Carnaval de Elvas com duas rainhas e um rei

A Câmara Municipal apresentou os reis da 26ª edição do Carnaval Internacional de Elvas, na tarde desta quarta-feira, 17 de janeiro. São eles Cláudia Batuca, Raquel Trabuco e Francisco Laranjeira, três atletas do concelho.

A apresentação decorreu no salão nobre da Câmara Municipal, com as presenças do presidente Rondão Almeida, da vice-presidente Anabela Cartas, do vereador Cláudio Monteiro e de representantes dos grupos de Elvas.

Como vem sendo tradição ao longo dos últimos anos, o presidente da Câmara de Elvas entregou, nesta ocasião, a “chave da cidade” aos reis do Carnaval. Durante seis dias, a animação não vai faltar no Carnaval elvense, com algumas novidades, desde logo pela escolha dos reis Cláudia Batuca, Raquel Trabuco e Francisco Laranjeira, três “campeões elvenses”, começa por destacar o vereador Cláudio Monteiro. “Outra das grandes novidades deste ano é termos um grupo convidado de fora de Elvas. No caso das crianças, temos também a participação das crianças do primeiro ciclo do Agrupamento nº 3 que no ano passado não vinham”, adianta.

Ao todo, são 11 grupos a desfilar e dez carros alegóricos, mais uma vez criados por Nuno Ezequiel, para os corsos de sábado, domingo e terça-feira de Carnaval. E porque se trata de um Carnaval Internacional, regista-se a presença de comparsas de Badajoz, no sábado, e de Olivença, na terça-feira.

Luís Rosário, da Gota d’ Arte, fez “um apelo para que as crianças possam ficar a assistir ao espetáculo, na Praça da República, na sexta-feira”, após o desfile. “Não façam como em anos anteriores, em que as crianças depois do desfile infantil são levadas sem poder ver o espetáculo”, diz ainda.

Campo Maior: inscrições para grupos de Carnaval até sexta-feira

O Município de Campo Maior decidiu estender, até sexta-feira, dia 19 de janeiro, o prazo das inscrições, para os grupos que queiram participar no desfile de Carnaval.

“Dê asas à imaginação, escolha um tema e inscreva o seu grupo no Centro Comunitário”, diz a autarquia nas redes sociais.

O desfile de Carnaval na vila está marcado para dia 10 de fevereiro.

Câmara de Portalegre divulga lista de premiados da campanha de Natal no Comércio Local

Na sequência da “Campanha de Natal no Comércio Local & Restauração”, a Câmara Municipal de Portalegre promoveu ontem, 16 de janeiro, o sorteio dos vouchers.

Os vencedores poderão solicitar os prémios junto do estabelecimento sorteado, identificado na lista de premiados, até ao próximo dia 29 de fevereiro, tendo que fazer prova do direito de utilização, munidos de um documento de identificação e indicando o número de telemóvel inscrito no cupão premiado.

Cada estabelecimento terá afixada a sua lista dos premiados, sendo que essa lista está disponível também no site da Câmara Municipal de Portalegre.

Mais duas pessoas detidas em Campo Maior por furto de azeitona

Um homem e uma mulher, de 48 e 52 anos, foram ontem, 16 de janeiro, detidos no concelho de Campo Maior, por furto de azeitona.

No decorrer de uma ação de patrulhamento numa área rural ocupada com olival, os militares da GNR “surpreenderam os suspeitos quando realizavam a colheita de azeitona para o interior de um veículo, sem a autorização do respetivo proprietário”, revela a Comando Distrital de Portalegre da Guarda.

Os suspeitos foram detidos no decorrer das diligências policiais, sendo que a GNR conseguiu apreender “cerca de 200 quilos de azeitona, um veículo ligeiro de mercadorias, três ferramentas de recolha (ancinho, vara e pá) e quatro recipientes de plástico”.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

A GNR relembra “que a colheita ou apanha de azeitona, ainda que esteja caída no chão, sem o consentimento do proprietário do olival, poderá configurar crime contra o património”. “No intuito de garantir que as diversas campanhas agrícolas decorram num clima de segurança, a GNR continuará a desenvolver ações de policiamento de proximidade e de fiscalização, empenhando militares de diferentes valências, nomeadamente, dos Comandos Territoriais, do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), da Unidade de Segurança e Honras de Estado e da Unidade de Ação Fiscal, ao longo de todo ano de 2024, com o propósito de evitar crimes contra o património em propriedades agrícolas, e de reforçar o policiamento para dissuadir e reprimir a prática de furtos nos campos agrícolas”.

