Polícia recebida a tiro em tentativa de assalto em Elvas

Uma empresa elvense, localizada na zona industrial de Elvas, foi alvo de tentativa de assalto durante a última madrugada.

O chefe Moreira, responsável do Núcleo de Imprensa e Relações Públicas do Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública (PSP), referiu à Rádio ELVAS que “a central de alarme da empresa deu o alerta às duas e meia da manhã. De imediato, uma patrulha da PSP de Elvas deslocou-se ao local e deparou-se com três indivíduos”.

Os assaltantes “fizeram um disparo de arma de fogo dirigido aos elementos policiais, que responderam também com tiros, no total cinco”. O chefe Moreira informou ainda que a tentativa de “assalto deu-se através de arrombamento e escalonamento e, até ao momento, não há indicação de objetos furtados do interior da empresa que se destina à venda de material de rega”.

A ocorrência está a ser investigada pela Polícia de Segurança Pública (PSP).

PS questiona ministro da Educação sobre manuais digitais no interior

Um grupo de 20 deputados do Partido Socialista (PS) do interior do país questionaram o ministro da Educação sobre a inclusão das regiões do interior, no grupo das dez escolas piloto onde vão ser introduzidos manuais escolares digitais. Recorda-se que o Governo aprovou 400 milhões de euros para universalização da Escola Digital, prevendo, nomeadamente, a aquisição de computadores, conetividade e licenças de ‘software’ para todas as escolas públicas, assim como um programa de capacitação digital dos docentes.

No âmbito da Escola Digital, o Governo prevê o apoio à produção de novos recursos didáticos e educativos no sentido de incrementar a desmaterialização de manuais escolares, tendo sido anunciada a intenção de avançar com manuais escolares digitais num grupo de 10 escolas piloto. Tendo em conta que “a coesão territorial é uma causa nacional” e que as “políticas públicas das mais diferentes áreas de governação (por exemplo, ao nível dos fundos comunitários, do turismo, do investimento, do ensino superior) têm adotado medidas de discriminação positiva do interior”, os parlamentares do PS defendem que “o reforço do investimento no interior deve ser continuado, incluindo no domínio da educação”.

“É uma iniciativa política de enorme importância para o país, que se saúda”, refere o deputado Nuno Fazenda, primeiro subscritor da pergunta ao ministro da Educação, manifestando-se convicto de que, “na escolha das escolas-piloto para a introdução de manuais digitais, e em linha com o que tem sido feito nas diferentes áreas governativas, o interior será devidamente contemplado”. “É essa a nossa expetativa”, afirma o deputado.

A pergunta ao Governo é subscrita pelos eleitos socialistas pelos distritos de Portalegre (Ricardo Pinheiro e Luís Testa), de Évora (Norberto Patinho e Luís Capoulas Santos) de Beja (Pedro do Carmo e Telma Guerreiro), de Castelo Branco (Nuno Fazenda, Hortense Martins, Joana Bento), de Bragança (Jorge Gomes), de Vila Real (Francisco Rocha e Ascenso Simões), de Viseu (José Rui Cruz, João Azevedo, Lúcia Silva, Maria da Graça Reis) e da Guarda (Santinho Pacheco, Cristina Sousa). Também o coordenador do PS na Comissão Parlamentar de Educação, Tiago Estêvão Martins, e o vice-presidente da Direção do Grupo Parlamentar com a área da Educação, Porfírio Silva, são subscritores desta pergunta.

Euromilhões com jackpot de 39 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões terá, no primeiro prémio, um ‘jackpot’ no valor de 39 milhões de euros, já que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, de 120.865,88 euros, vai ser entregue a quatro jogadores no estrangeiro, enquanto o terceiro prémio, no valor de 16.141,91 euros, vai contemplar sete apostadores também no estrangeiro.

O quarto prémio, de 799,87 euros, vai ser entregue a 44 apostadores, oito dos quais em Portugal.

A chave vencedora do concurso de ontem do Euromilhões, é composta pelos números 09 – 13 – 15 – 17 – 34 e pelas estrelas 02 e 07.

Dia Nacional da Conservação da Natureza no Ambiente em FM

O Dia Nacional da Conservação da Natureza celebra-se amanhã, dia 28 de julho.

Este dia, comemorado em Portugal como o Dia Nacional da Conservação da Natureza, tem o objetivo de “consciencializar as pessoas para os problemas da natureza e para a necessidade urgente da sua conservação”, de acordo com Nuno Sequeira (na foto), da Quercus.

