248 casos de infeção por Covid-19 e a morte de 10 pessoas. Em 24 horas, 222 pessoas recuperaram da doença.

As autoridades de saúde registam 385 pessoas internadas, 40 das quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

Por áreas de saúde: Badajoz tem mais 378; Mérida, 290; Don Benito, 186; Cáceres 164 casos; Plasencia, 67; Llerena – Zafra, 64; Navalmoral de la Mata, 58 e Coria, 41 casos novos.

Portalegre tem mais sete casos e oito recuperações

O concelho de Portalegre registou este sábado, dia 9, sete novos casos de Covid-19 e a recuperação de oito recuperações.

Desde o início da pandemia, Portalegre conta com 764 casos, dos quais 103 estão ativos, 627 já recuperaram e 34 pessoas perderam a vida devido à Covid-19.

Vila Viçosa tem mais 13 casos Covid

O concelho de Vila Viçosa registou hoje, sábado, dia 9, mais 19 casos de infeção por Covid-19.

Desde o início da pandemia, Vila Viçosa tem 212 casos positivos, sendo que 106 estão ativos, 98 recuperados e já se verificaram oito mortes, de acordo com os dados fornecidos pela Autoridade de Saúde.

Elvas com novo máximo: 44 casos Covid em 24h

Elvas regista este sábado, dia 9 de janeiro, 44 novos casos de infeção por Covid-19. É o valor mais alto de sempre de novos infetados no concelho de Elvas.

Desde 1 de janeiro, nos primeiros nove dias deste novo ano, Elvas acumulou 242 novos infetados desta doença.

O concelho tem, agora, 338 casos ativos, num total de 723 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, ao todo, já recuperam 380 pessoas no concelho de Elvas e faleceram cinco.

Arronches tem mais cinco casos ativos de Covid

O concelho de Arronches registou, nas ultimas 24 horas, cinco novos casos de infeção por Covid-19.

Desde o início da pandemia, o concelho tem já 83 casos confirmados, sendo que 47 estão ativos e 36 foram dados como recuperados.

Alentejo tem mais 582 infetados e 11 mortes

A região Alentejo regista hoje, sábado, dia 9, mais 582 (+4,2%) novos casos de Covid-19, num total de 14 404 infetados desde o início da pandemia.

O número de 582 novos infetados em 24 horas é o mais elevado do Alentejo durante esta pandemia.  O anterior máximo era 524, no passado dia 31 de dezembro.

O número de mortes subiu hoje para 308 uma vez que, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), morreram mais 11 pessoas na região.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas são os seguintes: 97 casos no sábado 2 de janeiro; 155 casos no domingo 3 de janeiro; 383 casos na segunda-feira 4 de janeiro; 310 casos na terça 5 de janeiro; 439 casos na quarta-feira 6 de janeiro; 574 novos casos na quinta 7 de janeiro; 433 casos na sexta-feira 8 de janeiro; e 582 casos no sábado 9 de janeiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Portugal regista mais 9478 casos de infeção e 111 mortes

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 9478 casos de infeção confirmada e 111 óbitos. De ontem para hoje, 5899 pessoas recuperam da doença.

Os 9478 novos infetados têm uma distribuição mais uniforme nas três principais regiões: 3377 (36%) no Norte, 3009 (32%) em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e 2074 (22%) no Centro. Os 111 óbitos de ontem para hoje eram 44 moradores em LVT, 29 no Norte, 25 no Centro, 11 no Alentejo e dois no Algarve.

O número de casos ativos é um novo máximo: hoje são 102.406, mais 3468 que ontem. Este sábado, dia 9 de janeiro, o número de internados atinge novo máximo: 3555 doentes estão hospitalizados (mais 104 que ontem), dos quais 540 (mais quatro de ontem para hoje) em unidades de cuidados intensivos (UCI).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 7701 mortes, 476.187 casos de infeção e 366.080 casos de recuperação, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas são os seguintes: 3241 casos no sábado 2 de janeiro; 3384 casos no domingo 3 de janeiro; 4369 casos na segunda-feira 4 de janeiro; 4956 casos na terça 5 de janeiro; 10.027 casos na quarta-feira 6 de janeiro; 9927 casos na quinta 7 de janeiro; 10.176 casos na sexta-feira 8 de janeiro; e 9478 casos no sábado 9 de janeiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Jovem elvense distinguida em prémio nacional

Sara Sofia César Candeias, de Elvas, recebeu a menção honrosa para o melhor jovem escritor, com o trabalho intitulado, ‘A História de Um Nome’ no Concurso Literário Nacional – Conto Infantil de Cabeceiras de Basto.

Sara de Athouguia Filipe, de Carnaxide – Oeiras, é a grande vencedora da 14.ª edição do Concurso, em segundo lugar classificou-se Bárbara Gomes Soares, da Amadora, com o conto ‘A Máquina de Fazer Cores’ e em terceiro lugar António Carlos Portela de Santana, de Cabeceiras de Basto, com o conto ‘A Avestruz da Uz’.