Dois detidos em Campo Maior por furto de material de construção em Elvas

Um homem, de 31 anos, e uma mulher, de 26 anos, foram detidos ontem, 16 de janeiro, em Campo Maior, por furto de material de construção em Elvas, segundo revela o Comando Territorial de Portalegre da GNR, em comunicado.

“Na sequência de uma denúncia por furto de material de construção, na localidade de Elvas, os militares da Guarda desenvolveram diligências policiais que permitiram localizar e intercetar os suspeitos já na localidade de Campo Maior, que se encontravam em fuga e na posse dos bens furtados”, lê-se no referido comunicado.

Os suspeitos foram detidos, sendo que a GNR apreendeu sete cabos elétricos trifásicos, quatro rebarbadoras, dois focos de luz e cinco janelas (com caixilharia em alumínio), “material também relacionado com outros furtos em investigação”.

Os detidos, faz ainda saber a GNR, foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

InnovPlantProtect celebra inovação na proteção de culturas em dia de aniversário

O InnovPlantProtect (InPP) comemora no próximo dia 24 de janeiro, em Elvas, o seu quinto aniversário e vai assinalar a data com um dia aberto à comunidade elvense, às empresas e produtores agrícolas, e à comunidade académica.

O evento comemorativo visa celebrar e dar a conhecer aos participantes a inovação científica e tecnológica desenvolvida pelo laboratório colaborativo (CoLAB) na proteção de culturas, de forma a encontrar soluções de impacto para os desafios agrícolas e societais que possam contribuir para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas.

Após cinco anos, o InPP promove a transferência de conhecimento, reforça a sua posição como um CoLAB capaz de fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços com uma forte componente tecnológica e de inovação, e fortalece o seu compromisso de impulsionar soluções que façam a diferença para enfrentar os vários desafios da proteção das culturas agrícolas. A cerimónia reúne os associados do InPP, diferentes representantes do ecossistema da inovação, representantes de outros CoLAB da área agroalimentar, associações de produtores, agricultores e decisores políticos. O objetivo é fazer balanços e explorar perspetivas para o futuro.

“O InnovPlantProtect é já uma referência reconhecida em todo o país, em particular no setor da agricultura. A equipa sedeada em Elvas tem já quatro pedidos de patente para produtos para a proteção das culturas e mais de dois milhões de euros angariados em projetos de inovação e desenvolvimento. Estou seguro que o InnovPlantProtect continuará a desenvolver o seu programa de forma a atingir a sustentabilidade da sua atividade, a sua integração na região do norte Alentejo e a finalidade de desenvolver soluções biológicas e digitais para a proteção das culturas mediterrânicas“, destaca Pedro Fevereiro, diretor executivo do InPP.

Presentes na comemoração estarão diversas personalidades e entidades nacionais e internacionais ligadas à agricultura e a biotecnologia. A abertura do evento, que se realiza a partir das 14h35, contará com a presença da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira. A partir das 15h15 decorrerá uma sessão com os diretores dos cinco departamentos do CoLAB, que respondem à questão “Que inovação se produz no InPP?”.

A sessão de encerramento terá lugar pelas 16 horas e ficará a cargo de Pedro Fevereiro, diretor executivo do InPP, do presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, o secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Caleira Rodrigues, em representação da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato (sujeita a confirmação). Por fim, decorrerá um beberete e bolo de aniversário.

As inscrições, a decorrer até ao meio-dia do dia 22 de janeiro, são gratuitas e podem ser efetuadas através do preenchimento do formulário disponível aqui. Mais informações sobre o evento comemorativo, no site do InPP.

O InnovPlantProtect (InPP) é um laboratório colaborativo (CoLAB) criado para desenvolver produtos e serviços inovadores “bio-inspirados” e digitais para a proteção das culturas e criar valor através da gestão de organismos vivos no ambiente agrícola, de forma a contribuir para a sustentabilidade da agricultura. Tem como foco prioritário as culturas mediterrânicas, em particular a sua proteção contra pragas e doenças emergentes, associadas às alterações climáticas.

