Campo Maior: SC Campomaiorense e Clube de Francês angariam verbas na Feirinha de Natal

Clube de Francês

O espírito de Natal já invadiu Campo Maior e o fim de semana tem sido de feirinha na nova Praça Multimodal, num evento que se estende ao próximo fim de semana.

Participam no evento cerca de 50 artesãos do concelho, mas nem só de artesanato se faz este certame, sendo que, há quem, por esta ocasião, procure angariar algumas verbas para a realização de viagens. É o caso da classe de ginástica Galguinni, do Sporting Clube Campomaiorense, que irá, no próximo ano, até Itália, para participar no Festival do Sol. Natalino Borrega, que garante que ainda falta algum dinheiro, recorda que já no fim de semana passado estiveram, com o mesmo objetivo, a participar na feira de natal de Degolados. Para conseguirem reunir mais algumas verbas, pais e atletas estão no evento a vender, entre outros, doces, rifas e ginja.

Ginástica do Sporting Clube Campomaiorense

Também o Clube de Francês da Escola Secundária de Campo Maior está nesta feirinha de Natal. Como explica a aluna Leonor Marmelo, o objetivo, com a venda, entre outros, de doces e salgados, é angariar verbas para uma viagem a Paris.

Entre os muitos artesãos, encontrámos Paula Serra, que tem disponíveis artigos de natal e para bebés. “É tudo feito por mim”, garante, que já leva alguns anos de experiência nesta área. “O interessa é a festa e o convívio”, diz ainda.

“O Elvas” empata 1-1 com Lusitano de Évora em casa

“O Elvas” empatou este domingo, 10 de dezembro, a uma bola, com o Lusitano de Évora, em jogo da 12ª jornada da Série D do Campeonato de Portugal.

O primeiro golo da partida, disputada no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas, foi apontado por Rúben Cardoso, de “O Elvas”, aos 80 minutos de jogo.

Quatro minutos depois, e após uma grande penalidade cometida por Nketia, o Lusitano de Évora empatava o jogo, por Sele Davou.

No próximo sábado, os “azuis e ouro” visitam o líder desta Série D do Campeonato de Portugal, o Vitória de Setúbal.

População de São Vicente reunida em jantar de Natal

Mais de três centenas de pessoas participaram na noite de ontem, sábado, 9 de dezembro, na festa de Natal proporcionada à população de São Vicente e Ventosa pela Junta de Freguesia local, em parceria com o Município de Elvas.

O convívio, que teve como cenário o Pavilhão Multiusos de São Vicente, contou com jantar e animação pelo grupo Roncas d’Elvas e do duo AR’Musical.

O presidente da Câmara Municipal, José Rondão Almeida, marcou presença em mais este momento de celebração natalícia, acompanhado pelo vereador Tiago Afonso, dos eleitos da Junta e Assembleia de Freguesia de São Vicente e Ventosa, e de representantes das demais Juntas e Uniões de Freguesias do concelho.

Fonte: Município de Elvas

“Natal Mágico” em Coruche até dia 6 de janeiro

Neste Natal, Coruche mergulha na atmosfera mágica da programação de atividades lúdicas e culturais para todas as idades promovida, pela Câmara Municipal, até 6 de janeiro.

O Jardim 25 de Abril é o centro das festividades, acolhendo o mercadinho de Natal, a casa do Pai Natal e o encantador carrossel parisiense, envolvendo iniciativas que se estendem a fins de semana e feriados, prevendo-se momentos de diversão e alegria para toda a família.

A vila entre os dias 18 e 30 deste mês, recebe o comboio de Natal, que se multiplica em viagens pelas ruas de Coruche.

O programa promove ainda uma variedade de ateliers de Natal, animação cultural, pinturas faciais e performances de dança em ambiente festivo. A tudo se soma a campanha “No Natal, Comércio Local”, que promete aquecer corações, incentivando a aquisição no comércio local.

Filarmónica de Alandroal em concerto de Natal no dia 23

A Banda Filarmónica do Centro Cultural de Alandroal promove a 23 de dezembro (sábado) o seu tradicional Concerto de Natal.

O espetáculo, com início marcado para as 16 horas, terá lugar na Igreja da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Alandroal.

Este concerto vai contar com a participação especial dos alunos da Escola de Musica.

Estremoz: “É Natal no Comércio Local” vai distribuir cinco mil euros em prémios

Estremoz volta, este ano, a promover a iniciativa “É Natal no Comércio Local”, até dia 12 de janeiro, que pretende incentivar às compras no comércio tradicional.