O dia internacional da conservação da natureza, que se assinala também hoje, foi criado por Assembleia Geral da ONU e em Portugal a data foi instituída pela resolução nº 73/98 neste mesmo dia para celebrar o aniversário da fundação da LPN (Liga para a Proteção da Natureza).

A importância da conservação da natureza bem como o Centros de Recuperação de animais da Quercus são o tema da edição desta semana do programa Ambiente em FM.

Euromilhões com jackpot de 26 milhões de euros para terça-feira

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 26 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 205 mil euros, vai contemplar três apostadores no estrangeiro. O terceiro prémio de 20 mil euros vai ser entregue a sete apostadores, dois dos quais com aposta registada em Portugal.

Já o quarto prémio no valor de 1955 euros comtemplou 23 jogadores, três dos quais com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada é composta pelos números:  08 – 09- 27 – 28 – 50 e as estrelas 04 e 12.

Primeiro prémio do Euromilhões sai a apostador no estrangeiro

O primeiro prémio do Euromilhões, no valor de 50 milhões de euros, saiu a um apostador no estrangeiro, no sorteio da noite de ontem, terça-feira dia 21.

O segundo prémio, no valor de 117 mil euros, vai contemplar três apostadores no estrangeiro. O terceiro prémio, de 41 mil euros, vai ser entregue também a três apostadores no estrangeiro.

Já o quarto prémio, no valor de 1049 euros, contemplou 37 apostadores, três dos quais com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada é composta pelos números:  14 – 15- 24 – 29 – 42 e as estrelas 2 e 4.

Ar condicionado no Ambiente em FM desta semana

Os aparelhos portáteis de ar condicionado, quando utilizados, gastam muita energia deixando um forte impacto no consumo energético, garante a Quercus.

Nuno Sequeira, da Quercus, explica que “todos juntos, estes equipamentos na Europa, têm um impacto ambiental equivalente a 200 mil voos de avião entre Bruxelas e Nova Iorque”.

Até 2050, prevê-se que dois terços do setor residencial, a nível mundial, tenham ar condicionado o que vai aumentar muito o consumo de eletricidade”, sublinhou o dirigente da Associação Ambientalista.

Com o objetivo de alertar para o elevado consumo de energia por parte dos ar condicionados portáteis, foi lançada a campanha Coolproducts.

O consumo de energia por parte dos ar condicionados portáteis é o tema da edição desta semana do programa Ambiente em FM.

 

Euromilhões com jackpot de 50 milhões no próximo sorteio

O próximo concurso do Euromilhões prevê um ‘jackpot’ de 50 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem na chave vencedora.

O segundo prémio, de 96.257,23 euros, vai para sete apostadores, um dos quais em Portugal, enquanto o terceiro prémio, de 31.495,66 euros, vai ser entregue a cinco apostadores no estrangeiro.

O quarto prémio, de 925,45 euros, vai ser entregue a 53 apostadores, sendo seis em território nacional.

A chave vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada ontem, é composta pelos números 7, 15, 27, 41 e 43 e pelas estrelas 7 e 9.

Praças de touros podem ter 50% da lotação

Foto arquivo

A Prótoiro veio a público dar conta que as normas da Direção-Geral de Saúde (DGS) relativamente à tauromaquia, no âmbito da pandemia da Covid-19 foram revistas.

De acordo com a Prótoiro, “as normas divulgadas pela DGS que previam uma lotação inferior aos restantes espectáculos culturais, de apenas um terço, as normas foram atualizadas e já é oficial que as praças de toiros passam a poder podem ser ocupadas todas as filas, desde que os lugares ocupados estejam desencontrados, no documento realizado pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) e DGS.

Desta forma, “a tauromaquia passa a ter as mesmas regras que as restantes áreas culturais, como resultado de um processo de negociação empreendido pelo setor, com a liderança da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos, conduzida por Paulo Pessoa de Carvalho, que terminou o seu mandato, mas continua a trabalhar em sintonia com a nova direção.”

Comandante dos Bombeiros de Campo Maior preocupado com falta de EPI’s

Foto arquivo

As corporações de Bombeiros estão sem Equipamento de Proteção individual para combate a incêndios.

Miguel Carvalho, comandante dos Bombeiros de Campo Maior explica que esta “é uma triste notícia” e que esta situação é preocupante”. O comandante refere que “o Estado não conseguiu facultar-nos este equipamento atempadamente, mas este é um problema a nível nacional, e sabemos que algumas associações vão ter que adquiri-los diretamente, o que é uma despesa enorme”.

