CENDREV estreia “O Cerejal” mas falta apoio da DGArtes

O Centro Dramático de Évora (CENDREV) recebeu a comunicação dos resultados do concurso sustentado de apoio às artes para o biénio 2020/ 2021. A notícia da falta de apoio por parte da DGArtes confronta a companhia com a inevitabilidade de ter de encerrar a sua atividade a partir de Janeiro de 2020.

A redução do financiamento destinado à região do Alentejo exclui a possibilidade de atribuição da verba de apoio à candidatura do CENDREV que, mesmo considerada elegível em sede de avaliação, se vê profundamente penalizada pelo desinvestimento no apoio à cultura na região.

Ao contrário do que se verifica com todas as outras regiões do país, onde se chega até a registar um aumento de quase 70% na verba atribuída, o Alentejo é a única região que não só não vê refletido nenhum aumento, como sofre, mais uma vez, uma assinalável redução da verba de apoio.

Tudo isto se torna ainda mais absurdo quando acabámos de ouvir, na recente campanha eleitoral, que a meta é a Cultura passar a receber 2% do Orçamento Geral do Estado e a Direção Geral das Artes confirma um aumento de 83% nas verbas atribuídas a nível nacional. É caso para dizer que é pena que não chova no Alentejo.

Com esta notícia, o CENDREV – Centro Dramático de Évora vê-se absolutamente constrangido a retirar-se da luta pela cultura e pela descentralização teatral, a escassos três meses de completar 45 anos de atividade ininterrupta de serviço público e de ação cultural.

“O CEREJAL” de Anton Tchékhov, co-produção do CENDREV em parceria com a Escola de Artes da Universidade de Évora, continua em cena até dia 27 de Outubro.