“Por cada 15 euros em compras, nos estabelecimentos aderentes, os clientes recebem uma senha de participação, que será sorteada depois de 6 de janeiro, num total de 5 200 euros a atribuir, divididos em 40 prémios, sendo o prémio mais alto de 600 euros”, revela a vice-presidente da Câmara de Estremoz, Sónia Caldeira.

“É natal no Comércio local”, em Estremoz, que distribui mais de cinco mil euros em prémios, com o objetivo de dinamizar o comércio tradicional.

São Vicente: Bazar de Natal com artesanato, doçaria e vestuário

O salão da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, dá lugar este domingo, 10 de dezembro, a um bazar de Natal, onde artesãos locais dão a conhecer os seus trabalhos.

Esta é uma iniciativa que já acontece há vários anos, com exceção da interrupção de dois anos da pandemia.

Entre os artesãos a participar neste bazar encontra-se Elisabete Matos, de São Vicente, que está a vender velas e artigos artesanato. Tendo vindo a participar em várias edições desta feira de Natal, revela que pretende mostrar o seu artesanato e, com isso, “arranjar algum dinheiro para comprar prendas de natal”.

Já Ana Curião, que está a vender roupa de criança, com a loja “Amore”, revela que esta iniciativa “tem tido alguma adesão”, sendo que as vendas estão “a correr muito bem”. Vanda Dias, por sua vez, assegura que “esta iniciativa dá vida a São Vicente”, pelo que foi “uma excelente ideia”. Só pelo convívio “já vale a pena vir”, diz ainda.

Este Bazar de Natal teve início por volta das 9 horas, sendo que estará de portas abertas até às 19 horas.

Arronches: “O mágico das crianças” este domingo no Mercadinho de Natal

Foto arquivo

O Mercadinho de Natal, em Arronches, termina este domingo, 10 de dezembro, depois de três a dinamizar o mercado municipal da vila e levar a magia natalícia a todos aqueles que por ali passaram.

Neste último dia o mercado abre às 14 horas, com carrosséis e animação infantil.

Pelas 15.30 horas destaque para o espetáculo “O Mágico das Crianças”, seguindo-se meia hora mais tarde a visita do Pai Natal.

Rádio ELVAS acompanha jogo entre “O Elvas” e o Lusitano de Évora

Foto: “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos

O Elvas” joga hoje, domingo, 10 de dezembro, em casa, frente ao Lusitano de Évora, em jogo da 12ª jornada da Série D do Campeonato de Portugal. A partida tem lugar no Campo Patalino do Estádio Municipal, às 15 horas.

As restantes cinco partidas desta ronda jogam-se à mesma hora e são as seguintes: Oriental – Louletano; Juventude de Évora – Real; Barreirense – Moncarapachense; Vasco da Gama da Vidigueira – Imortal e Sintrense – Serpa.

A Rádio ELVAS acompanha, esta tarde, na sua emissão desportiva, a partir das 14 horas, com relato e reportagem o jogo entre o Clube Alentejano de Desportos e o Lusitano de Évora.

Irmã Maria de Fátima: “muitos dos Direitos Humanos não são vividos”

Todos os anos, a 10 de dezembro, o mundo celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Desta vez, a celebração é feita sob o lema “Dignidade, Liberdade e Justiça para Todos”.

Convidando todos a refletir se, de facto, hoje em dia, os vários direitos humanos, como o direito à vida, à liberdade, à liberdade de expressão ou a ter uma habitação, são cumpridos, a irmã Maria de Fátima Magalhões (na imagem) questiona-se, por outro lado, se estes não estarão apenas patentes, num “texto bonito”, que é a Declaração Universal dos Direitos do Homem, proclamada pela ONU há 75 anos.

Olhando para aquilo que diz o primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos do Homem, Maria de Fátima Magalhães assegura que nem todos os seres humanos nascem livres, condicionados por vários fatores: “dependem das famílias onde nascem, dependem do lugar, do país”.

No que toca ao direito à vida, a irmã lembra que, ainda proclamado na Declaração Universal, contrasta com “o direito ao aborto e a matar seres inocentes, como crianças”, diz Maria de Fátima Magalhães. Sem os vários apoios que são dados às famílias, como aquele que o MTA de Elvas presta, através do projeto “Ajudar a Crescer Bebés”, “para defender a vida, desde a sua conceção natural até à morte”, muitos dos direitos humanos “não são vividos”.