A Direção da Associação dos Bombeiros de Campo Maior também “já comprou alguns”, diz Miguel Carvalho, “mas isto não é solução, porque são muito caros”.

“Este equipamento é adquirido através de concurso para obter financiamento, e o mesmo está atrasado, as corporações estão há dois anos à espera de equipamento, isto é preocupante, porque mais uma vez as associações vão fazer um esforço para que os seus homens estejam em segurança, na frente de fogo”, algo que Miguel Carvalho considera “preocupante”.

O comandante da corporação campomaiorense não encontra explicação para esta situação, porque, segundo o próprio, “se uma indústria não tiver sistemas de segurança é multada, no entanto, uma entidade como nós não tem equipamento e tem que fazer o seu trabalho assim mesmo, não há aqui um contrassenso, e era importante que alguém explicasse”.

A Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários já solicitou ao Ministério da Administração Interna uma data para a entrega do Equipamento de Proteção Individual.

450 anos da morte dos beatos Álvaro Mendes e Aleixo Delgado

Foi a 17 de julho de 1570 que um grupo de jovens jesuitas, que seguiam de barco para o Brasil, a fim de ajudar na sua evangelização, quase todos com idades compreendidas entre os 15 e os 40 anos de idade, foram intercetados junto às ilhas Canárias por um navio de protestantes calvinistas que, sabendo que eles eram missionários católicos, assaltaram-nos, e deitaram-nos ao mar, muitos depois de mortos, outros ainda vivos, alguns com graves ferimentos.

Do grupo de 40 elementos, chefiado pelo Padre Inácio de Azevedo, faziam parte os Beatos elvenses Álvaro Mendes e Aleixo Delgado.

Com o objetivo de divulgar o culto a estes dois jovens elvenses que perderam a vida, a Fraternidade Leiga de São Domingos realiza, anualmente, a Festa dos Beatos Álvaro Mendes e Aleixo Delgado.

O programa divide-se entre os dias 16 e 17 de julho, quinta e sexta-feira, e conta com a oração de vesperas cantada, no primeiro dia às 19.30 horas, o toque solene dos sinos das igrejas da cidade em memoria dos Mártires, na sexta-feira, às 12 horas e às 19.30 horas a Eucaristia Solene presidida pelo Reverendo Padre Francisco Molho da Diocese de Beja, na igreja de São Domingos.

Jackpot de 39 milhões de euros sexta-feira no Euromilhões

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot de 39 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem, terça-feira, 14 de julho. Também nenhum jogador vai ser contemplado com o segundo prémio.

O terceiro prémio, no valor de 101.330,71 euros, vai ser entregue a seis apostadores no estrangeiro. Já o quarto prémio, de 1.888,14 euros, vai contemplar 19 jogadores, dois deles em Portugal.

A chave vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada ontem, é composta pelos números 11, 22, 30, 37 e 47 e pelas estrelas 9 e 10.

IRS gera discórdia entre AT e Ordem dos Contabilistas

De acordo com a Autoridade Tributária (AT), o prazo de entrega da declaração de IRS terminou no dia 30 de junho, sendo que quem fez a entrega depois dessa data está sujeito ao pagamento de multa.

No entanto, segundo a Ordem dos Contabilistas, pela lei, os contribuintes têm até 25 de julho para apresentar a declaração de IRS sem coima.

Esta divergência de datas está relacionada com “o artigo publicado na lei geral tributária que diz respeito à data de entrega dos impressos, por parte da Autoridade Tributária”, conforme nos referiu a contabilista Sofia Silva. “Os impressos têm que ser disponibilizados com 120 dias de antecedência para as pessoas entregarem as declarações. Este ano, os impressos só foram entregues no dia 26 de março o que, no entender dos juristas, levaria a que o prazo só terminasse no dia 25 de julho”.

Sofia Silva alerta para a probabilidade “da cobrança de multas a quem entregou o IRS depois do dia 30 de junho. No entanto, a Ordem dos Contabilistas Certificados já disponibilizou no seu site uma minuta para que as pessoas, caso recebam coimas, possam entregar nas finanças para que lhes sejam retiradas as mesmas”.

Este prazo é igual para todos os contribuintes independentemente do tipo de rendimentos que ganharam ao longo de 2019.

