Terena: Festa da Senhora da Boa Nova de 22 a 26

As seculares festas em honra de Nossa Senhora da Boa Nova, em Terena, no concelho de Alandroal, decorrem entre os próximos dias 22 e 26, de sexta a terça-feira.

Estas festividades têm organização da Confraria de Nossa Senhora da Boa Nova e da Junta de Freguesia de São Pedro de Terena e também são conhecidas por Festas dos Prazeres.

Monforte: Festa dos Prazeres de 23 a 25 de abril

A Festa em Honra de Nossa Senhora dos Prazeres, no concelho de Monforte, decorre entre os próximos dias 23 e 25.

A animação marcada para Prazeres, entre Monforte e Santo Aleixo, começa no sábado, 23 de abri, às 10 horas com “Prazeres a Pedalar”; às 16 horas, há febras de porco oferecidas aos presentes; às 16.30 horas, atua o Grupo Cantadeira de Redondo; às 22 horas, baile com Mpmusical; e às 23 horas atua Ruth Marlene.

No domingo, dia 24, há missa solene, às 15 horas; atuação do acordeonista Bernardo Fouto, às 16.30 horas; e baile com o Duo Musical Lunar, a partir das dez da noite.

A festa em Prazeres termina no feriado de 25 de abril, segunda-feira, com missa solene seguida de procissão, às 11 horas; prova de estafetas de atletismo entre Monforte e Prazeres, às 15 horas espetáculo taurino, às 16 horas; baile com o Duo Musical Thy-subry, às 21 horas; e sorteio das rifas, às 11 da noite.

Elvas: ArtJazz Festival de 29 de abril a 1 de maio

A sétima edição do ArtJazz Festival de Elvas decorre entre os dias 29 de abril e 1 de maio, no Cineteatro Municipal da cidade.

Na sexta-feira, dia 29, atua Gene Garcia; no sábado, dia 30, Manouchka, com Jorge Goes como convidado especial; e no dia 1 de maio sobe ao palco José Cid com Acid Jazz Project.

Os espetáculos estão marcados para as 21.30 horas. Os bilhetes podem ser adquiridos no Posto de Turismo, uma hora antes dos espetáculos, na bilheteira do Cineteatro, ou em ticketline.pt.

 

“Caroços”: exposição de Martinho Costa para ver em Montemor

Na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, até amanhã, dia 20 de abril, é possível visitar a exposição “Caroços”, de Martinho Costa.

“Esta é uma exposição de pintura que tem uma série de trabalhos que eu fiz nos últimos anos e ocupa as duas salas da galeria”, explica o autor. Quanto ao título escolhido para esta mostra, Martinho Costa revela que “vem de uma série de pinturas sobre pedras”, que se encontram expostas numa das salas da Galeria.

As opiniões dos visitantes, até agora, segundo o artista “foram bastante positivas, as pessoas têm aderido bastante, apesar da peça dos caroços não ser muito imediata”, explica. Na organização da exposição Martinho Costa decidiu fugir ao convencional: “construí um espaço, dentro daquele espaço, uma espécie de labirinto, por onde os visitantes podem ir caminhando”.

Martinho Costa convida a população montemorense a visitar a mostra, esperando poder voltar a expor na cidade, até porque “Montemor tem uma dinâmica criativa interessante”.

Exposição de laços azuis alerta para maus-tratos na infância

A exposição “Um Laço pela Prevenção” foi inaugurada na tarde desta terça-feira, 19 de abril, na Casa da Cultura de Elvas, onde fica disponível para visita até ao próximo dia 30.

Trata-se de uma iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Elvas, neste que é o mês da prevenção dos maus-tratos a crianças e que resulta, segundo a presidente deste organismo, no concelho, Raquel Guerra, de trabalhos feitos por alunos de todos os agrupamentos de escolas, em colaboração com os seus pais, em casa.

Quem visitar a exposição, terá oportunidade de votar nos três laços que mais gostar, entre os mais de 150 que compõem a exposição, para que, posteriormente, sejam a imagem da campanha do Laço Azul, no concelho de Elvas, em 2023.

Os trabalhos apresentados nesta mostra, resultado de muita imaginação e criatividade,  foram produzidos com os mais diversos tipos de materiais, incluindo tecidos e rolhas de cortiça e de plástico.

 

Candidaturas abertas para subsídios, transporte e refeições escolares

As candidaturas na Plataforma SIGA, para os diversos apoios e complementos educativos nomeadamente subsídios, transportes e refeições escolares para alunos do pré-escolar ao Secundário, bem como Atividades de Animação de Apoio à Família (AAAF) para alunos do pré-escolar e Componente de Apoio à Família (CAF) para alunos do primeiro ciclo, têm início esta terça-feira dia 19.

