Filme “Tad o Explorador e a Tábua de Esmeralda” exibido em Elvas este domingo

O cinema de animação para os mais novos está de regresso ao Auditório São Mateus, em Elvas, este domingo, dia 16, às 16 horas, com a exibição do filme “Tad o Explorador e a Tábua de Esmeralda”.

Os bilhetes encontram-se à venda meia hora antes da sessão, na bilheteira do Auditório São Mateus, ou em ticketline.sapo.pt.

Sinopse do filme: “Tad adoraria ser reconhecido pelos colegas arqueólogos, mas acaba sempre por arranjar confusão! Tad volta a fazer das suas ao destruir inadvertidamente um raro sarcófago e libertar um feitiço que põe em perigo as vidas dos seus amigos”. 

Nogueira de Barros homenageia “Flores de Campo Maior” através de exposição de pintura

“Flores de Campo Maior” é o nome da exposição de pintura, da autoria de Nogueira de Barros, que foi inaugurada esta tarde de sábado, 15 de outubro, no Espaço.arte.

O artista, natural de Almada, revela que depois de estudar um pouco sobre Campo Maior, pintou as 18 telas que estão em exposição, de “médio e grande formato”, onde procurou, em cada quadro, retratar as flores de uma forma diferente e com movimentos e profundidades distintas”, demonstrando-se “muito feliz” com o resultado final, porque a seu ver a sala de exposição “é fantástica”.

Esta é última exposição do ano, no Espaço.arte. Nogueira de Barros sente-se “honrado” por ser a sua mostra a encerrar a programação deste ano, deste espaço municipal. O artista convida toda a população para que a visite a exposição, porque “vale a pena ser vista, também pelos alunos das escolas, uma vez que é desde pequenos que começam a interessar-se por arte e por pintura, mas acima de tudo, que desfrutem desta exposição”.

Já a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, refere que a exposição a surpreendeu bastante, considera que é muito completa e que vai ao encontro das Festas do Povo. “Esta exposição surpreendeu-me muito pela positiva, porque é muito completa, com uma paleta de cores muito alegre e com cores quentes e que vão de encontro ao espírito das nossas Festas do Povo”, revela a vereadora.

São Silveirinha acrescenta que esta mostra “é uma rica homenagem, que este artista plástico, não sendo de Campo Maior, acaba por conseguir captar a essência das Festas do Povo e das Flores de Papel”.

“Flores de Campo Maior”, da autoria de Nogueira de Barros que está em exposição no Espaço.arte até 31 de dezembro.

Iniciados de “O Elvas” perdem com o Sporting B

Foto arquivo

Os iniciados (sub-15) de “O Elvas” foram derrotados por 2-1, na deslocação a Alcochete, para defrontar a equipa B do Sporting. O jogo, da quarta jornada da Série D da II Divisão do campeonato nacional, foi disputado na tarde deste sábado, dia 15.

A primeira parte não teve golos, mas os primeiros 40 minutos poderiam ter tido outra história, já que os alentejanos tiveram e desperdiçaram três ou quatro boas ocasiões para marcar, inclusivamente uma bola na barra. No segundo tempo, o Sporting B chegou a dois golos de vantagem, aos 48 e 61 minutos. O melhor que os azuis-e-ouro conseguiram foi reduzir, através de Martim Tomé, no minuto 74.

Resultados da jornada 4: Sporting B, 2 – “O Elvas”, 1; Torreense, 2 – Benfica B, 1; Oeiras, 6 – Peniche, 0; e Fronteirense, 5 – União de Tonar, 0. Classificação: 1ºs “O Elvas”, Fronteirense e Torreense, todos com 9 pontos; 4º Sporting B, 7 pontos; 5º Oeiras, 5 pontos; 6º Benfica B, 4 pontos, 7ºs União de Tomar e Peniche, ambos com 1 ponto.

“O Elvas”, na próxima jornada, marcada para dia 23, joga no Seixal com o Benfica B.

Sara Viera Lozano apresenta o seu livro “Tigre de Fuego” dia 20, em Badajoz

Sara Viera Lozano apresenta na quinta-feira, 20 de outubro, o seu livro intitulado de “Tigre de Fuego”, em Badajoz.

A obra começa nas catacumbas de Paris, onde três mulheres protagonistas ocultam segredos tão antigos como os faraós e como algumas diferenças, deixam de o ser quando descobrimos as pessoas, as suas histórias, os seus sonhos e a sua vida.

A apresentação está marcada para as 19 horas (hora portuguesa) no edifício histórico/Bar El Silencio, na Calle Moreno Zancudo, 21, em Badajoz.