Elvas teve a temperatura mais elevada do Alentejo no sábado

Elvas registou a temperatura do ar mais elevada, no Alentejo, neste sábado 11 de julho, onde o termómetro subiu até a 39,3 graus, entre as estações meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Depois de Elvas, as localidades mais quentes, no Alentejo, foram Oriola (Portel) e Benavila (Avis), ambas com 39 graus; Amareleja (Moura), com 38,9 graus; e Viana do Alentejo, com 38,5 graus.

O IPMA, para os próximos dias, prevê as seguintes temperaturas máximas do ar em Elvas: 40 graus na segunda e terça-feira, 39 na quarta, 41 na quinta-feira, 42 na sexta e 40 graus no sábado.

A Rádio ELVAS aconselha os seus ouvintes e leitores a ter os maiores cuidados na exposição solar, em especial entre as 11 e as 16 horas.

Euromilhões com jackpot de 26 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões terá, no primeiro prémio, um ‘jackpot ‘ de 26 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, de 74.781,98 euros, vai ser entregue a nove jogadores no estrangeiro, enquanto o terceiro prémio, no valor de 11.235,71 euros, vai contemplar 14 apostadores, um dos quais em Portugal.

Já o quarto prémio, de 742,34 euros, vai ser entregue a 66 jogadores, cinco dos quais em território nacional.

A chave vencedora do concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 15 – 17 – 23 – 30 – 38 e pelas estrelas 2 e 7.

O prémio, no valor de um milhão de euros, saiu no distrito do Porto.

Pena suspensa para homem que ameaçou com arma de fogo

Dois anos e meio de pena suspensa foi a medida de coação aplicada ao homem que ontem, quarta-feira, dia 8, ameaçou os proprietários do supermercado Meu Super, no Bairro da Boa-Fé, em Elvas, com uma arma de fogo.

O indivíduo foi presente a Tribunal, em Elvas, na manhã desta quinta-feira, dia 9, depois de ontem ter sido detido pela PSP de Elvas, na posse de uma arma de fogo, um carregador para arma de fogo e seis munições (ver aqui).

Jackpot de 144 milhões para apostador em Espanha

O primeiro prémio do Euromilhões, um ‘jackpot’ no valor de 144 milhões de euros euros, vai ser entregue a um apostador no estrangeiro, tendo sido localizado em Espanha.

O segundo prémio, de 112.900 euros, vai contemplar oito jogadores no estrangeiro, enquanto o terceiro prémio, no valor de 13.200 euros, vai ser entregue a 16 apostadores, um dos quais em Portugal.

O quarto prémio, de 1.218 euros, vai contemplar 54 jogadores, sete dos quais em território nacional.

A chave vencedora do concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 12 – 16 – 23 – 33 – 41 e pelas estrelas 08 e 10.

Ano letivo 2019/2020 foi “muito atípico”, diz Fátima Pinto

O ano letivo 2019/2020 já terminou depois de mais de três meses de ensino à distância, em que a maioria dos alunos e professores estiveram ligados online.

“Foi um ano muito atípico. Todos fomos apanhados de surpresa e aquilo que me vem logo à cabeça é: parabéns aos professores. Trabalharam imenso, não houve fins de semana ou horas de almoço e jantar, deram os seus contactos pessoas e por isso mesmo, muitos parabéns a todos os profissionais de educação que trabalharam incansavelmente para que este ensino à distância funcionasse”, referiu Fátima Pinto, diretora do Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas.

No entanto, apesar do esforço de todos, Fátima Pinto assume que “o ensino à distância é apenas um remendo não substituindo o ensino tradicional. Todos sabemos que não é um ensino justo e que acaba por agravar as diferenças sociais mas foi a forma encontrada para fazer face à situação”.

Sobre o próximo ano, ainda pouco se sabe, além de que deverá arrancar entre 14 e 17 de setembro.

Quercus volta alertar para perigos da Central de Alamaraz

A central nuclear de Almaraz, na Estremadura espanhola, atingiu, no mês de junho, o final do seu ciclo de vida, depois de completar 40 anos de atividade.

A Quercus veio já alertar para o perigo associado à continuidade do seu funcionamento, “uma vez que, ainda há poucas semanas, se registaram mais dois incidentes”, de acordo com Nuno Sequeira, dirigente da associação ambientalista.

Nuno Sequeira considera que “apesar da central se encontrar em Espanha, a sua proximidade com Portugal deveria também preocupar o Governo português, que tem uma palavra a dizer quanto ao seu funcionamento”.