Elvas vai ter prova internacional de ténis com 25 mil doláres em prémios

O presidente da Câmara Municipal de Elvas recebeu ontem, terça-feira, dia 16 de janeiro, nos Paços do Concelho, o Clube Escola de Ténis de Elvas e a Federação Portuguesa de Ténis.

Nesta reunião com Rondão Almeida, estiveram o presidente da Federação, Vasco Costa, e o presidente do Clube de Ténis, Miguel Abreu, acompanhados de elementos das duas instituições.

Este encontro teve como objetivo preparar a realização, em Elvas, de uma prova internacional, que terá 25 mil dólares em prémios monetários, e que deverá decorrer no mês de junho.

Com esta competição, que se estenderá por mais de uma semana, está prevista a presença em Elvas de cerca de 250 pessoas, entre jogadores, treinadores, staff e acompanhantes.
A prova irá contar com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis e a Câmara Municipal de Elvas, em termos institucionais.

Câmara de Elvas cede Escola Básica das Casas Novas aos Punishers

A Câmara Municipal de Elvas e a Associação Motard LE MC Punishers Guardião 3 de Elvas assinaram ontem, terça-feira, dia 16 de janeiro, um contrato de comodato, por 20 anos, da Escola Básica das Casas Novas.

A cedência deste imóvel à associação tem como objetivo a dinamização daquele espaço que se encontrava vazio, e, simultaneamente, servir de sede para as atividades a realizar por esta coletividade.

O documento foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, e pelo presidente e vice-presidente da Associação, Carlos Vaz e Dinis Oliveira, respetivamente.

Eduardo Madeira traz a Elvas a sua “Tour Mundial” no sábado

Eduardo Madeira traz ao Cineteatro Municipal de Elvas, já na noite de sábado, 20 de janeiro, o seu mais recente espetáculo de comédia, “Tour Mundial”, numa iniciativa inserida no programa comemorativo dos 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas.

Lembrando que os bilhetes para o espetáculo podem ser adquiridos na Ticketline e uma hora antes da sessão, na bilheteira do cineteatro, o vereador Cláudio Monteiro não tem dúvidas de que o público, durante hora e meia, “vai esquecer os problemas do dia e a dia” e “divertir-se bastante” com o humorista.

“As pessoas podem esperar aquilo a que já estão habituadas a ver do Eduardo Madeira, tanto no teatro, como na música, como na televisão. Podem esperar grandes gargalhadas e momentos de animação diferentes do habitual”, acrescenta o vereador.

Num espetáculo que promete envolver o público, em que o artista coloca os anos 80 e 90 em contraponto com os dias de hoje e em que relata os episódios mais inusitados que já viveu, durante as suas viagens, Eduardo Madeira apresenta-se ao público pelas 21h30.

O preço dos bilhetes varia entre os cinco e os oito euros.

Grelhados: a aposta forte da churrasqueira “O Martinho” na Calçadinha

A churrasqueira “O Martinho” abriu ao público, na Calçadinha, no concelho de Elvas, há cerca de três anos, e aposta, sobretudo, em todo o tipo de grelhados no carvão e em três pratos do dia.

O proprietário do estabelecimento, Miguel Galego, explica que decidiu abrir o negócio, na altura, por se encontrar desempregado, tendo a churrasqueira sido uma evolução do café que abriu em primeiro lugar.

“Servimos de tudo um pouco. Temos, todos os dias, três pratos do dia. Depois temos grelhados no carvão: frango, febras, entremeadas, costeleta de novilho, espetadas de frango com bacon e ananás, salsicha toscana, grelhada mista, bitoque de novilho e bife da vazia”, revela o empresário. Ao nível do peixe, os destaques vão para bacalhau à marinheiro, assado e com espinafres, bem como para o salmão e a dourada.

Sempre em conta, o menu turístico, por 9,50 euros, inclui entradas, prato, bebida, sobremesa e café. Para quem não quiser comer no restaurante, tem sempre disponível serviço de take-away, com entregas ao domicílio. As encomendas podem ser feitas pelo telefone 919 025 205 ou através da página de Facebook do restaurante.

Para os próximos tempos, adianta ainda Miguel Galego, há várias novidades a serem preparadas, como “novos pratos” e uma renovada decoração do espaço.