Convívio e animação no almoço da Idade de Ouro na Terrugem (c/fotos)

O almoço da idade de Ouro, promovido pelo município de Elvas, decorreu este sábado, 15 de outubro, no Pavilhão Multiusos da Terrugem, tendo contado com cerca de uma centena de pessoas e a animar a tarde estiveram o fadista Nelson Cardoso e Bianca.

Para a população, esta iniciativa assume-se como muito positiva, na medida em que promove o convívio entre todos os residentes, da freguesia. Antónia Bajanca, uma das pessoas com quem falámos, adianta que sempre marcou presença nesta iniciativa, sendo que considera que estes almoços se pautam, sobretudo, pelo caráter “familiar”.

O “convívio entre as pessoas e a alegria”, algo que faltou nos últimos dois anos, são os motivos que levaram Clotilde Damas até este almoço.

Já Manuel Neto adianta que, nesta iniciativa, gosta principalmente, “do convívio e do ambiente que se faz sentir entre a população”.

Durante vários anos, Fátima Sardinha, serviu os almoços da Idade de Ouros, que decorreram no CNT, este ano, foi ela a servida, considera que o facto de, este ano os almoços serem nas freguesias “é melhor porque não há tanta confusão”. Já Florbela Torres afirma que participa pela primeira vez e considera que é um momento “ótimo para convivermos uns com os outros”.

Praça de Touros de São Vicente com pegas e toureio a pé

A 2ª edição de Demonstração de Pegas e de Toureio a Pé, promovida pela Tertúlia Tauromáquica Elvense, vai decorre no próximo sábado, dia 22 de outubro, na Praça de Touros de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas.

A iniciativa tem início marcado para a 12 horas, com uma demonstração de toureio a pé com os alunos da Escola de Tauromaquia de Badajoz.

Já pelas 17 horas decorrem as demonstrações de pegas, onde participam os Grupos de Forcados Amadores e Académicos de Elvas, Amadores de Évora, Vila Franca de Fixa, Portalegre, Arronches e Monforte.

No seguimento da Demonstração de Pegas e Toureio anunciada, a Tertúlia Tauromáquica Elvense organiza também uma After Party, a partir das 22.30 horas, no Pavilhão Multiusos da Junta de Freguesia, com a animação a ficar a cargo de Ti Manel Deejay e Ojos Gitanos.

A organização informa que a reserva de pulseiras já está disponível, através das redes sociais da Tertúlia Tauromáquica elvense, ou das Relações Públicas, do evento, Catarina Serpa e Rita Caldeira. A entrada para as demonstrações tem um custo de cinco euros, para a festa também cinco euros, já o pack aficionado, que contempla todas as iniciativas tem um custo de oito euros.

 

Trail Costa Vicentina Delta Cafés no dia 23 deste mês

Foto: website Trail Costa Vicentina Delta Cafés

A sexta edição do Trail Costa Vicentina Delta Cafés vai decorrer no dia 23 de outubro, na Costa Vicentina, tendo início marcado para as 8.30 horas.

Este Trail percorre o caminho pedestre da Costa Vicentina entre Santiago do Cacém e Porto Covo, num percurso com a distância de 57 quilómetros. Haverá uma distância intermédia de 25 quilómetros entre o Cercal e Porto Covo, e uma distância mais curta num percurso de 15 quilómetros entre a Sonega e Porto Covo, também pelo mesmo caminho. As três distâncias são provas do Circuito Nacional de Trail Ultra, Trail Médio e Trail Sprint.

No mesmo dia tem lugar uma caminhada, num percurso circular no Cercal do Alentejo percorrida na Rota Vicentina com uma distância de 11 quilómetros. O valor da inscrição da Caminhada reverte na totalidade para os Bombeiros Voluntários do Cercal do Alentejo.

Pode inscrever-se e consultar mais informações, sobre a iniciativa, aqui.

Bruno Mocinha toma posse este sábado como presidente do PS Elvas

Bruno Mocinha toma posse ao final da tarde deste sábado, 15 de outubro, como presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Elvas.

A tomada de posse tem início marcado para as 18.15 horas, na sede do PS Elvas (Rua Porta do Sol nrº 2), contando com a presença e intervenções de militantes da estrutura política local e regional.

Sessão de Yoga este sábado no Forte de Santa Luzia

O Forte de Santa Luzia será palco, este sábado, dia 15 de outubro, a partir das 16h30, de uma sessão de yoga, levada a cabo pelo Centro de Yoga Áshrama, em Elvas. A 29 de outubro, uma outra sessão acontece no Forte da Graça, à mesma hora.

O objetivo destas duas sessões, revela a diretora do centro, Tânia Melo, é, acima de tudo, “levar e oferecer à comunidade o que acontece no Áshrama”. “Escolhemos, para já, o Forte de Santa Luzia e o Forte da Graça, mas a intenção é, de futuro, utilizarmos outros espaços de Elvas, não só os monumentos de Elvas, mas outros espaços, como desportivos”, adianta.