Os pais e encarregados de educação devem aceder à plataforma SIGA, e na sua área pessoal, escolher o menu Candidaturas e preencher o formulário de candidatura. Estarão disponíveis dois formulários de candidatura, um dirigido a alunos do pré-escolar e 1º ciclo e o outro aos alunos do 2º, 3º ciclos e Secundário.

Para além disso, devem anexar, quando solicitado, os seguintes documentos: comprovativo do escalão de abono de família, comprovativo de morada (para efeitos de transporte escolar) e declaração médica, em caso de restrições alimentares. Não o fazendo, deverão entregar em suporte papel no Balcão Único ou através de e-mail, até 30 de junho.

PSP regista mais mortes e mais feridos graves durante a Páscoa

No período da Páscoa, entre 14 e 18 de abril, registaram-se, nas estradas de Portugal Continental, cinco vítimas mortais, mais uma do que no período da Páscoa do ano passado, que decorreu de 1 a 5 de abril de 2021, e em que vigoravam medidas de confinamento como a proibição de circulação entre concelhos.

Relativamente aos feridos graves, registaram-se 37, mais 10 do que no ano anterior, o que representa um aumento de 37%, tendo-se verificado ainda 456 feridos leves, representando um aumento de 46,6%.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O número total de acidentes foi de 1.352, representando um aumento de 32,5 %.

As cinco vítimas mortais ocorreram nos distritos de Braga, Coimbra, Lisboa, Portalegre e Vila Real, entre os dias 14 e 17 de abril. Eram do sexo masculino, com idades entre 21 e 58 anos e condutores de veículos ligeiros (2), motociclos (2) e velocípede (1).

No período de 14 a 18 de abril de 2022, foram fiscalizados 1.480.339 veículos, quer presencialmente pela PSP e pela GNR, quer através de controlo por radar.

Relativamente à velocidade, foram fiscalizados 1.480.339 veículos, dos quais 1.447.162 pelo SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (97,8 % do total), da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, representando um aumento de 1,9 % face a 2021.

Dos veículos fiscalizados por radar de velocidade, 12.655 circulavam com excesso de velocidade, dos quais 3.835 foram detetados pelos radares da PSP e da GNR e 8.820 pelos da ANSR, resultando numa taxa de infração (n.º total de infrações/n.º total de veículos fiscalizados) de 0,85%, mais 44% que a registada em 2021 (0,59%).

No que diz respeito à condução sob o efeito do álcool, foram submetidos ao teste de pesquisa de álcool 17.042 condutores, tendo 527 apresentado uma taxa de alcoolemia superior à máxima permitida, do que resultou um total de 310 detenções. A taxa de infração registada foi de 3,1%, 2,3 pontos percentuais acima da registada em igual período de 2021 (0,8%).

Relativamente ao uso do telemóvel durante a condução, foram detetadas 177 infrações.

Sob o mote “Dê prioridade à vida”, a ANSR lançou, no dia 13 de abril, a campanha de Páscoa, que se prolonga até dia 27 de abril, e que conta com uma ampla divulgação em diversos meios, tais como televisão, rádio e imprensa regional e local, redes sociais, Painéis de Mensagem Variável e outros.

Com enfoque nos comportamentos de risco que estão na origem de muitos acidentes, a campanha apela aos portugueses para viajarem “sem pressa, sem álcool e sem telemóvel”.

Apesar dos progressos efetuados nos últimos 25 anos em Portugal, o número de mortos e de feridos graves devido aos acidentes rodoviários continua a ser muito elevado. Em média, na última década, 650 pessoas perderam a vida por ano e mais de 2.000 ficaram gravemente feridas.

[/shc_shortcode]

Novas Unidades de Cuidados Continuados Integradas prestes a abrir no Hospital São João de Deus

Duas novas unidades de cuidados continuados integrados vão entrar em funcionamento, ainda este mês, ou início de maio, no Hospital São João de Deus, em Montemor-o-Novo.

Estas novas valências, uma de média duração e reabilitação, com dez camas, e outra de longa duração e manutenção, com 15 lugares, e que integram a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, vão funcionar num dos pisos do edifício do hospital, que tem vindo a ser requalificado.

Estas respostas, revela o diretor do hospital, David Padeiro, resultam de um investimento cerca de dois milhões e 300 mil euros, financiado a 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Estas duas unidades, ainda assim, revela David Padeiro, já se encontravam em funcionamento, mas em instalações provisórias. “Houve aqui um comprometimento, em 2016, por parte da Administração Regional de Saúde e o Instituto da Segurança Social de Évora, de realizar esta reformulação da instalação da estrutura física, para dar origem a estas novas instalações”, adianta.

