Sensibilização de queimas e queimadas dia 8 em Vila Viçosa

O Gabinete de Proteção Civil e Defesa da Floresta do Município de Vila Viçosa promove no próximo dia 8 de março, uma “Ação de Sensibilização de Queimas e Queimadas”.

Esta ação está marcada para as 10 horas, no Parque Industrial (junto à Subestação EDP), em Vila Viçosa.

A iniciativa pretende relembrar os cuidados a ter aquando da realização de uma queima de sobrantes, bem como outras preocupações a ter, de modo a reduzir o número de incêndios rurais que ocorrem por descontrolo do uso do fogo.

A “Ação de Sensibilização de Queimas e Queimadas” contará com a participação dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa e da Guarda Nacional Republicana.

Quinzena Gastronómica do Porco em Arronches a partir de sexta-feira

Numa iniciativa que já vai na sua sexta edição, o Município de Arronches, em parceira com os empresários locais, vai voltar a promover a Quinzena Gastronómica do Porco, inaugurando assim em 2023 o calendário de eventos realizados sob a marca “Arronches com Sabor – Cozinha com Alma”.

Entre 3 e 12 de março, os visitantes do concelho podem desfrutar de iguarias, tais como Miolada com carne de porco preto, Bacorinho, Hambúrguer à Cultural, Bochechas de porco confitadas com cogumelos silvestres, espinafres e castanhas, Rins de porco grelhados, Pezinhos de coentrada, Terra à mesa de porco preto, Lombo recheado com farinheira, Tiras de entrecosto de porco preto, Feijoada de cabeça de porco, Bochechas com molho de vinho tinto, entre outras, as quais serão preparadas pelos restaurantes aderentes, que nesta edição serão, na freguesia de Assunção, “A Cabana”, “A Estalagem”, o “Bar do Centro Cultural”, o “Hotel Rural de Santo António”, “O Fartouce”, “O Fosso”, “O Valentim”, os “Sabores do Alentejo”, a “Sede do Sport Arronches e Benfica” e o “Sossega” e, na freguesia de Mosteiros, “O Galinhas – Sede do Futebol Clube Mosteirense”.

Enriquecendo ainda mais esta iniciativa, neste sua sexta edição, o Município volta a contar com a colaboração do Monte da Faia, cujo proprietário, Duarte Silva, se encontra disponível para realizar, mediante marcação prévia, uma visita interpretativa à sua exploração de porco alentejano.

A Câmara Municipal convida a uma visita ao concelho e, utilizando a sua excelente gastronomia como ponto de partida, para partir à descoberta do valioso património histórico e cultural, bem como dos espaços de contacto com a natureza que as suas três freguesias guardam.

ARKUS promove 25ª edição do Concurso de Poesia em abril

O Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, em parceria com a Associação Juvenil ARKUS, realiza a 25ª edição do Concurso de Poesia no próximo mês de abril.

Este é o concurso escolar mais antigo do país, que abrange várias escolas de Portugal e de Espanha, pelo que a associação convida todo o público, em geral, a participar neste concurso.

Cada participante pode entregar, no máximo, três poesias, de tema livre.

As poesias podem ser entregues até dia 31 de março, na biblioteca da Escola Secundária D. Sancho II ou, para o email arkus.ajuvenil@gmail.com.

MoraPesca de sexta-feira a domingo

Está de regresso a 19ª edição da MoraPesca, que conta com a participação das principais marcas europeias de artigos de Pesca Desportiva. Esta é a maior Feira de Pesca do país e vai decorrer durante este fim de semana, de sexta-feira a domingo, no Pavilhão Municipal de Exposições de Mora.

“A feira da pesca vai começar esta sexta-feira, dia 3 de março, com a inauguração acontecer às 18.30 horas, onde é a grande abertura das portas e onde vamos ficar a conhecer todos os expositores que vão estar presentes com as grandes marcas a nível nacional e internacional. No mesmo dia, às 21 horas, vai decorrer a cerimónia de homenagem aos clubes de pesca do concelho, onde será entregue pela Câmara de Municipal uma homenagem simbólica, pelo trabalho que têm desempenhado. No sábado, dia 4 de março, vamos começar em força, logo pela manhã, com os concursos de pesca achigã e FEEDER. Depois, às 10 horas abre o recinto da feira com o Campeonato Nacional Maters e Veteranos, a decorrer às 13 horas, na Pista de Pesca Internacional de Cabeção. Ao longo da tarde de sábado, vamos ter a entrega de prémios do concurso. No domingo, vamos ter também apresentações de projetos de âmbito científico, nomeadamente, do Instituto Politécnico de Portalegre e da Universidade de Évora, em que vão fazer uma apresentação a nível do rio, da pesca sustentável e da relação dos predadores com a existência das espécies. Queremos envolver diferentes dinâmicas que liguem a pesca desportiva ao lado científico. As portas da feira voltam a fechar-se no domingo, às 20 horas”, explica Catarina Gato, adjunta do gabinete ao apoio à presidência da Câmara de Mora, sobre o programa da 19ª edição da MoraPesca.