A churrasqueira, que está junto ao Centro de Convívio da Calçadinha, tem duas salas, com uma capacidade máxima para 45 pessoas.

Buscas em habitação e escritório comercial

O Comando Distrital de Portalegre da PSP deu apoio à Autoridade Tributária Aduaneira no processo de investigação da Direção de Finanças de Portalegre, sob tutela do DIAP de Évora.

Foram realizadas buscas domiciliárias, nesta quarta-feira, a uma habitação na avenida da Boa-Fé, nas traseiras das Escolas Primárias e a um escritório comercial, na Rua de Évora, em Elvas.

As diligências efetuadas foram presididas por um procurador do Ministério Público.

 

 

Campanha de vacinação contra a Covid alargada a maiores de 18 anos

A vacinação sazonal de Outono-Inverno 2023-2024 contra a Covid-19 foi alargada à população entre os 18-59 anos, e a vacinação contra a Gripe ao grupo etário dos 50 aos 59 anos, de acordo com a atualização das normas da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo a DGS, o alargamento da vacinação sazonal, gratuita, acontece quando se observa atividade gripal intensa e excesso da mortalidade semanal geral por todas as causas, e mediante a disponibilidade atual de vacinas. Este alargamento dos grupos elegíveis para vacinação foi precedido de avaliação pela Comissão Técnica de Vacinação Sazonal.

O alargamento da vacinação contra a Gripe é realizado de acordo com as doses disponíveis, sendo priorizadas as pessoas com idade mais avançada. Será ponderado o alargamento a outros grupos etários nas próximas semanas, atendendo à disponibilidade de vacinas, e desde que seja mantido o objetivo de conseguir a melhor cobertura vacinal na população elegível.

A promoção da vacinação das pessoas com 60 ou mais anos de idade, e das pessoas com comorbilidades e profissionais de saúde, mantém-se como prioridade.

A vacinação está disponível em cerca de 3.500 pontos de vacinação, aproximadamente 2.500 farmácias e 1.000 unidades de cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS). As pessoas podem dirigir-se para vacinação sazonal a farmácia comunitária aderente ou unidade de saúde do SNS.

Alandroal: Turismo de Portugal financia Centro Náutico de Juromenha

O Município de Alandroal viu aprovada, pelo Turismo de Portugal, a sua candidatura à Linha “+ Interior Turismo” para a primeira fase da construção do Centro Náutico de Juromenha.

O financiamento aprovado é de 400 mil euros a fundo perdido, “o que permite alavancar cerca de 560 mil euros de investimento e o município estima que o investimento público total nesta infraestrutura será superior a um milhão de euros (ancoradouro, rampa para barcos, zona de lazer, instalações sanitárias, balneários, estacionamentos e acessos), havendo ainda uma componente importante de natureza privada (restaurante e animação turística)”, revela a autarquia.

O Centro Náutico de Juromenha, que marca o extremo norte de Alqueva e fica situado em frente do Centro Náutico de Villareal (Olivença), do outro lado do rio Guadiana, corresponde a uma das três áreas recreativas e de lazer prevista no Plano de Ordenamento das Albufeiras de Alqueva e Pedrogão (POAAP) para o concelho do Alandroal (Azenhas D´El Rei em Montejuntos, Águas Frias, junto à aldeia do Rosário e Juromenha).

Este será o segundo polo do concelho da Estação Náutica do Alandroal, que conta já com o polo das Azenhas D’El Rei, onde o município realizou recentemente (2022) um investimento superior a um milhão de euros na criação de uma praia fluvial e valências associadas e que contou também com 300 mil euros de financiamento do Turismo de Portugal (Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior).

O Município de Alandroal “estabeleceu como uma das prioridades para o desenvolvimento do concelho a aposta na valorização das áreas junto à água como forma de atrair visitantes e novos residentes, e em consequência, permitir que surjam diversas formas de investimento privado e dinâmica económica”.

Esta infraestrutura “insere-se ainda na estratégia de revitalização da vila de Juromenha, que tem como projeto-âncora a consolidação e restauro das muralhas da fortaleza (em curso, num investimento superior a 5 milhões de euros), no acolhimento de um projeto REVIVE no interior da mesma, assim como a criação de um centro de acolhimento ao visitante no antigo Posto da Guarda Fiscal (em fase de conclusão) e prevê ainda intervenções de melhoria da mobilidade e acessibilidade dos arruamentos da vila”.

