Associação de Futebol de Évora suspende campeonatos

A Associação de Futebol de Évora decidiu suspender, com efeitos imediatos, os campeonatos de futebol e futsal, até dia 31 deste mês, altura em que a situação será reavaliada.

A decisão foi tomada em reunião de direção após análise da situação pandémica  do país e após o agravamento de casos nos filiados que disputam os campeonatos.

Câmara de Portalegre apela ao cuidado na deposição de cinzas

A Câmara Municipal de Portalegre apela ao especial cuidado dos munícipes aquando da deposição de cinzas ou outro material incandescente nos contentores de Resíduos Sólidos Urbanos, para evitar incêndios pontuais e a consequente destruição de alguns destes equipamentos de recolha de lixo.

Para evitar que se repitam situações de inutilização destes contentores, o município aconselha a que se guardem as cinzas num recipiente metálico durante um ou dois dias após a limpeza da lareira, salamandra, braseira, fogareiro ou outros, para garantir a extinção da combustão e depois das cinzas devidamente arrefecidas se faça o seu depósito nos contentores devidamente ensacadas.

Estremadura espanhola regista mais 773 casos de Covid-19

A Estremadura espanhola registou esta quinta-feira, dia 7, 773 casos de infeção por Covid-19 e a morte de 12 pessoas. Em 24 horas, 77 pessoas recuperaram da doença.

As autoridades de saúde registam 365 pessoas internadas, 35 das quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

Por áreas de saúde: Badajoz tem mais 247; Don Benito, 161; Cáceres 134 casos; Mérida, 79; Coria, 50; Navalmoral de la Mata, 39; Plasencia, 37 e Llerena – Zafra, 26 casos novos.

Programa Regressar prolongado até 2023

O Programa Regressar, promovido pelo Governo de Portugal, foi prolongado e renovado, até 2023, no âmbito da promoção do retorno dos emigrantes e lusodescendentes, através da introdução de mecanismos facilitadores do regresso e da circulação destes cidadãos, bem como o aprofundamento das relações entre emigrantes e lusodescendentes e a sua comunidade de origem.

O programa apoia o regresso para Portugal de trabalhadores que tenham emigrado, ou seus descendentes, para fazer face às necessidades de mão-de-obra que se fazem sentir nalguns setores da economia portuguesa, reforçando a criação de emprego, o pagamento de contribuições para a segurança social, o investimento e o combate ao envelhecimento demográfico.

Mais informação sobre Apoio ao Regresso de Emigrantes a Portugal em: https://www.iefp.pt/apoio-ao-regresso-de-emigrantes

Município de Campo Maior encerra vários espaços públicos

O Município de Campo Maior, atendendo à situação epidemiológica que se vive no concelho provocada pelo novo coronavírus, decidiu, entre outros, encerrar ao público o Posto de Turismo e todos os Espaços Museológicos do Concelho: Lagar-Museu do Palácio Visconde de Olivã, Casa-Museu Santa Beatriz da Silva e Museu de Arte Sacra.

Para além disso, encerram também ao público o Centro Comunitário e o Centro Cultural, ficando suspensas todas as atividades, nomeadamente, dos Projetos de Formação do Município: as aulas de viola, de Dança Contemporânea, de Dança Oriental e de Ballet.

As entradas na Biblioteca Municipal ficam restritas a quatro pessoas e a Loja Social mantém-se aberta, sendo o seu atendimento realizado apenas por marcação prévia, através do telefone 268 084 440.

O Município de Campo Maior decide ainda manter o desfasamento de horário nos Serviços do Município, mantendo ainda a obrigatoriedade de limitação de permanência a duas pessoas no Balcão de Atendimento Único e prorrogar como medida indispensável de apoio e estímulo à manutenção do rendimento e estabilidade social, a possibilidade de diferir o pagamento das rendas (social e apoiadas), concessões, Quiosques, Esplanadas, Publicidade, Ocupação da Via Pública, Canis e outras, até abril.

As medidas, que constam de um despacho assinado pelo presidente da Câmara de Campo Maior, entram em vigor amanhã, dia 8 de janeiro, e estão sujeitas a avaliação no final de 15 dias, ou seja, no dia 22.

Elvas com mais 31 casos Covid e 7 recuperados

Elvas regista, esta quinta-feira, 7 de janeiro, 31 novos casos positivos de Covid-19 e mais sete recuperações.

Nos últimos dez dias, entre 29 de dezembro e 7 de janeiro, o concelho de Elvas acumulou 229 novos casos de doentes infetados por esta doença.