Do total dos trabalhos recebidos e de acordo com as normas de participação foram validados 19 contos.

Campo Maior com 28 novos casos Covid e mais um morto

O concelho de Campo Maior regista, este sábado, dia 9 de janeiro, 28 novos casos de infeção por Covid-19, a terceira morte e a recuperação de seis pessoas.

De acordo com as Autoridades de Saúde, Campo Maior regista 174 casos confirmados de Covid-19, sendo que 82 estão ativos e 89 foram já dados como recuperados.

Para Y Come faz entregas ao domicílio de pedidos antecipados

Este fim de semana, não só em Elvas, que se encontra na lista dos concelhos de risco extremamente elevado de propagação da Covid-19, como praticamente em todo o país, à exceção de 25 concelhos, o recolher é obrigatório às 13 horas.

Como tal, a partir dessa hora, os restaurantes são obrigados a encerrar portas ao público e a trabalhar, apenas, através de entregas ao domicílio.

No caso do Para Y Come, na Boa-Fé, a pandemia chegou a provocar uma quebra da faturação na ordem dos 60 por cento, algo que tem vindo a melhorar, aos poucos, revela a proprietária do restaurante. Augusta Coutinho revela ainda que, a partir das 10 horas, este fim de semana, estarão a servir almoços para fora, sendo que estão disponíveis para fazer entregas ao domicílio, se os pedidos forem feitos antecipadamente.

Já José Reis, o outro proprietário do Para Y Come, explica que tem sempre feito entregas ao domicílio, mas que, durante o fim de semana, não vão estar no restaurante, à espera de pedidos, depois das 13 horas. “Eu tenho ido fazer entregas a casa de pessoas que estão em isolamento ou à espera de testes e se alguém ligar, fora de horas, também podemos ir levar. Mas não vamos estar aqui, sábado e domingo, das 13 às 20 horas, à espera que nos liguem para ir levar um frango”, explica. “Podemos fazer (entregas ao domicílio), mas temos de ser avisados um bocadinho antes”, acrescenta.

José Reis revela ainda alguns dos pratos que o Para Y Come tem sempre disponíveis, muitos deles que tiveram bastante saída durante o período de natal e ano novo: leitão e frango assado, bacalhau com natas, lulas com bacon e espetadas.

Quanto ao futuro, José diz ter esperança que as coisas melhorem substancialmente, agora que já há uma vacina. Refere ainda que o Governo também não tem sido assim tão mau para o setor da restauração.

As encomendas de refeições podem ser feitas através dos contactos 268 083 629 e 968 382 733.

Caem os primeiros flocos de neve no Alentejo (c/vídeo)

Os primeiros flocos de neve começaram a cair na manhã deste sábado, dia 9, um pouco por todo o Alentejo.

Apesar da pouca intensidade, foi possível registar este fenómeno meteorológico que faz as delícias, sobretudo dos mais novos.

Estremoz foi a cidade onde caiu o maior nevão. Em Elvas, Borba e Portalegre a precipitação sob a forma de neve também foi registada.

 

Avis tem 25 casos de Covid-19 ativos

O concelho de Avis registou ontem, sexta-feira, dia 8, três novos casos de infeção por Covid-19.

Sendo assim, desde o início da pandemia, Avis conta com 95 casos confirmados, 25 ativos e 66 recuperados. Já faleceram três pessoas no concelho.

Selo Europeu de Qualidade do CEAN reconhece trabalho

O projeto “Um Jardim Florido na Raia”, dinamizado pela Biblioteca do Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), em Campo Maior, foi distinguido com o Selo Europeu de Qualidade eTwinning.

Este projeto já tinha sido distinguido no passado mês de agosto com o Selo Nacional de Qualidade. As três escolas reuniram o selo nacional só depois disso foi atribuído o selo europeu.

Para Manuela Tomé, responsável pelo projeto, este selo “é um reconhecimento do trabalho desenvolvido”, e “apesar da pandemia, que deixou o projeto a meio a determinada altura, através das novas tecnologias por possível interagir com as escolas parceiras, de Elvas e de Badajoz”.

O objetivo do projeto passou por “divulgar as festas do povo, junto dos alunos de Elvas e de Badajoz, que marcam as raízes dos campomaiorenses”. Começaram por explicar “a história de como surgiram estas festas e depois ainda conseguiram fazer, no dia da criança, ornamentar janelas e portas com flores de papel criadas com material reciclável, no meio da pandemia conseguimos transmitir os valores das Festas do povo, não só aos alunos do CEAN, que conheceram ainda melhor as raízes e tradições das festas também aos vizinhos de Elvas e Badajoz”.