Este evento beneficia o concelho em várias áreas, porque “acaba por trazer sempre muitos visitantes, ainda é a única feira deste âmbito a nível nacional. É uma atividade que mexe muito com o concelho de Mora, é muito importante. A pesca acaba por movimentar muito esta zona, principalmente a nível associativo, acabando assim por mover com a economia da região, uma vez que colide ainda com o último fim de semana do Mês das Migas” , acrescenta ainda Catarina Gato.

Mário Mourão no encerramento do Congresso da UGT de Portalegre

A sessão de encerramento do IV Congresso da UGT (União Geral de Trabalhadores) de Portalegre, realiza-se no próximo sábado, dia 4 de março, na presença do secretário-geral da UGT, Mário Mourão (na imagem).

O congresso, dedicado à “Coesão com Infraestruturas Ferroviárias e Rodoviárias Adequadas”, termina no sábado, com a sessão de encerramento marcada para as 12h15, a decorrer no auditório do Serviço de Formação do IEFP, na zona industrial de Portalegre.

Inscrições para passeio à Ovibeja do Clube do Diabético de Elvas

O Clube do Diabético de Elvas organiza, no dia 30 de abril, um passeio a Beja e Évora.

As inscrições, com um custo de 16 euros, estão abertas até dia 27 de abril e podem ser feitas através dos contactos 96 20 25 191 ou 96 25 01 194.

Este passeio que tem partida prevista, do Viaduto, às 6 horas, contempla uma visita à Ovibeja, entre as 11 e as 14.30 horas, depois de almoço e no regresso será feita uma paragem em Évora para passeio livre. A chegada a Elvas está prevista para as 20 horas.

“Monólogos da Vagina” no Mês do Teatro de Campo Maior

A iniciativa “Março – Mês do Teatro” está de regresso ao Centro Cultural de Campo Maior, com uma programação diversificada e preparada para públicos de todas as idades, pensada para assinalar uma das artes maiores do palco.

Atores locais e nomes conhecidos do panorama nacional vão passar pelo palco, contando histórias para todos os gostos e com várias produções dirigidas ao público escolar.

Entre as várias peças dirigidas ao público em geral, destaque para os “Monólogos da Vagina”, com Teresa Guilherme, Marta Andrino e Melânia Gomes, no dia 11 de março, e que se enquadra também nas comemorações do Dia Internacional da Mulher em Campo Maior.

A programação deste Mês do Teatro tem início já no sábado, dia 4, com a estreia, pelas 21 horas, da revista à portuguesa “Agora Damos a Segunda”, que volta a subir ao palco do Centro Cultural de Campo Maior, no domingo, em duas sessões: às 15 e 19 horas. Os bilhetes para as três sessões estão esgotados.

A peça de teatro infantil “Ao Crescer Quero Ser” é apresentada na segunda-feira, dia 6, no Centro Cultural de Campo Maior, às 10 e às 14h30. Seguem-se, para o público escolar, “Gabi, o Mundo Precisa de Ti”, na terça-feira, dia 7, às 10 e 14 horas; e “Na Língua de Camões”, na quinta e sexta-feiras, dias 9 (às 10h40 e às 14h30) e 10 (pelas 10h40).

No sábado, dia 11, às 21h30, Teresa Guilherme, Marta Andrino e Melânia Gomes sobem ao palco com os “Monólogos da Vagina”. Para este espetáculo, os bilhetes têm o custo de cinco euros.

Até final do evento, há ainda para assistir “Uma História Lusitana”, no dia 17 (peça dirigida ao público escolar); “Sementeira”, no dia 18; “Egresso ao Passado”, no dia 19; e, por fim, “O Sítio do Picapau Amarelo”, a 26 de março. Estes três últimos espetáculos têm bilhetes à venda por três euros.

InnovPlantProtect investiga insetos vetores da bactéria Xylella fastidiosa

O InnovPlantProtect vai realizar novos estudos de investigação, no campo, sobre insetos vetores da bactéria Xylella fastidiosa, nos concelhos de Elvas, Arronches e Estremoz, com o objetivo de compreender melhor o ciclo biológico das cigarrinhas-das-espumas.

Segundo Nuno Faria, investigador no laboratório colaborativo elvense, será feito “um trabalho de campo específico para compreender o efeito dos parâmetros meteorológicos na ocorrência de picos de abundância, tanto das ninfas, como dos adultos destes insetos”. Os trabalhos vão ser realizados em olivais tradicionais.

