Urgência de Doenças Respiratórias do hospital de Portalegre apoia hospital de Évora

O Serviço de Urgência da Área Dedicada a Doenças Respiratórias (ADR-SU) ADR-SU de Portalegre apoia Urgências de Évora.
Em comunicado enviado à Redação da Rádio ELVAS, a ULSNA informa que, devido ao aumento de focos Covid-19, neste Ano Novo de 2021, na região Alentejo, torna- se necessária a máxima colaboração entre unidades de Saúde desta região.
A ULSNA, através da sua Urgência Médico – Cirúrgica e do seu Serviço de Urgência da Área Dedicada a Doenças Respiratórias (ADR-SU), no Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, já está a dar apoio às Urgências do Hospital do Espírito Santo, em Évora.
A ULSNA apela, mais uma vez, ao cumprimento das normas emanadas da DGS.

Exposição sobre Saramago em Ponte de Sor até dia 25

A mostra que partiu do sentimento que liga o Festival 7Sóis7Luas ao escritor português José Saramago é uma homenagem ao seu pensamento e à sua poética.

Foi pedido aos artistas (pintores, escultores, fotógrafos) dos vários países da rede do festival, que criassem uma obra inspirada em Saramago e, de modo especial, ao seu romance “Ensaio Sobre a Cegueira”, que se tornou ainda mais atual com o aparecimento nas nossas vidas da pandemia da Covid-19.

Esta exposição pode ser visitada no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, até ao próximo dia 25.

Santa Casa da Misericórdia de Gavião foi descontaminada

A descontaminação de um sector da Santa Casa da Misericórdia de Gavião teve lugar no último dia de 2020. Esta operação esteve a cargo dos Bombeiros Voluntários de Gavião , com equipamento especializado permitindo garantir uma maior efetividade das ações realizadas.

Posto isto e cumpridas todas as diligências necessárias, a Câmara Municipal de Gavião “endereça o obrigado pela genuína dedicação, empenho, disponibilidade e prontidão de todos”. Porque, defende a autarquia, “um pequeno gesto faz a diferença” e “travar a pandemia está nas mãos de todos”.

Nevão de 1971 em Elvas faz hoje 50 anos

O maior nevão registado em Elvas nas últimas seis ou sete décadas aconteceu em 3 de janeiro de 1971, faz hoje 50 anos. Tal como sucede este ano, era um domingo.

A neve começou a cair à hora do almoço, o nevão prolongou-se por toda a tarde e, ao início da noite, Elvas era uma cidade invulgarmente coberta por uma espessa camada de neve. No dia seguinte, pela manhã, quando as crianças e jovens se dirigiram para as escolas, no primeiro dia de aulas do segundo período escolar, a neve ainda estava bem presente nos cenários da cidade.

As fotografias que acompanham este texto foram obtidas pelo fotógrafo amador Carlos Curvelo e cedidas por Rui Jesuíno à Rádio ELVAS.

Mais recentemente, por mais três vezes, em fevereiro de 1983, fevereiro de 1987 e janeiro de 2010, Elvas registou quedas de neve, mas todas com menos intensidade que o nevão de há 50 anos.

Elvas tem mais 12 casos Covid e 19 recuperados

O concelho de Elvas regista, este domingo, 3 de janeiro, 12 novos casos de infeção por Covid-19 e mais 19 recuperações.

Há, agora, 226 casos ativos no concelho, menos sete que ontem, num total de 552 casos reportados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Elvas, já recuperaram 324 pessoas, e morreram duas.

Nos últimos cinco dias, entre 30 de dezembro e 3 de janeiro, o concelho de Elvas teve 127 casos de pessoas infetadas por Covid-19.

Forte da Graça pelo olhar de Sérgio Conceição na National Geographic

Uma imagem do Forte da Graça, em Elvas, da autoria de Sérgio Conceição, foi publicada na National Geographic.

A imagem retrata o Forte da Graça, momentos antes do pôr-do-sol, como descrito na própria publicação da National Geographic de janeiro de 2021. A revista já se encontra à venda.

Sérgio Conceição, nasceu em 1984, em Elvas, onde reside. Fotógrafo profissional, regista histórias visuais em astrofotografia, fotografia de paisagem e retrato social. Nos últimos anos, as suas fotografias têm sido publicadas nacional e internacionalmente, em diversos sites e revistas de interesse mundial.

Elvas adere à campanha “Avance para 2021 com toda a segurança”

A Câmara Municipal de Elvas é parceira da campanha “Avance para 2021 com toda a segurança”, promovida pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), para este período festivo.