O concelho tem, agora, 271 casos ativos, num total 651 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Elvas, já recuperaram 376 pessoas. No concelho, há registo de quatro vítimas mortais, relacionadas com o novo coronavírus.

Portalegre com mais dez casos Covid e dez recuperações

Portalegre regista esta quinta-feira, 7 de janeiro, dez novos casos positivos de Covid-19 e mais dez recuperações.

No concelho, mantêm-se os 103 casos ativos de ontem, num total de 750 casos registados, desde o início da pandemia.

Da doença, já recuperaram 613 pessoas e morreram 34.

 

Sete concelhos do Alentejo em risco moderado

São sete os concelhos da região Alentejo que integram a lista de risco moderado de contágio por Covid-19, uma vez que apresentam um índice de contágio inferior a 240 casos por 100 mil habitantes.

Esses concelhos são os seguintes: Arronches, Barrancos, Castelo de Vide, Ferreira do Alentejo, Odemira, Santiago do Cacém e Sines.

GNR detém homem em Campo Maior por tráfico de droga

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Elvas, deteve ontem, dia 6 de janeiro, um homem de 39 anos por tráfico de estupefacientes, no concelho de Campo Maior.

No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes que decorria há cerca de seis meses, os militares da Guarda deram cumprimento a seis mandados de busca, uma domiciliária, duas em veículos, duas em estabelecimentos e uma em anexo, identificando o local associado ao tráfico de estupefacientes.

No decorrer das diligências policiais foram constituídos arguidos mais dois homens de 18 e 36 anos, tendo sido apreendidas 230 doses de haxixe, duas navalhas, um gás pimenta, um bastão extensível, uma balança digital, 6.530 euros em numerário, 11 telemóveis e um tablet.

O detido será presente a primeiro interrogatório amanhã, dia 8 de janeiro, no Tribunal Judicial de Elvas.

A operação contou com o reforço do Posto Territorial de Campo Maior, do Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC) e do Grupo de Intervenção de Ordem Pública (GIOP) da Unidade de Intervenção (UI).

Mais 574 infetados (novo máximo) e dez mortes no Alentejo

A região Alentejo regista, hoje, quinta-feira, dia 7, mais 574 (+4,5%) novos casos de Covid-19, num total de 13.389 infetados desde o início da pandemia.

O número de 574 novos infetados em 24 horas é o maior de sempre no Alentejo.

O número de mortes subiu hoje para 288 uma vez que, de acordo com o boletim da Direção Geral de Saúde, morreram mais dez pessoa na região.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas são os seguintes: 524 casos na quinta 31 de dezembro; 308 casos na sexta-feira 1 de janeiro; 97 casos no sábado 2 de janeiro; 155 casos no domingo 3 de janeiro; 383 casos na segunda-feira 4 de janeiro; 310 casos na terça 5 de janeiro; 439 casos na quarta-feira 6 de janeiro; e 574 novos casos na quinta 7 de janeiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Portugal tem mais 9927 casos de infeção e 95 mortes

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 9927 (+2,2%) casos de infeção confirmada e 95 (+1,3%) óbitos. De ontem para hoje, 3476 pessoas recuperam da doença.

Os 9927 novos infetados provêm de três regiões em 90%: 3554 (36%) no Norte, 3501 (35%) em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e 1855 (19%) no Centro. Os 95 óbitos eram 38 moradores em LVT, 27 no Norte, 17 no Centro, dez no Alentejo e três no Algarve.

Esta quinta-feira, dia 7 de janeiro, 3333 doentes estão internados (mais 40 que ontem), 514 (mais uma de ontem para hoje) em unidades de cuidados intensivos (UCI).

O número de casos ativos é de 93.360, mais 6356 que ontem. Desde o início da pandemia, Portugal já registou 7472 mortes, 456.533 casos de infeção e 355.701 casos de recuperação, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas são os seguintes: 7627 casos na quinta 31 de dezembro; 6951 casos na sexta-feira 1 de janeiro; 3241 casos no sábado 2 de janeiro; 3384 casos no domingo 3 de janeiro; 4369 casos na segunda-feira 4 de janeiro; 4956 casos na terça 5 de janeiro; 10.027 casos na quarta-feira 6 de janeiro; e 9927 casos na quinta 7 de janeiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Circulação entre concelhos proibida já este fim de semana

António Costa anunciou, ao início da tarde desta quinta-feira, 7 de janeiro, tendo em conta o aumento exponencial do número de casos de Covid-19 no nosso País, que a circulação entre concelhos será proibida já este fim de semana.

Para além disso, também haverá recolher obrigatório às 13 horas, à exceção dos concelhos de limite de menor risco de contágio, que, atualmente, são apenas 25.

