Juve AzulOuro apoiou atletas à saída de Elvas para os Açores

A Juve AzulOuro, claque de “O Elvas”, apoiou os atletas do clube à saída de Elvas para os Açores, quando o autocarro chegou junto à rotunda do Coliseu Rondão Almeida, às duas da manhã, deste sábado.

“O Elvas” tinha voo às 7 da manhã para Ponta Delgada e os adeptos quiseram acarinhar a equipa nesta deslocação difícil e algo atípica dada a hora em que os jogadores tiveram que sair de Elvas.

Veja aqui o vídeo de Ricardo Lagareiro

https://www.facebook.com/100000006774865/videos/421528266196249/

 

 

Burocracia impede alojamento de alunos na Universidade de Évora

Mantendo a tendência de crescimento dos últimos anos, a Universidade de Évora preencheu 92% das vagas na primeira fase do concurso nacional de acesso, com a colocação de mais de 1200 novos alunos. Para estes estudantes, contudo, a dificuldade em conseguir alojamento na cidade é uma realidade, situação que há muito já vem sendo verificada pelo estabelecimento de ensino superior alentejano, que tem procurado encontrar soluções.

Segundo a reitora, a própria associação académica, perante a situação, tem manifestado o seu desagrado com a abertura, a cada ano que passa, de mais vagas para os cursos ministrados na universidade, sendo que Ana Costa Freitas não esconde que este é “um problema real”. “Temos cada vez mais alunos na Universidade de Évora, o que é muito bom, mas por outro lado, devíamos ir crescendo cada vez mais, porque faz falta, não só pela Universidade e pelo papel que ela tem, quer no Alentejo, quer na cidade de Évora, é também pelo país, porque um sistema universitário forte é importante para o país no seu conjunto”, comenta.

Em julho de 2018, revela Ana Costa Freitas, a Universidade de Évora procurou concessionar um terreno, junto às piscinas da cidade, para a construção de uma residência que daria resposta a 325 alunos. Contudo, lamenta a reitora, a Câmara Municipal levou muito tempo até aprovar o projeto, sendo que, passados mais de três anos, a licença para a obra ainda não foi emitida. “A empresa (responsável pela obra) só entregou os projetos de especialidades em julho deste ano e agora tem muito tempo para pequenas correções, que a Câmara está sempre a pedir”, adianta. Este, garante, “foi um atraso muito grande”: “tínhamos suposto que, em 2019, se tudo corresse bem, já teríamos mais 325 camas, mas não tínhamos”.

A reitora revela ainda que a Universidade de Évora está desde março à espera para poder fazer pequenas obras na “Messe de Sargentos”, que virá, através de contrato de aluguer à Câmara Municipal, possibilitar mais cerca de 40 camas para estudantes. “Nós é que iríamos suportar os encargos e estamos desde março à espera que alguém, que eu não sei quem é, transite o processo todo para podermos fazer as pequenas obras que são precisas, que não são muitas”, explica, assegurando que “há uma série de burocracias associadas a isto tudo que são um bocado estranhas”. A esperança é que, dentro de um ano, “estes casos sejam desbloqueados”.

A Universidade quis ainda, através de um contrato com a Fundiestamo, empresa instrumental do Grupo Parpública, transformar uma antiga cantina nas Alcaçarias e a antiga Fábrica dos Leões em residências para estudantes, mas o projeto, por não ser rentável, acabou por não passar do papel. “Os silos dos Leões não podiam ser desafetados do edifício, porque a Câmara não autorizou, uma vez que eles não tinham ligação direta à via pública e sem os silos deixava de ser rentável e a Fundiestamo não estava interessada”, explica.

Há agora oportunidade da Universidade de Évora candidatar estes dois edifícios a um concurso do Governo destinado a residências de estudantes. “Penso que teremos algumas hipóteses de ver este assunto resolvido”, diz Ana Costa Freitas, lembrando que a cidade, a crescer, não dá resposta, não só ao alojamento para estudantes, como para muitos investigadores que têm chegado, e que estão para chegar, a Évora.

Ana Costa Freitas espera ainda que as medidas de impulso jovem e adulto e o aviso para as residências possam dar algum fôlego à Universidade de Évora, embora garanta que o Ensino Superior tem sido “muito castigado”, sendo que o financiamento atual está ao nível daquele que era praticado há mais de 25 anos

Com mais de 1.200 novos alunos, o novo ano letivo na Universidade de Évora arrancou com cerca de 80 vagas em camas.

MDM apresenta peça “Silêncios e tanta gente”

O Movimento Democrático de Mulheres apresenta este sábado, dia 23, pelas 21.30 horas, a peça “Silêncios e tanta gente”, no âmbito do Dia Europeu contra o Tráfico de Seres Humanos. O espetáculo sobre ao palco do auditório municipal Ary dos Santos, em Avis. Nesta peça, a Boutique da Cultura e o MDM dão voz às vítimas de tráfico humano, rompendo silêncios sobre a escravatura dos tempos modernos.

