450 anos da morte dos beatos Álvaro Mendes e Aleixo Delgado

Foi a 17 de julho de 1570 que um grupo de jovens jesuitas, que seguiam de barco para o Brasil, a fim de ajudar na sua evangelização, quase todos com idades compreendidas entre os 15 e os 40 anos de idade, foram intercetados junto às ilhas Canárias por um navio de protestantes calvinistas que, sabendo que eles eram missionários católicos, assaltaram-nos, e deitaram-nos ao mar, muitos depois de mortos, outros ainda vivos, alguns com graves ferimentos.

Do grupo de 40 elementos, chefiado pelo Padre Inácio de Azevedo, faziam parte os Beatos elvenses Álvaro Mendes e Aleixo Delgado.

Com o objetivo de divulgar o culto a estes dois jovens elvenses que perderam a vida, a Fraternidade Leiga de São Domingos realiza, anualmente, a Festa dos Beatos Álvaro Mendes e Aleixo Delgado.

O programa divide-se entre os dias 16 e 17 de julho, quinta e sexta-feira, e conta com a oração de vesperas cantada, no primeiro dia às 19.30 horas, o toque solene dos sinos das igrejas da cidade em memoria dos Mártires, na sexta-feira, às 12 horas e às 19.30 horas a Eucaristia Solene presidida pelo Reverendo Padre Francisco Molho da Diocese de Beja, na igreja de São Domingos.