Com o objetivo de sensibilizar a população para os cuidados a ter nesta quadra e envolver toda a sociedade no mesmo desígnio: Salvar Vidas, a campanha vai envolver 89 entidades e com uma mensagem de apelar aos cidadãos para que, no novo ano que se inicia, façam a sua parte para que 2021 seja um ano mais seguro.

A campanha faz uma retrospetiva ao ano 2020, através da animação de vários sinais de trânsito, relembrando os constrangimentos vivenciados neste ano e desejando que 2021 seja um ano mais seguro, a todos os níveis.

Borba regista mais quatro casos de Covid-19

Borba regista este domingo, 3 de janeiro, mais quatro casos positivos de Covid-19.

O concelho conta com 62 casos ativos, num total de 101 casos reportados, desde o início da pandemia.

Da doença, já foram dadas como recuperadas 39 pessoas.

Salário mínimo de 665 euros e desemprego por mais 6 meses

O ano de 2021, depois de 2020 marcado por muitas dificuldades, traz consigo o aumento, em 30 euros, do subsídio nacional, que fica agora nos 665 euros. Mas não é tudo.

Para além disso, de acordo com as novas tabelas de retenção na fonte, a partir das quais é calculado o IRS a reter todos os meses por trabalhadores dependentes e pensionistas, as taxas a aplicar em 2021 conheceram uma redução média de 2%, face ao ano passado. O Governo decidiu ainda estipular em 686 euros mensais o limite ao qual não é exigida retenção de IRS.

Já o Orçamento do Estado prevê um aumento extraordinário do mínimo de existência em 100 euros, isentando mais 20 mil contribuintes de imposto sobre os rendimentos.

15% do IVA relativo às faturas de custos com atividades desportivas, à semelhança do que já acontece com restaurantes, cabeleireiros, mecânicos e veterinários, passa a poder ser descontado no IRS, num teto máximo de 250 por família para essas deduções.

Os trabalhadores que estejam em lay-off ou no apoio à retoma progressiva vão passar a receber os seus salários a 100%, até 1.995 euros mensais.

Os subsídios de desemprego que terminem este ano serão, a título excecional, prolongados por mais seis meses. A prorrogação é feita de forma automática.

O limite mínimo do subsídio de desemprego passa de 438,81 euros para 504,6 euros , nas situações em que as remunerações que serviram de base ao cálculo da prestação correspondam, pelo menos, ao salário mínimo nacional. O limite máximo não conhece alterações.

No decorrer deste novo ano, vai ser lançado um novo apoio social para quem não tenha proteção social, como é o caso de trabalhadores que fiquem sem subsídio de desemprego, sem trabalho e não tenham acesso a qualquer apoio. O valor desta apoio varia entre os 50 e os 501,16 euros.

Este ano, é também alargada gratuitidade das creches a todos os filhos de famílias que se enquadrem no segundo escalão de rendimentos da comparticipação familiar.

As pensões até 658 euros beneficiam, já a partir desde mês de janeiro, de um aumento de dez euros. As restantes pensões ficam congeladas.

Foi ainda aprovado, pelo Parlamento, no âmbito do Orçamento do Estado, a proibição do corte dos serviços essenciais, como é o caso do fornecimento de água, luz ou gás natural, durante o primeiro semestre do novo ano. No caso dos serviços de comunicações eletrónicas, a suspensão só não é possível, quando o utilizador estiver desempregado, registe uma quebra de rendimento igual ou superior a 20% ou seja infetado por Covid-19.

Envolvente ao Santuário da Senhora D’Aires requalificada

Segundo a Câmara Municipal, “decorrem a bom ritmo” as obras de requalificação paisagística e ambiental da envolvente ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires, em Viana do Alentejo.

Atualmente, está em curso a execução dos caminhos rodoviários e pedonais, com o assentamento do lancil, na radial e nos diversos percursos pedonais que vão de encontro com o Santuário. Já vai sendo possível visualizar os contornos do rearranjo da envolvente.

O acompanhamento arqueológico da empreitada é feito de forma permanente e vai permitindo registar e preservar as infraestruturas que vão sendo encontradas. Este investimento está orçado em oitocentos mil euros e é financiado, por fundos comunitários, na ordem dos seiscentos mil euros.

Montemor integra Associação de Municípios da Rota da EN2

A Assembleia Geral da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 (EN2) aprovou a proposta de adesão do Município de Montemor-o-Novo a esta associação. Esta adesão, anteriormente aprovada em reuniões de Câmara Municipal e Assembleia Municipal, “representa uma mais-valia” para o território montemorense, considera a autarquia.

A Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 tem como fim principal “o desenvolvimento turístico e a promoção económica e cultural dos municípios atravessados por esta mítica estrada, podendo ser um motor de desenvolvimento para projetos comuns entre diversas instituições”.

A EN2 é a estrada portuguesa mais extensa, que se desenvolve longitudinalmente ao longo do território continental português, ligando Chaves a Faro. Dentro do concelho de Montemor-o-Novo, esta estrada percorrer cerca de 45 quilómetros.

Campo Maior regista mais seis casos de Covid

O concelho de Campo Maior regista este domingo, 3 de janeiro, mais seis casos positivos de Covid-19.

Dos 113 casos confirmados, desde o início da pandemia, 79 já recuperaram, existindo hoje 34 casos ativos no concelho.

A maioria dos casos ativos está assintomática e em isolamento domiciliário.

Os contactos de primeira linha dos casos registados nos últimos dias vão continuar a realizar os testes de despistagem à Covid-19, faz saber o Município de Campo Maior.

Nisa regista mais um caso positivo de Covid-19

O concelho de Nisa registou, ontem, 2 de janeiro, um novo caso de infeção por Covid-19, contando agora com 117 casos ativos.

Desde o início da pandemia, o concelho registou 209 casos positivos, dos quais 86 já recuperaram da doença.

Vítimas de Covid-19, em Nisa, já morreram seis pessoas.

Marvão regista nona morte Covid

O concelho de Marvão registou ontem, 2 de janeiro, mais uma morte associada à Covid-19. É já a nona vítima mortal no concelho.

O concelho registou ontem também mais um caso positivo, havendo agora 62 casos ativos.

Desde o início da pandemia, Marvão já registou 127 casos confirmados de infeção, dos quais 56 já recuperaram.

Sousel com mais dois casos positivos de Covid

O concelho de Sousel registou ontem, sábado, dia 2 de janeiro, dois novos casos de Covid-19.

Dos 80 casos registados no concelho, desde o início da pandemia, 27 encontram-se ativos.

Da doença, no concelho, já recuperaram 52 pessoas. Sousel regista ainda uma vítima mortal associada ao novo coronavírus.

Mais dois doentes Covid recuperados no Crato

O concelho do Crato, sem registar ontem, 2 de janeiro, novos casos de infeção por Covid-19, reportou a recuperação de mais doentes.

O concelho conta agora com 11 casos ativos: cinco em Gáfete, três no Crato e três em Vale do Peso.

Dos 188 casos registados no concelho, desde o início da pandemia, 174 já recuperados. Vítimas de Covid-19, no Crato, morreram três pessoas.

Município de Elvas “atento aos problemas do comércio da cidade”

O Município de Elvas adotou um conjunto de medidas de apoio ao comércio local, restauração e similares, para fazer face às quebras que estes setores sofreram devido à pandemia.

Desta a forma, a Câmara Municipal de Elvas tomou algumas medidas relativamente à isenção de taxas municipais referentes à ocupação da via pública, como esplanadas, e permitiu a colocação e alargamento das mesmas, para que a diminuição de lotação de clientes, dentro dos estabelecimentos, possa ser colmatada, como explica o vereador Sérgio Ventura (na foto).

“Os próprios parques de estacionamento foram tornados gratuitos, as bancas do mercado municipal também são gratuitas. Houve também a prorrogação automática do pagamento das rendas mensais, nos espaços comerciais do município, e a isenção da derrama para todas as empresas do concelho”, adianta Sérgio Ventura, vereador da Câmara Municipal.

O autarca explica ainda que, através das redes sociais do município, têm sido feitos diversos apelos para que os elvenses comprem no comércio tradicional, no sentido de ajudarem o setor. Para além disso, a Câmara Municipal de Elvas isentou a entrada em espaços como museus e voltou a atribuir um subsídio à Associação Empresarial de Elvas, que serve para “apoiar o comércio da cidade”.

Olivença regista mais 16 positivos de Covid-19

Olivença registou ontem, 2 de janeiro, 16 novos casos de infeção por Covid-19, pelo que há agora 152 casos ativos naquela localidade da Estremadura espanhola. Trata-se do número de casos ativos mais alto, desde que começou a pandemia.

Em Olivença já foram reportados 484 casos positivos, dos quais 323 já foram dados como recuperados.

Da doença, em Olivença, já morreram nove pessoas.