Atualmente, e apesar de terem o seu trabalho, muitas pessoas, diz ainda a irmã, enfrentam grandes dificuldades para assegurar as condições básicas de vida às suas famílias. Direitos como ao carinho, ao amor e ao afeto, garante também, são direitos que, embora “importantes”, não estão inscritos nesta Declaração Universal.

De recordar que a Declaração Universal dos Direitos do Homem foi assinada, a 10 de dezembro de 1948, por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.

Parada de Natal deu outro brilho a Campo Maior este sábado

O espírito natalício sentiu-se ao longo deste sábado, 9 de dezembro, na Praça Multimodal de Campo Maior, onde decorre a Feira de Natal, inserida na programação da iniciativa “Onde Tudo Se Faz Natal”.

O dia começou com uma Parada de Natal, com início no Centro Comunitário e que terminou no recinto da Feira de Natal, onde o grupo animou as dezenas de campomaiorenses que por ali circulavam.

Já durante a tarde a animação esteve a cargo das alunas do curso de Dança Oriental do Projeto de Formação do Município, orientado pela professora Letícia Garcia, e do Coro da Academia Sénior da CURPI.

Paralelamente, o comboio de Natal circulou pela vila, enquanto o GEDA promoveu no Jardim Municipal uma atividade de Tiro com Arco.

Fonte: Município de Campo Maior

Cerca de 350 atletas no VI Trail Elvas Património Mundial

Cerca de 350 atletas participaram este domingo, 10 de dezembro, na sexta edição do Trail Elvas Património Mundial, organizado pela Associação Desportiva IALBAX.

Com partida no Museu Militar de Elvas e chegada no Estádio de Atletismo, a prova, à semelhança de outros anos, para além de corrida, incluiu também uma caminhada.

“O principal objetivo é fazer as pessoas praticarem, tanto o trail pela montanha e pelo campo, como a caminhada num domingo de inverno”, explica o presidente da IALBAX, Humberto Pestana. Os participantes do trail “percorrem 19 quilómetros, já a caminhada conta com apenas dez quilómentros”, explica ainda o responsável.

Para o vereador Hermenegildo Rodrigues, que representou o Município de Elvas na iniciativa, participando também na caminhada, assegura que este é mais um dia de celebrações em Elvas. “É mais um dia de festa, para o desporto e para a cidade, e eu não podia deixar de me associar enquanto praticante que sempre fui. Cá estou para ser apenas mais um a participar nesta corrida”, diz ainda.

Faleceu António Granado aos 86 anos

António Granado faleceu na noite deste sábado, 9 de dezembro, no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, onde se encontrava internado há já alguns dias.

António Maria Fernandes Granado, morreu aos 86 anos, deixa três filhos, sete netos e três bisnetos e era uma pessoa muito conhecida em Elvas pela sua boa disposição.

Foi aluno da Academia Sénior de Elvas e membro do grupo de teatro, pertenceu aos Bombeiros Voluntários de Elvas, foi sacristão no Santuário da Piedade e era membro da Confraria do Senhor Jesus da Piedade e da Cáritas.

Este elvense, que trabalhou ainda na Intendência de Pecuária desde os seus 15 anos até à idade de reforma, também trabalhou no Hospital de Elvas.

O funeral realiza-se amanhã, segunda-feira, 11 de dezembro. À família enlutada, a Rádio ELVAS endereça as mais sentidas condolências.

Borba: animação de natal no Comércio Tradicional este domingo

A iniciativa “É Natal em Borba”, conta este domingo, 10 de dezembro, com diversas atividades.

Para além das atividades permanentes que decorrem a partir das 10 horas, há também animação de natal junto do Comércio Tradicional com a Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba, pelas 11 horas e às 15 horas, no pavilhão de eventos.

Encontro de pais e terapeutas este domingo em Campo Maior

Com o objetivo de proporcionar momentos de reflexão e possibilitar o esclarecimento de dúvidas sobre atraso de desenvolvimento global e autismo, a Casa Equiativa, a Associação para a Equidade Ativa de Pessoas com Deficiência/Incapacidade, Seus Amigos e Familiares, promove na tarde deste domingo, 10 de dezembro, um encontro de pais e terapeutas, no Centro Comunitário de Campo Maior.

Trata-se de uma sessão “informal”, em que o propósito, explica Joana Monteiro, membro da associação, é que se troquem informações, dando, entre outros, a conhecer às famílias as terapias que estão disponíveis, para as pessoas com limitações, no concelho de Campo Maior.

