O TransAlentejo Walking Festival, o Festival de Caminhadas do Alentejo, está de regresso hoje, 14 de outubro, decorrendo até 6 de novembro.
O festival, que irá passar por localidades como Elvas e Campo Maior, num total de 47 concelhos, inclui 50 percursos pedestres, que fazem parte da rede TransAlentejo.
A edição deste ano contempla quatro seminários, sobre temas como turismo transfronteiriço, turismo mineiro e industrial e a Estrada Nacional 2. Este, garante o diretor técnico do festival, José Pedro Calheiros, é “o maior evento de turismo de caminhadas em Portugal e um dos maiores da Europa”, que, desta feita, tem a duração de praticamente um mês.
Por este festival irão passar diversos operadores turísticos internacionais, especializados em turismo de walking e também jornalistas dos melhores jornais e revistas da especialidade. O objetivo, por um lado, é promover o turismo da região Alentejo, e, por outro, divulgar as redes TransAlentejo.
Cada passeio pedestre tem um número limitado de 40 inscrições, sendo que 50% das vagas é reservada a residentes. Quanto a inscrições, José Pedro Calheiros explica que os interessados devem fazê-las no site do festival ou junto dos serviços municipais de turismo de cada um dos concelhos.
Os interessados, para além de participarem na caminhada, vão também poder desfrutar de momentos de gastronomia e cultura. Depois de um jantar de boas-vindas, esta noite, as primeiras caminhadas estão marcadas para amanhã, em Reguengos de Monsaraz, Amareleja, Alandroal, Mértola e Portel.
O festival termina, entre outros trajetos, com o percurso pelas Linhas de Elvas, a 6 de novembro. No dia anterior, são as Defesas de Campo Maior que ganham destaque no TransAlentejo Walking Festival.