Incêndio na Sé Catedral de Elvas (c/vídeo)

Os Bombeiros de Elvas foram chamados para um incêndio na Igreja da Sé de Elvas.

O alerta foi dado cerca das 20.45 horas deste dia 1 de janeiro.

O presépio que está exposto dentro da Sé ardeu, segundo o padre Ricardo Lameira, depois da luz “que vem de Belém”, que o ilumina, ter caído. Trata-se um presépio secular, com peças do século XVIII.

A Sé de Elvas tem um sistema de alarme que deteta o fumo e terá sido dessa forma que o padre Ricardo soube do incêndio, tendo chamado de imediatos os Bombeiros de Elvas. Dessa forma, conseguiu-se evitar danos maiores na Catedral.

Veja os vídeos:

 

 

João Charruadas tem esperança num 2021 com saúde

A Rádio ELVAS reuniu um conjunto de mensagens de algumas entidades e personalidades da região, que quiseram deixar os seus votos para 2021, como é caso do presidente da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas.

João Charruadas (na foto) deseja a todos os vicentinos, assim como aos elvenses, “um novo ano muito melhor que aquele que foi o de 2020”.

“2020 foi um ano protagonizado pela pandemia, por isso, tenho esperança que em 2021 tudo corra pelo melhor, principalmente com muita saúde”, diz ainda.

Mais 39 casos Covid e 33 recuperações em Elvas

O concelho de Elvas regista, esta sexta-feira, 1 de janeiro, 39 novos casos de infeção por Covid-19 e a recuperação de mais 33 doentes.

Há agora 206 casos ativos no concelho, mais seis que ontem. Desde o início da pandemia, Elvas já registou 513 casos confirmados de infeção e 305 recuperações.

No concelho, já morreram, vítimas de Covid-19, duas pessoas.

Nos últimos 14 dias, entre 19 de dezembro e 1 de janeiro, o concelho de Elvas registou 222 novos casos de Covid-19, uma média diária de quase 16 novos infetados.

Alentejo com mais 308 casos Covid e três óbitos

O Alentejo regista, esta sexta-feira, 1 de janeiro, 308 (+2,8%) novos casos de infeção por Covid-19 e mais três óbitos, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, a região já registou 11.431 casos positivos de Covid e 221 mortes.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas são os seguintes: 201 casos na sexta-feira 25 de dezembro; 85 casos no sábado 26 de dezembro; 32 casos no domingo 27 de dezembro; 101 casos na segunda-feira 28 de dezembro; 52 casos na terça 29 de dezembro; 201 casos na quarta-feira 30 de dezembro; 524 casos na quinta 31 de dezembro; e 308 casos na sexta-feira 1 de janeiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Portugal com mais 6951 casos Covid e 66 óbitos

Portugal regista esta sexta-feira, 1 de janeiro, mais 6951 (+1,7%) casos de infeção por Covid e 66 mortes (+1,0%), relacionadas com o novo coronavírus.

Dos novos infetados, 92% concentram-se em três regiões: 2745 (40%) no Norte, 2131 (31%) em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e 1474 (21%) no Centro. Os 66 óbitos das últimas 24 horas provêm 28 do Norte, 23 de LVT, dez do Centro, três do Alentejo, um do Algarve e um da Madeira.

A situação hospitalar melhorou: há, agora, 2806 doentes internados nos hospitais do país (menos 34 que ontem), 483 nos cuidados intensivos (mais um desde ontem). Nas últimas 24 horas, 4392 doentes foram dados como recuperados da doença, num total acumulado de 338.668 recuperações.

O número de casos ativos voltou a subir: hoje são 74.989, mais 2493 que ontem. Desde o início da pandemia, já foram registados 420.629 casos de infeção por Covid-19, em território nacional, e 6972 mortes.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas são os seguintes: 4146 casos na sexta-feira 25 de dezembro; 1214 no sábado 26 de dezembro; 1577 casos no domingo 27 de dezembro; 2093 casos na segunda-feira 28 de dezembro; 3336 casos na terça 29 de dezembro; 6049 na quarta-feira 30 de dezembro; 7627 casos na quinta 31 de dezembro; e 6951 casos na sexta-feira 1 de janeiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

15 mortes Covid no lar de Cabeção (Mora)

Morreu esta sexta-feira, 1 de janeiro, mais uma utente do lar da Associação de Cabeção de Solidariedade aos Trabalhadores Idosos (ACSTI), devido à Covid-19, fazendo subir para 15 o número de vítimas mortais naquela instituição do concelho de Mora.