Já na próxima semana, o Governo poderá tomar medidas mais restritivas, revelou ainda o primeiro-ministro.

Surto no Centro Social de Mosteiros dispara Covid em Arronches

O concelho de Arronches regista esta quinta-feira, 7 de janeiro, 40 novos casos de infeção por Covid-19, sendo 38 referentes a um surto identificado no Centro Social de Mosteiros.

Segundo a Câmara de Arronches, “foram realizados testes a todos os utentes e funcionários da instituição tendo resultado dessa testagem, 38 testes positivos, dos quais 33 são utentes e 5 funcionárias”. Os outros dois novos casos identificados, faz saber a autarquia, estão relacionados com este surto.

“A Autoridade de Saúde Pública está a fazer o rastreamento dos contactos de todos os infetados para a eventual tomada de outras medidas que tenha por convenientes”, pode ler-se no comunicado”, pode ler-se no comunicado.

A Câmara Municipal está a apoiar a instituição “com a entrega de equipamentos de proteção individual e prestará o apoio necessário para que nada falte aos utentes e funcionárias”, comunica ainda a autarquia.

Arronches tem agora 42 ativos, num total de 78 registados, desde o início da pandemia. Da doença, no concelho, já recuperaram 36 pessoas.

Mulheres de Avis ajudam doentes com cancro da mama

O Município de Avis e o Centro Cultural de Figueira e Barros juntaram-se à edição de 2020 da Corrida Sempre Mulher Virtual de Natal, uma iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (APAMCM) que, neste ano e no sentido de fazer face à pandemia da Covid-19, se desenrolou com os participantes a caminharem ou a correrem num local à sua escolha, cumprindo as normas de segurança emanadas da Direção-Geral da Saúde (DGS).

As Avisenses aderiram a esta nobre causa, que decorreu no período de 24 a 31 de dezembro com um total de 18 inscritas, contabilizando um montante de 238 euros, que reverteu a favor da APAMCM. Cada inscrição tinha um custo de 12 euros e incluía a oferta de um saco-mochila, assim como da t-shirt oficial da Corrida.

As participantes enviaram depois uma fotografia a caminhar ou a correr com a t-shirt da prova à organização e receberam de volta o respetivo Diploma de Participação.

Rádio ELVAS na Antena 1 esta tarde

A Rádio ELVAS, através do seu diretor, António Ferreira Góis, participa no programa Portugal em Direto da Antena 1, esta tarde.

O programa conduzido hoje pela jornalista Cláudia Costa apresenta as notícias que marcam a atualidade no país e hoje ouviu as notícias que marcam a atualidade nos noticiários da Rádio ELVAS.

Previsão de neve para o Alentejo nos próximos dias

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê queda de neve, a partir dos 600 metros de altitude, esta sexta-feira, dia 8, na região do Alentejo.

“Devido à previsão de chuva, há a possibilidade de queda de neve. Estamos a prever neve a 600 metros de altitude. Não será de grande intensidade, não se prevendo a acumulação de neve no solo mas, efetivamente, a chuva que cair poderá ser em forma de neve”, de acordo com a meteorologista Patrícia Marques.

As temperaturas vão continuar baixas nos próximos dias estando prevista também a formação de gelo e intensificação do vento frio.

Movimento “Lugar à Mesa” entrega 2500 refeições a famílias carenciadas

“Ajudar sem reservas” dá o mote ao movimento “Lugar à Mesa”, uma iniciativa solidária promovida pelo Grupo Nabeiro-Delta Cafés e pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que já entregou 2.500 refeições solidárias, em três semanas.

Recorde-se que este movimento surge com um duplo objetivo, de ajudar as famílias afetadas pela pandemia e a restauração, abrange, numa primeira fase, 25 restaurantes da cidade de Lisboa e decorre até dia 17 de janeiro.

Todos os portugueses podem contribuir e ajudar quem mais precisa, quer seja através da plataforma www.ppl.pt ou do site www.movimentolugaramesa.pt. Cada doação, no valor de sete euros, será convertida numa refeição que, posteriormente, será entregue a uma família, mediante a disponibilização de um voucher.

As famílias elegíveis são identificadas pela Santa Casa, privilegiando agregados em situações de carência económica que, na sua composição, incluam crianças e/ou jovens, bem como aqueles que não usufruam de outros apoios similares.

Por sua vez, os restaurantes aderentes devem cumprir os níveis exigidos de segurança e higiene, ter como capacidade diária a confeção de mais de 20 refeições e disponibilizar serviço de take-away.