“A associação aposta em pequenas conversa de grupo, porque sentimos necessidade das famílias abordarem o tema de uma maneira descontraída e menos formal. Vamos ter aqui um encontro entre pais e terapeutas, em que os pais vão poder tirar dúvidas”, revela a responsável. Os terapeutas, nesta sessão, vão também poder sugerir terapias, até porque “o que resulta para uma criança com autismo pode não resultar para outra”.

O início deste encontro está marcado para as 14h30.

Autores de Elvas dão conhecer as suas obras às crianças na Feira de Natal

Os “Autores de Elvas” promoverem ontem, sábado, 9 de dezembro, na Feira de Natal, a decorrer na Praça da República de Elvas, a atividade “Vamos Criar uma História”.

Na Fábrica dos Brinquedos, os escritores Claudina Brito, Carmen Ezequiel e Joaquim Santos, bem como a ilustradora Marta Sequeira participaram nesta sessão dedicada ao público infantil.

Claudina Brito e Marta Sequeira deram a conhecer às crianças o livro “Luzinha”, enquanto Carmen Ezequiel leu, aos mais novos, “Afonso e Roma às Avessas”. Joaquim Santos, por sua vez, propôs aos mais novos a criação de uma história ilustrada.

No próximo sábado, 16 de dezembro, os Autores de Elvas, no âmbito do “Elvas Cidade Natal” promovem a tertúlia “Conversas e Poesia”, com a participação dos escritores António Carronha Brinquete, César Magarreiro, Ju Laranjeira, Luísa Currito e Teresa Guerreiro.

Fonte: Município de Elvas

Rita Catita & Amigos animam tarde deste domingo em Campo Maior

Este domingo, 10 de dezembro, a Praça Multimodal, em Campo Maior, para além da Feirinha de Natal, é também palco de um espetáculo infantil.

“Rita Catita e os seus amigos” é a proposta do Município de Campo Maior para os mais novos, com o espetáculo a ter início às 15 horas.

De recordar que a Feirinha de Natal decorre até às 19 horas, encerrando das 13 às 14 horas.

Ao longo de todo o dia, no Jardim Municipal, não faltam atividades a pensar, sobretudo, nos mais novos: atividades radicais pela GEDA; demonstração de Ténis de Natal do CEAN; carrossel; Neve no Polo Norte (de 30 em 30 minutos); insufláveis; oficina de natal; e ainda a presença do pai natal, a quem as crianças podem entregar as suas cartas.

Por estes dias, há também passeios de comboio, de meia em meia hora, com paragem na Praça Multimodal.

Elvas: expositores promovem os seus produtos na Feira de Natal

É na Praça da República de Elvas que se concentra a maioria das atividades natalícias.

Para além de carrosséis, da Casa do Pai Natal, Fábrica de Brinquedos e a famosa pista de gelo, há também espaço para que expositores divulguem os seus produtos, nos stands instalados no tabuleiro da praça.

Natural de Óbidos, mas a residir em Elvas, Rui Silva promove no evento, como não poderia deixar de ser, a ginjinha de Óbidos, servida no copo de chocolate negro e branco, que “há sete anos recebe o prémio de melhor do país”, bem como outros licores e bebidas.

E, porque estamos na época natalícia, Ricardo Fernandes apostou na venda de prendas de natal, “de madeira e acrílico, bem como personalização de têxteis”. Sobre a iniciativa, Ricardo considera que “é muito interessante” e admite que tem “boas expectativas”.

Évora: Hospital do Espírito Santo com constrangimentos nos serviços de urgência

O Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital do Espírito Santo de Évora funciona este domingo, 10 de dezembro, de forma normal, entre as 9 e as 21 horas, sendo que, a partir dessa hora, haverá constrangimentos, a serem apenas atendidos os doentes referenciados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), INEM, Saúde 24 ou outros médicos.

Amanhã, este serviço já funcionará, ao longo de todo o dia, sem constrangimentos.

Já o Serviço de Medicina Interna, que enfrenta vários constrangimentos nas escalas da equipa, funciona hoje apenas para doentes encaminhados pelo CODU ou INEM.

Amanhã, serão também atendidos pacientes encaminhados pela Saúde 24 ou outros médicos, entre as 8 e as 20 horas, sendo que, a partir dessa hora, voltam a ser apenas recebidos utentes direcionados ao hospital pelo CODU ou INEM.