As duas novas unidades de cuidados continuados integrados vão permitir ao Hospital São João de Deus dar uma melhor resposta ao nível dos cuidados aos doentes que necessitam deste tipo de internamento, para reabilitação física ou manutenção.

Estas novas valências juntam-se à residência de apoio moderado em saúde mental, com capacidade para dez doentes, e que entrou em funcionamento em novembro. “Até agora, éramos vocacionados para a reabilitação física e, neste momento, temos também estas valências para reabilitação psicossocial, sendo um projeto pioneiro no Alentejo”, remata o diretor.

Operação “Páscoa 2022” da GNR fiscaliza mais de 25 mil condutores

Durante o período de fiscalização e patrulhamento intensivo da Operação “Páscoa 2022”, entre 14 a 18 de abril, a Guarda Nacional Republicana (GNR) fiscalizou 25.614 condutores, dos quais 370 conduziam com excesso de álcool e, destes, 212 foram detidos por conduzir com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 gramas de álcool por litro de sangue. Foram ainda detidas 109 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.

Das 5969 contraordenações rodoviárias detetadas, destacam-se: 3342 por excesso de velocidade, 445 por falta de inspeção periódica obrigatória, 149 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, 131 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 279 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças; e 192 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Neste período, a GNR registou 850 acidentes rodoviários, de onde resultaram três vítimas mortais e 28 feridos graves. Relativamente aos acidentes que envolveram vítimas mortais registadas pela GNR, ocorreram: no dia 14, no concelho de Braga, um despiste de velocípede, que resultou numa vítima mortal, um homem de 57 anos; no dia 15, no concelho de Vila Real, um despiste de motociclo, que resultou numa vítima mortal, um homem de 57 anos; e no dia 16, no concelho de Monforte, entre Vila Fernando e Santo Aleixo (conforme noticiado pela Rádio ELVAS) um despiste de um ligeiro de passageiros, que resultou num ferido grave de dois anos e uma vítima mortal, um homem de 29 anos.

A GNR aconselha a uma condução atenta, cautelosa e defensiva, para que o período festivo seja passado em segurança. A GNR continua a ter especial preocupação com os comportamentos de risco dos condutores, sobretudo os que ponham em causa a sua segurança e a de terceiros. Assim, os militares estarão particularmente atentos a manobras perigosas; à correta sinalização e execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem; à utilização indevida do telemóvel; à condução sob a influência do álcool e substâncias psicotrópicas; ao excesso de velocidade; à incorreta ou não utilização do cinto de segurança e/ou dos sistemas de retenção para crianças; e às condições de segurança dos veículos.

25 de Abril comemorado em Campo Maior com vasto programa

O Município de Campo Maior preparou um amplo programa, no âmbito das comemorações dos 48 anos do 25 de Abril.

As comemorações têm início já este sábado, dia 23, com um concerto do Ensemble Ibérico, Silvie Ornelas e Luís Trigacheiro, pelas 18 horas, na Praça da República. Para o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, este programa é uma tentativa de “voltar a festejar o 25 de Abril, já com alguma normalidade”. “Achámos que já era altura de seguirmos o padrão de 2019, voltar a festejá-lo, na Praça do Município”, adianta.

Este ano, regressa também a sessão solene da Assembleia Municipal, no dia 25, ao Centro Cultural, para que, como revela Rosinha, “numa altura como o 25 de Abril, todas as forças políticas possam manifestar a sua opinião sobre o que aconteceu a 25 de Abril de 1974”.

“Esta programação só faz sentido se a comunidade estiver presente, daí termos decidido voltar a retomar, porque queremos que os campomaiorenses retomem também os espaços culturais e formas de estarmos todos juntos”, diz ainda Luís Rosinha.

No domingo, às 15 horas, há um treino aberto, no jardim municipal; às 21.30 horas animação musical, na Praça da República, com o Grupo de Cantares Vozes da Nossa Terra e o Rancho Folclórico Espigas e Papoilas. À meia-noite, são lançados os tradicionais murteiros, e há hastear da bandeira, ao som do Hino Nacional, interpretado pela Banda 1.º de Dezembro.

No próprio dia 25, as comemorações têm início às 9.30 horas, na Praça da República, onde se volta a ouvir o hino pela Banda 1º de Dezembro e são hasteadas as bandeiras, em vários locais do concelho. Às 16 horas tem lugar uma sessão solene da Assembleia Municipal, no Centro Cultural.