A Xyllela, lembra Nuno Faria, é originária da América, onde é conhecida por provocar grandes estragos em cultivos como a vinha ou o amendoal. Em Portugal, a sua chegada aconteceu há cerca de seis anos, ajudada “pelo transporte entre continentes de plantas de viveiro”. Apesar de ainda não ter sido detetada no Alentejo, “a sua ação é particularmente preocupante porque pode infetar um elevado número de espécies de plantas, incluindo alguns cultivos de elevado valor para a nossa região, como é o caso do olival, o amendoal e até o montado”.

Não existe, até ao momento, qualquer tratamento para combater esta bactéria, pelo que as árvores afetadas são habitualmente arrancadas. Outra forma para controlar a transmissão desta bactéria é através do controle dos insetos vetores.

A bactéria Xylella fastidiosa é “transmitida por insetos da família das cigarrinhas, que estão presentes por todo o nosso país”. Estes insetos vetores que, apesar de não provocarem diretamente danos nos cultivos, “transportam doenças de planta em planta, provocando perdas económicas avultadas”.

A edição desta semana da rubrica do InnovPlantProtect para ouvir no podcast abaixo.

 

Conhecido o vencedor do sorteio da Florista de São Domingos

Já é o conhecido o vencedor do sorteio do Dia dos Namorados da Florista de São Domingos, em Elvas.

O sorteio, realizado ontem, 28 de fevereiro, ditou que será Inácio Martins a ter a possibilidade de realizar um salto de paraquedas, ao receber um Skygift Pack Silver.

De recordar que ficaram habilitados a ganhar este prémio todos aqueles que, entre os dias 14 e 28 de fevereiro, fizeram compras no estabelecimento de Mafalda Bajanca, iguais ou superiores a 25 euros.

PS abstém-se na Revisão Orçamental na Assembleia Muncipal de Elvas

Os membros da bancada do Partido Socialista (PS) apresentaram, na sessão ordinária da Assembleia Municipal de Elvas, realizada ontem, o seu parecer sobre os pontos analisados, bem como algumas propostas.

Na análise do relatório de atividades, Leonor Carvalho questionou sobre a “continuidade do protocolo assinado entre o município e a ULSNA em junho de 2021, ainda com o anterior executivo”, que previa apoios para o Hospital de Santa Luzia de Elvas e para o Centro de Saúde da cidade, que “pretendiam dotar as unidades de saúde elvenses de melhores condições para acolher os utentes do concelho, que abrangiam por exemplo a aquisição de um mamógrafo, máquina de Raio X e aparelhos de televisão para o Hospital de Santa Luzia, equipamentos que ainda no mandato anterior foram adquiridos”.

Sabendo que “nos protocolos constavam ainda a requalificação do Centro de Saúde de Elvas e sendo a melhoria das condições das infraestruturas de saúde do concelho uma prioridade, perguntou-se a razão para o não cumprimento do que havia sido acordado com a ULSNA em 2021”. Em comunicado a Comissão Política do PS revela que Rondão Almeida afirmou perante a Assembleia Municipal que “não gastará nem um euro de apoios municipais em apoios desta natureza, uma vez que se tratam de responsabilidades do poder central (responsabilidades que não impediram o anterior executivo de construir uma nova escola)”.

Os eleitos do Partido Socialista, pela voz de Leonor Carvalho, na discussão da proposta de alteração ao Mapa de Pessoal, “questionaram a falta de informação dos serviços, nem do Gabinete Jurídico da Câmara, que confirmasse o cumprimento da legislação em vigor, ato que resultou no pedido de retirada do ponto da ordem de trabalhos, para que fosse averiguada a situação”.

Ainda pela voz de Leonor Carvalho, o PS absteve-se na votação da Revisão Orçamental, questionando “sobre a razão de uma alteração orçamental que significa um aumento da despesa na ordem dos 1,749 milhões de euros surgir, sem documentos que justifiquem a origem da receita adicional”. O Partido Socialista considera que os elementos da Assembleia Municipal “devem ter acesso aos documentos que indiquem o destino do orçamento, bem como a sua proveniência; situação que não se verificou, uma vez que os documentos não foram disponibilizados na íntegra”.

Lito Vidigal apresentou voto de congratulação pela conquista do título distrital da equipa sénior de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos. “Congratulou-se o clube elvense pelo regresso ao campeonato nacional, pelo trabalho de formação nos escalões jovens, bem como pela importância histórica que o clube tem, indissociável da identidade elvense. O voto foi aprovado por unanimidade”.

Já o eleito, pelo PS, Fernando Semedo, propôs “a atribuição do nome Adelaide Cabette a uma ou mais sessões previstas no Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação. Sendo esta uma personalidade já reconhecida em Elvas com o seus nome na rua do Centro de Saúde, considera-se importante associar também Adelaide Cabete a um plano que, em si, representa muito do que foram as lutas de uma das maiores feministas, humanistas e republicanas da história portuguesa”.