Importa referir também que este crime afeta de forma desigual homens e mulheres. Recordando que na Europa as mulheres representam 72% das vítimas, sendo que mais de 90% se destinam à exploração sexual.

Campanha apoia idosos carenciados da região

A campanha de recolha de produtos de higiene para os idosos da região, desenvolvida pelo projeto Tempo Para Dar, da Associação Coração Delta, tem tido boa aceitação por parte dos clientes que se deslocam às lojas Intermarché de Elvas e Campo Maior.

Matilde Cambóias faz parte do Agrupamento de Escuteiros nº158 de Elvas e está a participar na recolha dos produtos. A jovem garante que “algumas pessoas têm contribuído e nós estamos a fazer os possíveis para que corra bem. Estamos a recolher produtos de higiene para os idosos mais carenciados da nossa região e, nestes casos, um pequeno gesto faz toda a diferença”.

Carlos Quelhas, gerente da loja Intermarché de Elvas, refere que, “sempre que necessário, a superfície comercial associa-se a estas campanhas. Esta campanha faz todo o sentido e aproveito para agradecer à Delta e também ao grupo de escuteiros que tem sido incansável”.

A campanha da Associação Coração Delta decorre hoje e amanhã, nas lojas Intermarché dos distritos de Évora e Portalegre.

Alentejo regista mais 51 casos de Covid-19

A região Alentejo registou, nas últimas 24 horas, mais 51 casos de infeção por Covid-19, não havendo mortes a lamentar.

Desde o início da pandemia, a região conta com 39 994 infetados e 1051 mortes.

Portugal regista mais 883 casos Covid e quatro óbitos

Portugal regista hoje, sábado dia 23 de outubro, mais 883 casos de Covid-19 e quatro óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 729 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 274 doentes internados, menos dez, 55 em unidades de cuidados intensivos.

Reguengos de Monsaraz: Três eleitos com pelouros e dois sem

A primeira reunião de câmara do mandato 2021-2025 já decorreu, no Salão Nobre dos Paços do concelho de Reguengos de Monsaraz, tendo como um dos pontos da ordem de trabalhos a atribuição dos pelouros. Marta Prates, presidente da Câmara Municipal, ficou com os pelouros da Educação e Parque Escolar, Juventude, Cidadania e Participação, Saúde, Proteção Civil, Coordenação do Trabalho Autárquico, Coordenação Externa e Transfronteiriça, Agricultura e Desenvolvimento Rural, Espaços Verdes e Defesa do Consumidor.

O vice-presidente, Francisco Grilo, ficou responsável pelos pelouros do Desporto, Finanças, Economia, Turismo e Comércio Local, Recursos Humanos e Formação, Planeamento e Ordenamento do Território, Auditoria e Gestão do Edificado Municipal e Eficiência Energética, Obras Municipais e Urbanismo. O vereador António Fialho tem os pelouros da Ação Social, Cultura e Património, Coordenação do Trabalho Autárquico com as Freguesias, Associativismo, Ambiente (abastecimento de águas, saneamento básico, higiene e limpeza pública e biodiversidade), Frota Municipal, Parque de Máquinas, Trânsito e Mobilidade, Mercado Municipal e Veterinária e Feiras e Mercados.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A presidente da Câmara Municipal propôs à vereadora Esmeralda Lucena o pelouro dos Espaços Verdes e à vereadora Anabela Caeiro os pelouros da Defesa do Consumidor e das Feiras e Mercados, tendo ambas recusado e ficado sem pelouros.

Nesta primeira reunião do executivo foram também definidos os horários de atendimento dos eleitos aos munícipes. Assim, Marta Prates terá o atendimento às terças-feiras das 9h30 às 12h30, Francisco Grilo também às terças-feiras entre as 14h30 e as 17h30 e António Fialho às quintas-feiras das 14h30 às 17h30. As vereadoras Esmeralda Lucena e Anabela Caeiro vão fazer atendimento aos munícipes às quartas-feiras das 14h30 às 17h30.

[/shc_shortcode]

Tertúlia Tauromáquica Elvense promove tauromaquia popular

A Tertúlia Tauromáquica Elvense organiza este sábado, dia 23, pelas 16 horas, uma demonstração de pegas em São Vicente.

Marcam presença os Grupos de Forcados de Santarém, Vila Franca de Xira, Aposentos da Moita, Portalegre, Arronches e Coimbra”, como nos referiu André Piçarra, presidente da Tertúlia. Depois da demonstração, “que vai permitir às pessoas perceber como funciona o treino de um grupo de forcados, realiza-se uma festa no salão da Junta de Freguesia, com Sin Rumbo e Miguel Bravo”.