Através desta iniciativa, a Delta Cafés e a Santa Casa reconhecem as consequências da pandemia para muitos agregados familiares, bem como a grave crise económica que os restaurantes estão a enfrentar, procurando assim contribuir diretamente para reativar o sector da restauração, ao mesmo tempo que intervêm positivamente nas comunidades locais.

Campo Maior tem primeiro óbito por Covid e mais 13 casos

O concelho de Campo Maior regista esta quinta-feira, 7 de janeiro, a primeira vítima mortal associada à Covid-19, assim como 13 novos casos positivos de infeção.

O concelho tem agora 56 casos ativos, num total de 139 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Campo Maior, já recuperaram 82 pessoas.

 

Olivença com mais 17 casos positivos de Covid

Olivença registou, ontem, 6 de janeiro, 17 novos casos positivos de Covid-19.

Olivença tem, agora, 154 casos ativos, num total de 534 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Olivença, já recuperaram 371 pessoas e morreram nove.

Gavião regista a recuperação de mais cinco doentes Covid

Gavião registou ontem, 6 de janeiro, a recuperação de mais cinco doentes Covid, num total de 105 recuperações.

O concelho conta agora com 24 casos ativos, num total de 132 registados, desde o início da pandemia.

Gavião já registou a morte de duas pessoas, vítimas de Covid-19.

Avis com mais dois casos Covid e uma recuperação

Avis registou ontem, 6 de janeiro, mais dois casos de infeção por Covid-19, bem como a recuperação de um dos casos anteriormente diagnosticados.

O concelho conta agora com 14 casos ativos, num total de 84 confirmados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Avis, já recuperaram 66 pessoas e morreram três.

Ponte de Sor com mais 11 casos positivos de Covid-19

Ponte de Sor registou ontem, 6 de janeiro, 11 novos casos positivos de Covid-19 e a recuperação de sete doentes.

O concelho tem agora 25 casos ativos, num total de 170 casos registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Ponte de Sor, já recuperaram 144 pessoas e morreu uma.

Alter do Chão com mais nove casos Covid

Alter do Chão registou ontem, 6 de janeiro, nove novos casos de infeção por Covid-19, bem como uma recuperação.

Há agora 44 casos ativos no concelho, num total de 102 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Alter do Chão, já recuperaram 58 pessoas.

Nisa regista mais cinco casos Covid

Nisa registou ontem, 6 de janeiro, cinco novos casos de infeção por Covid-19.

O concelho tem agora 122 casos ativos, num total de 222 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, no concelho, já recuperaram 91 pessoas e morreram nove.

El Faro mantém abertos apenas estabelecimentos de primeira necessidade

Em Badajoz, assim como nas cidades da Estremadura espanhola, com mais de 500 casos Covid por 100 mil habitantes, desde ontem, à meia-noite, que a hotelaria e espaços comerciais foram obrigados a encerrar (ver mais aqui).

Um deles é o centro comercial El Faro, que nas redes sociais lembra que o mais importante é a saúde de todos.

Ainda assim, no El Faro, estão abertos todos os estabelecimentos de alimentação, bebidas e bens de primeira necessidade.

Crato tem mais um caso positivo Covid e dois recuperados

O concelho do Crato registou, ontem, 6 de janeiro, um novo caso positivo de Covid-19, assim como a recuperação de dois doentes.

O concelho conta, agora, com 53 casos ativos, num total de 233 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, no Crato, já morreram três pessoas e recuperaram 177.

Lares de Cabeção (Mora) já com 25 mortos Covid

A situação epidemiológica no concelho de Mora, no distrito de Évora, continua a preocupar o autarca Luís Simão de Matos, presidente da Câmara Municipal.

No lar de Cabeção da ACSTI – Associação de Cabeção de Solidariedade aos Trabalhadores Idosos, a situação continua a agravar-se e, neste momento, já se registaram 18 óbitos, no Lar Nossa Senhora da Purificação de Cabeção faleceram sete pessoas e no Lar Santa Isabel da Santa Casa da Misericórdia de Pavia, houve um morto e há quatro funcionários que testaram positivo para a Covid-19, tendo todos os utentes sido submetidos a testes serológicos, estando a aguardar resultados.

Luís Simão de Matos, presidente da câmara de Mora, adianta que “o lar de Pavia esta à espera de receber os resultados dos testes laboratoriais, mas aquilo que nos tem chegado por parte da diretora técnica do lar é que se prevê uma situação muito complicada, pois quatro funcionários já testaram positivo à Covid-19”.

Quando à situação no lar de Cabeção “continuam casos positivos, infelizmente cada vez menos, porque vão falecendo pessoas, já se tendo registado 18 óbitos”, concluiu o edil morense.