Arronches presente na BTL até domingo

O Município de Arronches é um dos que marca presença, entre esta quarta-feira, 1 de março, e até domingo, dia 5, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

“Visite-nos! Venha saber mais sobre o concelho e ver as novidades que preparámos para si”, diz o município nas redes sociais.

CLDS facilita entrada no mercado de trabalho a alunos de Campo Maior

O CLDS 4G – Campo Maior, Vila Solidária da Europa é um dos vários parceiros do Agrupamento de Escolas de Campo Maior na organização de mais um Encontro Regional de Ensino Profissional, que decorre na secundária desde ontem, 28 de fevereiro.

Uma vez que muitos dos alunos do profissional não seguem para o Ensino Superior, explica a coordenadora do CLDS, Maria Manuel Valentim, até sexta-feira, dia 3 de março, e através de vários workshops, vão procurar dar a estes estudantes ferramentas para lhes facilitar a entrada no mercado de trabalho. “Vão entrar no mercado de trabalho e o nosso grande objetivo é preparar estes jovens para a entrada no mercado de trabalho”, garante.

Com esse objetivo, o CLDS, ao longo do evento, promove quatro workshops: um sobre “Criatividade e Comunicação”; outro sobre as “Soft Skills”, isto é, “as competências profissionais e pessoais que as empresas mais procuram”; “Talento e Empregabilidade”; e ainda sobre “Currículos Criativos”.

Os currículos, que devem ser criativos, e até porque o Europass “está fora de uso”, defende Maria Manuel Valentim, devem conter a informação “essencial” e ser visualmente “atrativos”. “Já não se usam aqueles currículos com não sei quantas páginas. Devemos ter o foco naquilo a que vamos concorrer e o currículo deve estar em constante evolução”, remata.

As parcerias estabelecidas, como esta com o CLDS, garante o diretor do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, Jaime Carmona, são “fundamentais”. “O CLDS tem sido um parceiro muito interessante e muito ativo. Em novembro, tivemos o Futuro Digital e depois há as outras entidades, os outros parceiros, que sabemos que podemos contar e eles sabem que podem contar connosco, como é o Instituto Politécnico de Portalegre”, diz ainda.

Segundo prémio do Euromilhões sai em Portugal

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 130 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, terça-feira, 28 de fevereiro, na chave sorteada.

Para Portugal veio um segundo prémio, no valor de 104 mil euros, num total de cinco contemplados.

Já o terceiro prémio, de 12 mil euros foi para dez apostadores, um deles com aposta registada em território nacional.

O quarto prémio, de 1.309 euros, saiu a 29 apostadores, três deles com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 12 – 29 – 33 – 37 – 47 e pelas estrelas 05 e 10.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Salão de Chá “Mimi” integra utente da APPACDM de Elvas

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas assinou um protocolo de parceria com o Salão de Chá “Mimi”, na Rua de Alcamim, com o objetivo de integrar um dos seus utentes neste estabelecimento.

O protocolo, como revela Luís Mendes, presidente da direção da APPACDM, surge “no âmbito da Portaria 70/2021 que regula o funcionamento dos Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão onde, entre outros aspetos, está implícita a realização de protocolos de parceria entre a instituição, o utente e a comunidade, que visa a inclusão e capacitação profissional, bem como a integração no mercado de trabalho”.

Este é o terceiro protocolo assinado com uma empresa da região, o que para Luís Mendes “tem sido extremamente positivo, porque tem havido uma boa aceitação e as instituições têm-nos dado um bom feedback, por parte destas empresas que querem colaborar connosco”.

Já a proprietária do salão de Chá Mimi, Michelle Massaneiro, revela que “é com muito gosto que vou acolher o André, ele vai-me ajudar em todas as funções que for capaz de fazer e trabalhar com ele acaba por ser divertido”, sendo o principal objetivo, apoiar a sua integração na sociedade”.

Michelle Massaneiro acrescenta que o André irá trabalhar, no seu estabelecimento, “um dia por semana” e afirma que “está disponível para mais protocolos do género”, agradecendo a confiança por parte da APPACDM.

Já André Teixeira demonstra-se muito entusiasmado com este projeto. Para a função que vai desempenhar treinou, durante algum tempo, nas instalações da APPACDM.

Salão de Chá Mimi, na rua de Alcamim, que acolhe André Teixeira para trabalhar neste estabelecimento, no âmbito de um protocolo, que tem a duração de um ano, assinado com a APPACDM de Elvas.

De recordar que este é o terceiro protocolo firmado entre a instituição e empresas da região, sendo que a primeira foi a Delta Cafés e a segunda os Armazéns Marvanejo.