Mais que num local fechado, garante Tânia Melo, as sessões de yoga ao ar livre são “as melhores”, pelo contacto com a natureza, que irão proporcionar, neste caso, uma “hora de bem-estar”, durante a prática.

Tânia Melo assegura ainda que estas sessões são destinadas a todo o tipo de públicos, de qualquer idade – “dos três até aos cem anos” – , sendo que o yoga, “mais que físico, é mental”.

Estas duas sessões, numa iniciativa organizada pela Câmara de Elvas e o Centro Áshrama, são totalmente gratuitas, não sendo necessária qualquer inscrição prévia. Aos interessados, basta aparecer, levar roupa confortável e um tapete de yoga.

“Felizmente, voltamos a viver”: lar da Santa Casa de Campo Maior retoma atividades

O isolamento imposto, durante o período mais crítico de pandemia, aos idosos, sobretudo àqueles que vivem em lares, agravou situações de saúde mental e trouxe mais solidão, uma vez que esta franja da população viu-se privada de liberdade e de contactos com a família.

No caso do lar da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, às restrições impostas, “para bem da saúde” dos idosos, lembra a animadora sociocultural Alexandra Mamede  juntaram-se, aquelas que resultaram da obra que tem vindo a ser feita na instituição. “Para além das restrições Covid, continuamos com a nossa obra – neste momento, já numa fase muito final – mas que acaba também por nos colocar algumas restrições”, revela.

Desde o início da pandemia, garante a técnica, a instituição procurou sempre “seguir as diretrizes” da Direção-Geral da Saúde, em termos de visitas e saídas. Passados dois anos, e a “retomar aquilo que era habitual”, começam-se a “normalizar as atividades”, sendo que muito recentemente os idosos voltaram a poder assistir, na instituição, à eucaristia semanal. “Era uma coisa que não podíamos ter até então, pelo que digo que, felizmente, voltamos a viver”, assegura.

Uma das atividades que também já foi retomada, no seio da instituição, e que “é bastante apreciada” pelos idosos, é a dança adaptada. “Fazemos esta atividade, semanalmente, na nossa instituição. É uma dança que “é feita na cadeira, adaptada à terceira idade, de modo a evitar as vertigens e as quedas”, explica ainda Alexandra Mamede.

Segundo prémio do Euromilhões sai em Portugal

O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 89 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, sexta-feira, 14 de outubro, na chave sorteada.

Para Portugal, veio um segundo prémio, no valor de 261 mil euros, num total de três totalistas.

O terceiro prémio, de 45 mil euros, saiu a quatro apostadores no estrangeiro.

Já o quarto prémio, no valor de 1.214 euros, saiu a 47 apostadores, um com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 24 – 28 – 29 – 34 – 48 e pelas estrelas 03 e 07.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Liga dos Unidos de Vila Boim vai a eleições este domingo

A Liga dos Unidos de Vila Boim vai amanhã, domingo, 16 de outubro, a eleições.

Joaquim Carranca, o atual presidente da Liga, garante que vai recandidatar-se ao cargo com o objetivo de continuar a trabalhar em prol da associação. “A Liga tem uns sócios maravilhosos, cerca de 400, existe há 67 anos e tem contribuído para unir a nossa terra e defender as nossas culturas e tradições e, portanto, enquanto nos derem confiança e não apreçam outros candidatos, é com muito agrado que representarei a Liga até que a vida assim o proporcione, também pelo amor que sinto”, revela o atual presidente.

Por outro lado, Joaquim Carranca espera que “apareçam novos candidatos e novas ideias, porque serão muito bem recebidos”, uma vez que já está à frente da Liga há mais de 20 anos.

Eleições para os corpos sociais da Liga dos Unidos de Vila Boim decorrem amanhã, dia 16, na Casa do Alentejo, em Lisboa, com vista a eleger os órgãos sociais para o triénio 2023/2025.

Ferido grave em despiste de bicicleta em São Vicente

Um jovem de 17 anos ficou, ao final da tarde de ontem, sexta-feira, 14 de outubro, ferido com gravidade, na sequência de um despiste na bicicleta em que seguia.

Segundo o CDOS de Portalegre, o despiste ocorreu dentro da freguesia de São Vicente, no concelho de Elvas, e o jovem acabou por ser transportado para o Hospital Dr. José Maria Grande em Portalegre.

A Rádio ELVAS sabe que este jovem ainda se encontra internado no Hospital, uma vez que tem a clavícula esquerda partida, fraturas na cabeça e apresenta várias escoriações.

O alerta para a ocorrência foi dado às 19.12 horas e para o local foram mobilizados os Bombeiros de Elvas, a SIV de Elvas e a GNR.