Neste momento estão 33 pessoas positivas na instituição, 17 pessoas na Zona de Concentração e Apoio à População – Alojamento Sanitário COVID-19 de Mora, (ZCAP) também positivas e duas pessoas continuam internadas no Hospital do Espírito Santo de Évora. O ZCAP foi instalado no Pavilhão Municipal de Exposições do Parque de Feiras de Mora, criando todas as estruturas e equipando o espaço de forma a proporcionar alojamento temporário de emergência de pessoas em isolamento profilático e/ou em situação de infeção confirmada de COVID-19 que, face à avaliação clinica, e por indicação das Autoridades de Saúde, não determine a necessidade de internamento hospitalar.

Na comunidade estão infetadas 106 pessoas e o autarca confirma que o pequeno concelho do Alentejo Central deverá integrar a lista de risco extremamente elevado.

Ontem quarta-feira iniciou-se a vacinação na Unidade de Cuidados Continuados de Mora e no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Mora. Amanhã, a mesma, continuará a ser feita no Lar da Associação Protetora da Casa de Repouso dos Reformados de Brotas e no Lar Nossa Senhora da Purificação de Cabeção.

Marvão regista décima morte por Covid-19

Marvão registou ontem, 6 de janeiro, a décima vítima mortal associada à Covid-19.

O concelho tem agora 44 casos de infeção ativos, num total de 128 registados, desde o início da pandemia.

Da doença já recuperaram, em Marvão, 74 pessoas.

Sousel regista mais seis casos de Covid-19

O concelho de Sousel registou ontem, 6 de janeiro, seis novos casos de Covid-19, assim como três recuperações à infecção SARS-COV-2.

Dos 96 casos registados no concelho, desde o início da pandemia,, 34 encontram-se ativos.

Da doença, já recuperaram 61 pessoas, tendo-se registado um óbito.

Monforte com mais um caso positivo de Covid-19

Monforte registou ontem, 6 de janeiro, um novo caso positivo de Covid-19.

O concelho conta agora com 12 casos ativos, num total de 94 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Monforte, já recuperaram 81 pessoas e morreu uma.

Estremoz com mais 28 casos positivos de Covid-19

Estremoz registou ontem, 6 de janeiro, 28 novos casos positivos de Covid-19.

O concelho tem agora 246 casos ativos, num total de 338 registados, desde o início da pandemia. Da doença, em Estremoz, recuperaram 88 pessoas e morreram quatro.

O Município de Estremoz revela ainda que os dados partilhados são da exclusiva responsabilidade do departamento de Saúde Pública da ARS Alentejo. “Apesar de termos conhecimento de casos recuperados na área do concelho de Estremoz, os mesmos não são reportados e atualizados pela Autoridade de Saúde desde o dia 20 de novembro”, lê-se ainda.

Mais quatro casos Covid em Alandroal

Alandroal registou ontem, 6 de janeiro, quatro novos casos positivos de Covid-19.

O concelho tem agora 14 casos ativos, num total de 105, registados desde o início da pandemia.

Da doença, em Alandroal, já recuperaram 91 pessoas.

Borba regista dois novos casos Covid

Borba registou ontem, 6 de janeiro, dois novos casos positivos de Covid-19.

O concelho tem agora 95 casos ativos, num total de 134 registados, desde o início da pandemia.

O número de doentes recuperados mantém-se em 39, segundo o Município de Borba.

Caso positivo de Covid-19 encerra Oficina da Criança de Borba

A Câmara Municipal de Borba procedeu ontem, 6 de janeiro, ao encerramento da Oficina da Criança, depois de uma colaboradora daquele espaço de complemento de apoio a crianças do 1º Ciclo ter testado positivo à Covid-19.

Para além de confirmada a infeção de uma colaboradora, uma outra apresentou sintomas, aguardando ainda a realização do teste.

Com a decisão de encerramento do espaço, o município, procura salvaguardar a saúde das crianças que frequentam aquele espaço.

Ao dia de ontem, e segundo o último boletim epidemiológico emitido pela Câmara Municipal, Borba tem 95 casos ativos, num total de 134 registados, desde o início da pandemia.

Vila Viçosa regista mais oito casos Covid e um óbito

Vila Viçosa registou ontem, 6 de janeiro, oito novos casos positivos de infeção por Covid-19 e mais uma vítima mortal, associada ao novo coronavírus.

O concelho tem agora 84 casos ativos, num total de 190 registados, desde o início da pandemia.

Vítimas da doença, em Vila Viçosa, já morreram oito pessoas. 98 foram já dadas como recuperadas.