O contrato de financiamento foi assinado na passada sexta-feira, 12 de janeiro, em Vila Velha de Ródão, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, e na qual foram aprovados financiamentos para mais onze projetos de todo o país, sendo este o único do Alentejo.

Évora: primeira Feira de Emprego e Turismo no Alentejo a 20 de fevereiro

Évora acolhe, a 20 de fevereiro, a primeira Feira de Emprego e Turismo no Alentejo, promovida pela Bolsa de Empregabilidade.

O objetivo desta iniciativa, que é direcionada a jovens que acabaram cursos profissionais ou licenciaturas nas áreas de turismo e hotelaria, revela José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, passa por “apoiar e aproximar as empresas dos recursos humanos existentes, para contratação nessas áreas, tendo presente a dificuldade de contratação, nessas áreas”.

Na Arena de Évora, a 20 de Fevereiro, vão estar presentes 50 empresas. José Manuel Santos esclarece que a expectativa é que no final desse dia “possam existir alguns contratos de trabalho celebrados, para que as empresas estejam preparadas para época de turismo, que se irá intensificar nos próximos meses e, por outro lado, pretendemos também ajudar muitos jovens que possam sair desta feira com a sua colocação profissional”.

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo acrescenta que, a par desta bolsa de emprego, serão promovidas outras iniciativas relacionadas com a área do turismo e mercado de trabalho.

A primeira feira de emprego e Turismo no Alentejo que se realiza na Arena de Évora, no próximo dia 20 de fevereiro.

Tânia Rico presente no Conselho Nacional do PSD

A Comissão Política Concelhia de Elvas do PSD esteve representada, pela vereadora Tânia Rico, no I Conselho Nacional Ordinário de 2024, que se realizou em Lisboa, na passada segunda-feira, dia 15 de janeiro, demonstrando, dessa forma, o apoio ao candidato do PSD, Luís Montenegro, a primeiro-ministro e à lista de candidatos às eleições legislativas de 10 de março.

A Comissão Política Concelhia de Elvas “apoia totalmente o cabeça de lista da Aliança Democrática (AD) pelo círculo eleitoral de Portalegre às legislativas de 10 de março de 2024, Rogério Silva, presidente da Câmara Municipal de Fronteira e atual presidente da Comissão Política Distrital de Portalegre”, lê-se em nota de imprensa.

Na lista aprovada para os deputados à Assembleia da República por Portalegre, o número dois da lista é Luís Miguel Romão, o atual presidente da Assembleia Municipal de Portalegre, eleito pelo PSD e também presidente da Mesa da Assembleia Distrital de Portalegre do PSD. Nos suplentes, o primeiro nome é o de Gracinda Esteves, pelo CDS-PP, e em segundo lugar, surge a atual vice-presidente da Comissão Política Concelhia de Elvas do PSD, Margarida Coelho Paiva.

No programa eleitoral do círculo eleitoral de Portalegre “constarão as preocupações do PSD Elvas pelo seu concelho e na defesa dos seus interesses junto aos futuros decisores políticos”.

Preços dos Combustíveis em 2024: Tendências e Projeções Atuais

À medida que entramos em 2024, os preços dos combustíveis continuam a ser um tema importante, tanto no campo da energia como no da economia. A oscilação entre subidas e descidas dos custos da gasolina e do gasóleo mantêm os consumidores e o mercado energético em alerta. Neste contexto, é importante examinar as tendências e perspetivas dos preços dos combustíveis para este ano.

No início de 2024, prevê-se que o preço do gasóleo desça enquanto o da gasolina aumente ligeiramente, apresentando um cenário misto para os consumidores. Além disso, é de notar que as medidas de apoio aos preços dos combustíveis, implementadas após a invasão russa à Ucrânia em fevereiro de 2022, continuarão a ser aplicadas, de acordo com fontes do setor.

A formação dos preços dos combustíveis em Portugal é influenciada por diversos fatores, como a cotação petroleo nos mercados internacionais e a política fiscal nacional. Portanto, os cidadãos e as empresas, de diferentes setores, devem acompanhar atentamente a evolução dos preços dos combustíveis em 2024, a fim de tomar decisões informadas no que toca a investimentos e gastos energéticos.