Na instituição, o novo coronavírus já infetou 90 pessoas: 55 utentes, dos quais 15 já morreram, e 35 funcionários.

À data de hoje, há 74 casos ativos no seio do lar: 40 entre os utentes e 34 entre os funcionários.

Posto da GNR de Campo Maior com noite tranquila

Foto: sargento Tavares

Campo Maior teve uma noite de passagem de ano tranquila, conforme reportam os militares do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana da vila que agradecem a todos os campomaiorenses por tornarem “esta noite mais fácil, desejando um bom ano 2021 cheio de saúde e alegria”.

999 notícias em dezembro no site da Rádio ELVAS

A Rádio ELVAS, nos 31 dias de dezembro passado, publicou 999 notícias no seu site. Esta produção informativa corresponde a uma média diária superior a 32 notícias. Trata-se do valor mensal mais elevado de sempre no nosso site.

No segundo semestre de 2020, entre 1 de julho e 31 de dezembro, o site da Rádio ELVAS publicou 4947 notícias.

Agradecemos aos nossos ouvintes, que seguem a informação da Rádio ELVAS no site e no Facebook, por forma a ficar a par das principais notícias de incidência na nossa região, no Alentejo e na Estremadura espanhola.

Concurso público para restauro da Fortaleza de Juromenha já foi lançado

O concurso público da obra de Consolidação e Restauro da Fortaleza de Juromenha já foi lançado. Um momento, pelo qual o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, diz ter esperado 11 anos, numa publicação na sua página de Facebook.

“Quanto maior e mais complexa é a meta que nos propomos alcançar menos ela é obra de uma pessoa só e mais resulta de conjugação de muitíssimos esforços e vontades. Mais uma vez reconheço e agradeço todos os contributos e permitam-me, hoje, destacar apenas a equipa da câmara, política e técnica, que com toda a entre ajuda me permite trabalhar de forma mais intensa as grandes questões e o povo de Juromenha, porque o merece”, pode ler-se na referida publicação.

João Grilo agradece a colaboração, neste processo, à Direção Regional de Cultura do Alentejo, Entidade Regional de Turismo do Alentejo, assim como à CCDR Alentejo. Em três anos, revela ainda, foi possível “ultrapassar todos os obstáculos” e alcançar este lançamento do concurso público da empreitada com um investimento total a ultrapassar os cinco milhões de euros.

“O concurso REVIVE, complementar a esta intervenção, está em desenvolvimento e já há interessados. Não há melhor forma de fechar um ano difícil e que nos colocou a todos à prova que com este enorme sinal de esperança e renovação para Juromenha, para o concelho e para a região”, diz ainda o autarca.

Campo Maior regista dois novos casos Covid

O concelho de Campo Maior regista, esta sexta-feira, 1 de janeiro, dois novos casos de infeção por Covid-19, havendo agora 22 casos ativos no concelho.

Desde o início da pandemia, Campo Maior já registou um total de 101 casos de infeção, sendo que da doença já recuperaram 79 pessoas.

O Município de Campo Maior faz saber que a maioria dos casos positivos encontra-se assintomática e em isolamento domiciliário.

Monforte regista mais três recuperações de Covid

O concelho de Monforte, sem registar ontem, 31 de dezembro, novos casos de infeção por Covid-19, contabilizou a recuperação de três doentes.

O concelho conta, agora, com dez casos ativos, num total de 87, registados desde o início da pandemia.

Da doença, em Monforte, já recuperaram 76 pessoas e morreu uma.

Montemor com mais 12 casos positivos de Covid-19

Montemor-o-Novo regista, neste primeiro dia de 2021, 12 novos casos de infeção por Covid-19.

Há agora 111 casos ativos no concelho, num total de 409 casos registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Montemor, desde o início da pandemia, já recuperaram 292 pessoas  e morreram seis.