Com a pandemia, o projeto teve de sofrer algumas alterações, onde as novas tecnologias foram aliadas, mas “o objetivo inicial foi cumprido, e conseguiram explicar como se decoravam as pandeiretas e ensaiar algumas músicas e tradicionais saias de Campo Maior”, explica Manuela Tomé.

Continuar a trabalhar em conjunto com os mesmos parceiros e com instituições de outros países é o que este selo possibilita agora ao Centro Educativo Alice Nabeiro, e desenvolver novos projetos neste âmbito.

Cada aluno do CEAN e professores colaboradores também receberam um certificado de participação neste projeto colaborativo realizado entre Campo Maior, Badajoz e Elvas.

Euromilhões com jackpot de 41 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, vai contar com um jackpot de 41 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

A chave sorteada é composta pelos números 18 – 23 – 37 – 41 – 42 e pelas estrelas 4 e 6.

Um terceiro prémio, no valor de 28 mil euros saiu a um apostador com aposta registada em Portugal.

Quatro jogadores vão receber o segundo prémio, nenhum deles em Portugal.

Concelho do Crato com mais sete infetados e uma recuperação

O concelho do Crato registou ontem, sexta-feira, dia 8, mais sete casos ativos de Covid-19 e uma recuperação.

De acordo com as Autoridades de Saúde, o concelho conta com 247 casos desde o início da pandemia, sendo que 66 estão ativos e 178 recuperados. Já falecerem três pessoas.

Alandroal tem ativos 29 casos de Covid-19

O concelho de Alandroal registou ontem, sexta-feira, dia 8, mais oito caso de infeção por Covid-19.

Desde o início da pandemia, Alandroal regista 120 casos, sendo que 29 estão ativos e 91 recuperados.

Monforte regista 22 novos casos em 24 horas

O concelho de Monforte registou ontem, sexta-feira, dia 8, 22 novos casos de Covid-19.

Monforte conta com 116 casos confirmados, sendo que 33 estão ativos e 82 foram dados como recuperados. No concelho de Monforte morreu uma pessoa devido à pandemia.

Natal Rock atinge objetivos estabelecidos

A iniciativa solidária Natal Rock, que este ano assumiu moldes diferentes devido à pandemia, conseguiu atingir os seus objetivos.

A novidade deste ano, além da não realização do evento físico nas instalações do Moto clube alentejano de Elvas, foi a existência de um NIB para o qual as pessoas poderiam fazer o seu donativo, além da emissão especial que decorreu na Rádio ELVAS.

Luís Rosário, relações públicas do moto clube, refere que, “através dessa conta, conseguiram angariar mais 130 euros. Para muitos pode parecer pouco mas a verdade é que nos ajudou a fazer estas entregas todas”.

A organização conseguiu, apesar de algumas limitações, entregar 100 cabazes de Natal e famílias carenciadas do concelho. “Não conseguimos colocar um bacalhau inteiro mas colocámos metade. Não tínhamos 23 produtos, como no ano passado, mas tínhamos 19. Enfim, tivemos que ajustar à realidade deste ano. Foram 46 cabazes entregues ao Conselho Local de Ação Social de Elvas (CLASE), que depois fez a gestão dos mesmos, 40 foram entregues à Paróquia da Boa-Fé, 12 para o MTA e dois aos sem-abrigo, ainda que reforçados com todo o excedente que tivemos”.

Também a Fundação de Veiros e os Centro de Acolhimento Os Cucos receberam a sua prenda de Natal com a entrega de “camisolas às crianças. Nos Cucos entregámos ainda uma televisão como prenda coletiva para a instituição”.

Luís Rosário refere que foram entregues 17 sacas de ração para animal, “divididas entre a Associação Amigos da Bicharada e a equipa Cinotécnica dos Bombeiros Voluntários de Elvas”.

Aos bombeiros voluntários de Elvas vão ser “entregues equipamentos de proteção individual no valor de 400 euros. Estamos ainda a ultimar esta entrega, uma vez que queremos fazer essas compra em Elvas e estamos a aguardar que exista o stock necessário”.

Luís Rosário destaca a colaboração da Rádio ELVAS nesta iniciativa: “não nos cansamos de agradecer esta colaboração uma vez que surgiu a hipótese de fazermos a noite do Natal Rock, em direto do estúdio da Rádio ELVAS, que resultou muito bem e nos permitiu sensibilizar as pessoas para a questão da transferência bancária”.

Iniciativa Solidária Natal Rock entrega cabazes de Natal e diversos bens a instituições do concelho.

Telefac entrega equipamentos à APPACDM de Elvas

A Telefac, no seguimento do trabalho de colaboração que tem vindo a desenvolver com diversas instituições do concelho, realizou a entrega de mais equipamentos.

Desta vez, foi a APPACDM de Elvas a contemplada com a entrega de diversos equipamentos destinados à climatização da instituição.