Evolução dos Preços dos Combustíveis

Flutuação Mensal e Análise de Tendências

Ao longo de 2024, os preços dos combustíveis têm apresentado diversas variações. No inicio do ano, em janeiro, registou-se uma ligeira descida no preço do gasóleo e um aumento no preço da gasolina. O preço médio por litro dos diferentes combustíveis, como gasolina, diesel, etanol e gasóleo, oscilam mensalmente. As tendências seguem um padrão influenciado por fatores como o preço do petróleo, o barril do Brent, a economia e a inflação.

Impacto dos Fatores Económicos Globais

A evolução dos preços enfrenta impactos de diversos fatores económicos globais. Os preços do petróleo, por exemplo, sofrem influências do mercado de trabalho, da demanda por commodities, da economia da China e da política de juros dos bancos. Esses indicadores exercem pressão sobre os preços do diesel, gasolina e outros combustíveis.

Legislação e Impostos Nacionais

A legislação e os impostos nacionais, como o ISP, PIS e COFINS, também afetam os preços dos combustíveis. Em 2024, foram implementadas algumas medidas extraordinárias de redução fiscal em resposta às oscilações dos preços internacionais dos combustíveis. O governo tem a prerrogativa de intervir nesta área para contornar possíveis crises e minimizar impactos na economia.

Comparação Regional de Preços

Os preços dos combustíveis diferem entre regiões e países. Por exemplo, no Brasil, Europa e Portugal, observa-se uma variação nos preços devido às diferenças na oferta e demanda, legislação e impostos locais. Além disso, na Zona Euro, a flutuação é influenciada também pelo câmbio entre o euro e outras moedas.

Previsões e Projeções para o Resto do Ano

Com base na análise dos preços dos combustíveis em 2024 até o momento, projeta-se para os próximos meses uma tendência de variações moderadas. Entretanto, fatores como a evolução da demanda por energia, a situação económica global e as notícias sobre o preço do petróleo podem influenciar significativamente os preços nos meses de outubro e dezembro.

Resposta do Mercado e dos Consumidores

Adaptação dos Consumidores às Variações de Preço

Em janeiro de 2024, os consumidores enfrentam variações de preços nos combustíveis, com uma descida no preço do gasóleo e um aumento no preço da gasolina. Essas mudanças nos preços afetam o comportamento dos consumidores em relação ao consumo de combustíveis e à escolha entre gasolina e gasóleo. A adaptação a essas variações inclui ajustes no orçamento doméstico e possíveis mudanças nas escolhas de transporte.

Medidas do Sector Energético e Governamental

O governo português implementou medidas de apoio ao preço dos combustíveis desde fevereiro de 2022, após a invasão russa à Ucrânia. Estas medidas extraordinárias, como a redução fiscal, têm sido mantidas para ajudar a economia e os consumidores a lidarem com as flutuações dos preços. O sector energético também desempenha um papel essencial na gestão dos preços e na busca por alternativas mais sustentáveis, como o biodiesel.

Desempenho da Indústria dos Combustíveis

O preço dos combustíveis é influenciado por diversos fatores externos, incluindo os preços do petróleo no mercado internacional, a taxa de câmbio, a demanda por commodities, juros e o mercado de trabalho. Particularmente em janeiro de 2024, registou-se um aumento no valor do Brent, causando impacto nos preços dos combustíveis. O desempenho da indústria dos combustíveis é crucial para manter a economia em movimento e garantir um abastecimento estável a preços acessíveis.

Impacto no Orçamento Doméstico e Transportes

A variação dos preços dos combustíveis afeta diretamente o orçamento doméstico, especialmente para aqueles que dependem do uso de veículos particulares ou transporte público. Os consumidores são forçados a adaptar seus gastos, buscando maneiras de lidar com o aumento nos preços da gasolina e a descida no preço do gasóleo. Algumas medidas possíveis incluem a busca por postos com preços mais baixos, a redução no consumo de combustível ou a mudança para opções de transporte mais sustentáveis e económicas.

Com o aumento dos preços da gasolina e a diminuição do preço do gasóleo, é provável que os consumidores ajustem os seus hábitos de compra e transporte e comecem a apostar por exemplo nos carros elétricos. Essas mudanças são relevantes para o governo e o sector energético, que continuam a monitorar a situação e aplicar medidas adequadas para equilibrar a economia e o bem-estar dos consumidores.