GNR inicia operação “Moto GP”

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre o dia 19 e o dia 25 de abril, realiza uma operação de segurança e de patrulhamento rodoviário intensivo, a fim de garantir a segurança do evento Moto GP e de prevenir a sinistralidade rodoviária envolvendo veículos de duas rodas a motor, com especial incidência nos distritos de Faro, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja, de acordo com o Capitão João Gaspar da Divisão de Comunicação e Relações Públicas da GNR.

Na sequência do evento Moto GP Portugal, que se realiza no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, de 22 a 24 de abril, prevê-se um aumento significativo do volume de tráfego de motociclos nas principais vias de acesso ao Algarve. Adicionalmente, é expectável um aumento do tráfego, em geral rumo ao sul do País, atendendo a que o fim de semana é prolongado de 22 a 25 de abril.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Considerando que o combate à sinistralidade rodoviária é uma prioridade estratégica da Guarda, e com o objetivo de criar maior segurança nas vias rodoviárias, esta operação irá promover uma sinergia de esforços das valências de trânsito e territorial com o objetivo de prevenir a sinistralidade rodoviária grave envolvendo veículos de duas rodas, promovendo para o efeito diversas ações de sensibilização e uma intensificação do patrulhamento rodoviário.

Em termos de sensibilização, a Guarda Nacional Republicana reforça as mensagens de prevenção da campanha #NãoSouDeFerropara sensibilizar, informar e alertar todos os condutores, em especial os de veículos de duas rodas a motor, para as regras de segurança que devem acautelar durante a condução, sendo desenvolvidas iniciativas de sensibilização em algumas áreas de serviço de norte a sul do país, realizando também diversas iniciativas de sensibilização nas imediações do Autódromo Internacional do Algarve.

Da análise da sinistralidade rodoviária, nos anos de 2020 e 2021, resultou que 1157 pessoas ficaram gravemente afetadas ou perderam a vida em acidentes de viação com veículos de 2 rodas.

[/shc_shortcode]

CPCJ de Elvas promove Caminhada Azul no próximo domingo

Caminha-se, no próximo domingo, dia 24, em Elvas, numa homenagem às crianças vítimas de maus-tratos, em mais uma iniciativa promovida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), neste mês de abril.

“Consciencializar e sensibilizar para esta problemática pública”, garante a presidente da CPCJ de Elvas, Raquel Guerra, é o principal objetivo da iniciativa, para qual convida todos os elvenses a participar. “A participação é gratuita e tem a oferta de uma tshirt”, adianta. A concentração está marcada para as 9 horas, na Praça da República.

Os interessados em participar devem fazer a sua inscrição até ao final desta terça-feira, dia 19, através do email Cpcj.elvas@cnpdpcj.pt ou do contacto 268 626 375.

Ainda no âmbito desta mês da prevenção dos maus-tratos na infância, no dia 29, no Estádio Municipal de Atletismo, será formado um laço azul humano, com as crianças dos vários agrupamentos de escolas de Elvas, bem como do Colégio Luso Britânico.

CDS-PP aprova voto de pesar pela morte de Ventura Trindade

A Comissão Política Concelhia do CDS-PP de Elvas, presidida por Tiago Picão de Abreu, aprovou ontem, 18 de abril, por unanimidade, em reunião, um voto de pesar pela morte de Joaquim Ventura Trindade.

Descrito como pelo partido como “um nome incontornável na vida política local e nacional, Ventura Trindade ficará na história como o primeiro Presidente de Câmara do centro-direita em Elvas, tendo sido eleito pela AD – Aliança Democrática (coligação PPD/PSD, CDS-PP e PPM) para o triénio 1980-1982”.

“Mais do que um autarca que se notabilizou pelo trabalho de proximidade com a população, lutando pelo desenvolvimento local e pelo genuíno bem-estar da sua gente (num período tão conturbado de arranque da nossa democracia, dominado pelos radicalismos da extrema esquerda), Joaquim Ventura Trindade foi um homem de causas, com enorme sentido de dever e profunda religiosidade, mantendo até ao fim da vida uma voz ativa nas questões do mundo e do nosso concelho”, lê-se na nota enviada à redação da Rádio ELVAS.

Elvas e todo o país “ficam mais pobres com a sua partida. Mais servidores da causa pública houvessem como ele e Portugal seria um país mais bem governado”.

À família e amigos próximos, o CDS-PP endereça as “mais sentidas condolências, desejando que Nosso Senhor o receba na Sua eterna glória”.