Esta é a primeira atividade da Tertúlia que, “tal como foi referido na apresentação do nosso grupo, pretende a tauromaquia, sobretudo na vertente mais popular”, garantiu André Piçarra.

A demonstração de pegas está marcada para as quatro da tarde, seguindo-se uma festa com as atuações de Sin Rumbo e Miguel Bravo.

Florista de São Domingos assinala 20 anos

A Florista de São Domingos comemora este sábado, dia 23 de outubro, 20 anos.

Mafalda Bajanca (na foto), proprietária do espaço localizado no Largo de São Domingos, em Elvas, refere que “tem sido muito bom, com altos e baixos, como em todos os negócios, mas sinto-me muito feliz por ter chegado até aqui e, nesse sentido, agradeço a  todos os que por aqui passam”.

A florista dedica-se a vários serviços: “a pandemia tem condicionado um pouco o trabalho mas, ultimamente, tenho feito muitos casamentos. Há os funerais, infelizmente, em que as pessoas contam com o meu trabalho e a minha colaboração. Temos os aniversários e diversas festas. Depois temos a facilidade de fazer entregas, onde já vivemos momentos muito engraçados”.

Mafalda garante que gosta de “ter sempre novidades, apresentar coisas bonitas e deixar sempre algum sentimento naquilo que faço. Felizmente sinto-me muito realizada naquilo que faço. Todos os dias recebemos flores frescas mas temos também flores artificiais e secas. Temos uma grande panóplia de artigos e serviços”

A florista funciona, no Largo de São Domingos, das 9.30 horas às 13 horas e das 14.30 às 19 horas, sendo que o funcionamento adequa-se ao trabalho existente. O contacto para encomendas é o 964005052.

Campo Maior mantém situação epidemiológica

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, não se verificaram novos casos de Covid-19 no concelho de Campo Maior.

Sendo assim, 738 dos 752 casos confirmados já estão curados, existindo hoje dois casos ativos no concelho.

Executivo elvense reúne com população de São Vicente e Santa Eulália

Foto arquivo

A Câmara Municipal de Elvas vai realizar uma reunião com a população da freguesia de São Vicente e Ventosa, este sábado, dia 23, pelas 14 horas, no Pavilhão Multiusos.

Neste dia, pelas 18 horas, reúne com a população de Santa Eulália, na Praça do Repuxo.

A reunião é aberta a toda a população, e tem como objetivo ouvir os residentes sobre questões ou projetos que possam ter para a sua freguesia.

A auscultação da população é importante para o executivo planear o investimento para o próximo ano, tentando dar resposta a algumas situações existentes nestas freguesias do concelho.

Euromilhões com jackpot de 40 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, vai contar com um jackpot de 40 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave de ontem.

Em Portugal saiu um segundo prémio, no valor de 359 mil euros e dois terceiros prémios, de 13.900 euros.

A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 12, 17, 22, 33 e 39 e pelas estrelas 2 e 12.

Detido em Monforte por exercício da caça ultrapassando os quantitativos legais

O Comando Territorial de Portalegre, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Elvas, deteve na passada quinta-feira, dia 21, um homem de 49 anos por caça ultrapassando os quantitativos legais, na localidade de Monforte.

No decorrer de uma ação de fiscalização, os elementos do NPA detetaram o caçador a efetuar o ato venatório em terreno não ordenado, ultrapassando os quantitativos de caça ao coelho, o que culminou na sua detenção e na apreensão de uma caçadeira; 16 cartuchos com múltiplos projéteis; nove cartuchos vazios e uma cartucheira.

O detido foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Portalegre.

A GNR salienta que a gestão das populações de coelho-bravo, assume importância estratégica no âmbito do usufruto sustentado deste recurso, procurando que os seus níveis populacionais garantam simultaneamente quantitativos cinegéticos num quadro de um aproveitamento multifuncional de uma propriedade, sem comprometer os equilíbrios ecológicos existentes.

“O Elvas” voa para os Açores

A equipa de “O Elvas” voa, na manhã deste sábado, de Lisboa para Ponta Delgada, num fim-de-semana em que joga no domingo ao meio dia (hora do continente) com o Sporting Ideal, na quarta jornada da Série E do Campeonato de Portugal.

A equipa saiu do Estádio Municipal às duas da madrugada e três horas depois já estava no Aeroporto Humberto Delgado, donde descolou às 7 horas, para um voo de duas horas e meia.

O treinador Pedro Canário convocou 17 jogadores: David, Pedro Vítor, Kiko Miranda, Leonardo, Canoa, Emerson, Alex, Oleg, João Ferreira, Diogo Pereira, Carapinha, Luís Dias, Luís Pereira, João Borges, João Carlos Lopes, Charlisson e Matheus.

O dirigente José Carlos Gonçalves chefia a comitiva, que integra ainda os treinadores José Maia e Ricardo Carvalho, o enfermeiro Carlos Mendes e o técnico de equipamentos José Bonifácio.