 

Jorge Goes em concerto em Campo Maior na sexta-feira à noite

Jorge Goes apresenta-se em espetáculo, na sexta-feira à noite, 19 de janeiro, no Centro Cultural de Campo Maior, numa atuação que tem como base o seu mais recente álbum, “Essências”.

Este, que é o quarto álbum do músico elvense, conta com 14 temas, que refletem as suas “essências musicais: desde baladas jazzísticas, fado canção, cante alentejano e as saias de Campo Maior”.

Jorge Goes diz ainda que canta, neste álbum, “temas alusivos a Lisboa e também ao Alentejo”. Questionado sobre qual a música que destacaria deste álbum, o músico revela que é “O Alentejo à Mesa”, para dar “valor aquilo que é nosso e porque fala da gastronomia alentejana”.

O espetáculo de Jorge Goes está marcado, na sexta-feira, para 21.30 horas, no Centro Cultural de Campo Maior. Os bilhetes estão à venda na Ticketline, no Centro Cultural e no Posto de Turismo e têm um custo de três euros.

Escola Agrária passa a Escola Superior de Biociências de Elvas

Com o objetivo de ampliar a sua oferta formativa, a então conhecida Escola Superior Agrária virá, em breve, passar a designar-se Escola Superior de Biociências de Elvas.

A notícia foi avançada pelo presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, no decorrer das cerimónias dos 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas, tendo, na mesma ocasião, explicado que será necessário aumentar as atuais instalações, para que, dentro de dois anos letivos, o número de alunos que frequenta esta escola do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) possa quase duplicar.

“Já foi aprovada, a nível dos órgãos internos, a alteração da designação da escola para Escola Superior de Biociências de Elvas. Estamos só agora a aguardar a tramitação legal, por parte da tutela, que acredito que esteja para breve. Muito provavelmente, e segundo os dados que tenho, isso acontecerá ainda este mês”, revela, por sua vez, o presidente do IPP, Luís Loures.

Neste momento, adianta Luís Loures, o IPP está a trabalhar com o Município de Elvas no alargamento das instalações, para se poder ter mais oferta formativa na cidade. “A escola tem vindo a trabalhar nesse desenvolvimento, em associação com as outras escolas do Politécnico e, por isso, acreditamos que seja possível cumprir os objetivos que temos definidos”, acrescenta.

Dando conta que o IPP tenciona, a breve trecho, avançar para uma licenciatura na área do Desporto, depois de já estar a ser lecionado um curso técnico superior profissional nessa área em Elvas, Luís Loures explica ainda que a designação de Escola Agrária, embora “tivesse um enquadramento lógico com aquela que é a oferta da escola”, era “limitadora” para a existência de novos cursos.

Para além de um objetivo do Município de Elvas, garante o responsável, este era também um objetivo do IPP. “Finalmente, conseguimos quebrar as barreiras que existiam, e conseguimos fazer esta transição”, assegura.

Quanto à nova oferta formativa, Luís Loures revela que a mesma está “dependente daquilo que foram as necessidades da região e do país”. “Nós formamos alunos numa perspetiva regional, mas também nacional, e por isso tem que ver com as áreas de maior procura e interesse, alinhadas com as competências técnico-científicas da escola”, remata.

Assegurando que Elvas é o “concelho do país que mais bolsa de estudo atribui” a alunos que frequentam o Ensino Superior, com um investimento de cerca 300 mil euros em 200 bolsas, o presidente da Câmara, Rondão Almeida, lembra ainda que, já a partir deste ano, a cidade passará a contar com duas residências de estudantes. A nova residência, no antigo Lagar dos Lopes, aumenta a oferta existente em mais 80 camas.

Euromilhões: cinco terceiros prémios saem em Portugal

O primeiro prémio do sorteio de ontem, 16 de janeiro, do Euromilhões, no valor de quase 88 milhões de euros, saiu a um único apostador no estrangeiro.

Já o segundo prémio, de cerca 200 mil euros, contempla três jogadores, todos eles com aposta registada fora de Portugal. Para Portugal, vêm cinco terceiros prémios, de 6.400 euros, a par de outros 17 apostadores, no estrangeiro. Os 1400 euros do quarto prémio saíram a 30 jogadores, dois deles em território nacional.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 10, 18, 21, 33 e 45 e as estrelas 8 e 12.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.