Quercus destaca o melhor e pior de 2019

O Núcleo Regional de Portalegre da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, elaborou em relatório com o que de melhor e pior aconteceu neste ano de 2019.

Ao nível do Alto Alentejo, e do distrito de Portalegre em particular, a Quercus destaca como pior de 2019 “a seca no Alto Alentejo e a apanha noturna de azeitona em olivais superintensivos”, como nos referiu o presidente do núcleo distrital da associação, Nuno Sequeira.

Um dos aspetos positivos destacados pela Quercus, foi a adesão do Movimento estudantil às ações relacionadas com as alterações climáticas. Por outro lado, a análise do Índice Sintético de Desenvolvimento Regional, referente a 2017, foi divulgada
em Junho deste ano, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e revelou que,
ao nível do índice de qualidade ambiental, o Alto Alentejo se situa em quarto lugar
nacional, atrás de Trás-os-Montes (1º lugar), Beira Baixa (2º lugar), e Região Autónoma da
Madeira (3º lugar). Também a adesão dos moradores do distrito de Portalegre aos transportes públicos e a conquista da bandeira verde, pela décima primeira vez consecutiva, por parte do Município de Avis se traduziram em aspetos positivos.

No plano nacional e internacional, o ano de 2019 continuou a trazer por vários motivos, o Ambiente à ordem do dia e nesse sentido, a Direcção Nacional da Quercus emitiu um comunicado oficial sobre o ano que agora termina.