O dirigente da Quercus recorda que “no caso de um acidente de maior envergadura, Portugal também seria afetado com a contaminação atmosférica. Por outro lado, a utilização da água do Rio Tejo, por parte da central, coloca também o país em risco”.

A central nuclear de Almaraz está localizada a cerca de 100 quilómetros da fronteira com os distritos de Castelo Branco e Portalegre, junto ao Rio Tejo.

41,4 graus, Elvas teve ontem a temperatura mais alta do País

Elvas registou uma temperatura do ar de 41,4 graus, ontem, segunda-feira 6 de julho, e foi a mais elevadas entre as estações meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Com excepção de Alvega, no concelho de Abrantes, onde a temperatura chegou a 40,9 graus, são alentejanos os registos de termómetros a ultrapassar os 40 graus no território continental: São Pedro do Corval (Reguengos de Monsaraz) e Amareleja (Moura) com 41 graus, Mértola com 40,9 graus, Castro Verde com 40,6 graus, Benavila (Avis) e Viana do Alentejo com 40,4 graus, Évora e Oriola (Portel) com 40,3 graus foram as oito estações do IPMA no Alentejo que se seguiram a Elvas.

Para hoje, terça-feira dia 7, o IPMA prevê, para Elvas, uma temperatura máxima de 42 graus.

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal, sendo este um regresso a um clube onde já tinha treinado a equipa profissional.

A BOLA notícia hoje, na sua edição impressa, que o agora ex-treinador do Boavista é o escolhido para suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos.

Câmara de Portalegre quer Central de Almaraz encerrada

A Câmara Municipal de Portalegre, reunida no passado dia 1, aprovou por unanimidade, a Moção pelo Encerramento da Central Nuclear de Almaraz, em Espanha. Esta moção surge na sequência das notícias veiculadas pelo Conselho de Segurança Nuclear, que dão conta de constantes anomalias e duas paragens verificadas nos últimos cinco dias nesta central, que dista apenas cerca de uma centena de quilómetros da fronteira portuguesa.

De recordar que, em caso de acidente nuclear grave, envolvendo a explosão de reatores, os distritos de Castelo Branco, Portalegre e Santarém seriam as zonas do território português afetadas mais rapidamente e com maior gravidade por uma eventual propagação de gases e poeiras radioativas, para além da contaminação das águas do Rio Tejo, que passa por Almaraz, na Estremadura espanhola (província de Cáceres).

Embora haja um consenso alargado que reconhece o facto de Almaraz se encontrar obsoleta e em final de ciclo de vida útil, o seu encerramento tem sido sucessivamente adiado a pedido da entidade proprietária. Face ao relatado nos últimos incidentes, é entendimento da Câmara de Portalegre que “a manutenção em funcionamento da Central Nuclear de Almaraz representa um risco e um perigo cada vez mais acrescido não só em termos ambientais, mas também para a saúde e vida dos cidadãos, reclamando o seu encerramento no mais curto prazo possível”.

Na expectativa de conseguir assegurar os inestimáveis valores da vida, segurança e bem-estar das populações, e com o intuito de sensibilizar as autoridades nacionais para a gravidade da situação, a presidente da Câmara enviou já um ofício ao Presidente da República e ao primeiro-ministro, manifestando a sua preocupação e exortando o Governo português a intervir, junto do Governo espanhol, insistindo na “necessidade urgente e imediata do encerramento da Central Nuclear de Almaraz”.

Euromilhões: ‘Jackpot’ de 143 milhões de euros no próximo sorteio

O próximo concurso do Euromilhões prevê um ‘jackpot’ de 143 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave vencedora de ontem.

O segundo prémio, de 126 mil euros, vai para dez apostadores, dois dos quais em Portugal, enquanto o terceiro prémio, de 8.900 euros, vai ser entregue a 33 apostadores, um dos quais em território nacional.

O quarto prémio, de 940 euros, vai ser entregue a 98 apostadores, cinco em território nacional.

A chave vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada ontem, é composta pelos números 4, 16, 27, 37 e 39 e pelas estrelas 3 e 6.

 

Euromilhões com jackpot de 130 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na sexta-feira, vai ter um jackpot de 130 milhões de euros uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

Um único apostador, de fora de Portugal, irá receber um prémio superior a 565 mil euros, correspondente ao segundo prémio.

O terceiro prémio, de 8.254,78 euros, vai ser entregue a 16 apostadores, dois dos quais em Portugal.

A chave do concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 1-6-11-28-42, aos quais se juntam as estrelas 2-10.