Temos uma campeã

Temos uma campeã. Seja qual for o lugar na Volta, a Vanessa Rodrigues (na foto com o pai Hermenegildo Rodrigues) já é uma campeã pois participar na 1ª volta ciclista feminina a Portugal já é um feito enorme. Parabéns à jovem elvense.

António Ferreira Góis

Diretor da Rádio ELVAS

Filme “O Esquadrão Suicida” no Auditório São Mateus

O filme “Esquadrão Suicida 2”, para maiores de 16 anos, é exibido esta sexta-feira, dia 3 de setembro, pelas 21.30 horas, no Auditório São Mateus, em Elvas.

O esquadrão está numa missão de busca e destruição, na qual podem apenas contar com o Coronel Rick Flag para os orientar e com a tecnologia governamental de Amanda Waller nos seus ouvidos.

Os bilhetes para a sessão podem ser adquiridos, meia hora antes da sessão, na bilheteira do Auditório São Mateus, ou em ticketline.pt.

Raquel Trabuco foi segunda no Cross de Monesterio

A atleta elvense Raquel Trabuco foi segunda classificada no Cross de Monesterio, que decorreu no passado sábado, dia 28, com um tempo de 10 minutos e 41 segundos. Em primeiro lugar ficou Sandra Schenkel e em terceiro Natalia Guardado.

Em masculinos, a prova foi liderada do início ao fim por Bruno Paixão, do Beja Atlético Clube, que terminou com um tempo de 8 minutos e 36 segundos, a apenas sete segundos do seu recorde pessoal.

Elvense Daniela Bairua é jovem promessa no mundo da dança

Daniela Bairua (na foto), de 22 anos, é natural de Elvas e licenciada em dança, pela Escola Superior de Dança.

Daniela Bairua estreou-se no Festival A Salto, no passado fim-de-semana, com o espetáculo ”Roncador”, da companhia Raiz di Polon. Sobre esta oportunidade, a bailarina explica que surgiu através da “Cátia Terrinca que me disse que gostava muito que eu participasse e parece-me que esta colaboração com o coreógrafo ainda vai dar frutos”.

A jovem pretende, no futuro, explorar “a parte da criação artística e continuar a estudar, uma vez que estou inscrita no mestrado em criação coregráfica e práticas profissionais”.

Daniela Bairua terminou, recentemente, a licenciatura em dança, pela Escola Superior de Dança e estreou-se, no passado fim-de-semana, no Festival A Salto em Elvas.

Estremadura espanhola tem mais 161 infetados por Covid

A Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 161 novos casos de Covid-19 e duas mortes.

Registaram-se mais oito internamentos e 13 pessoas tiveram alta hospitalar, num total de 129 pessoas hospitalizadas, 16 em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

PSP de Elvas detém homem na posse de 193 doses de haxixe

Um homem de 35 anos foi detido pelos agentes da Divisão Policial de Elvas da Polícia de Segurança Pública (PSP), depois de ter sido intercetado na posse de 96,4 gramas de haxixe, o equivalente a 193 doses individuais.

Foram-lhe ainda apreendidos 40 euros, por haver fortes suspeitas de que o mesmo se encontra relacionado com a atividade ilícita.

O detido foi constituído arguido e sujeito a Termo de Identidade e Residência, aguardando as posteriores diligências processuais do processo em liberdade.

Raid Club El Corzo decorre em Badajoz

O Raid Club El Corzo realiza-se no próximo sábado, dia 4, em Badajoz, com provas de 40, 60 e 80 quilómetros.

De acordo com a Federação Equestre Portuguesa, os cavaleiros portugueses podem qualificar os seus cavalos nesta prova. Por outro lado, está a ser feito um protocolo com a Federação Hípica Estremenha com o intuito de estreitar relações entre Federações, visando o intercâmbio de conjuntos, sempre a pensar num compromisso do benefício dos cavaleiros e dos seus cavalos assim como a qualidade e êxito das Comissões Organizadoras

Alentejo tem mais 119 casos Covid e duas mortes

A região Alentejo registou, nas últimas 24 horas, 119 novos casos de infeção por Covid-19 e duas mortes, sendo que 26 destes novos casos dizem respeito ao dia de ontem, uma vez que, de acordo com o boletim da DGS, devido a um constrangimento informático, não foram incluídos no relatório.

Desde o início da pandemia, a região conta com 37.450 infetados e 1008 mortes.

Reportados mais 2830 casos Covid e nove mortes em Portugal

Portugal regista esta quinta-feira, 2 de setembro, mais 2.830 casos de Covid-19 e nove óbitos associados à doença.

Por um constrangimento informático, os dados reportados no boletim epidemiológico de ontem da Direção-Geral da Saúde, não incluíram um total de 848 casos positivos, que vêm refletidos no relatório de hoje, assim distribuídos: 407 no Norte, 160 no Centro, 208 em Lisboa e Vale do Tejo, 26 no Alentejo, 36 no Algarve, dois nos Açores e nove na Madeira.

As nove mortes ocorreram três em LVT, duas no Centro, duas no Alentejo, uma no Norte e uma no Algarve. A maior parte dos 2830 novos casos divulgados hoje localiza-se 1075 (38%) no Norte, 854 (30%) em LVT, 472 (17%) no Centro e 270 (10%) no Algarve.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 2137 casos de recuperação. Hoje, há 43.957 casos ativos de infeção, mais 684 do que ontem. Encontram-se, atualmente, 695 doentes internados nos hospitais do país, mais 14 que ontem, 140 nos cuidados intensivos (mais nove).

Desde o início da pandemia, morreram 17.766 pessoas no país, vítimas de Covid-19, e foram identificados 1.042.322 casos de infeção. Ao todo, há 980.599 doentes recuperados da doença em Portugal.

Candidato do BE a Campo Maior acusa PS de só apresentar obras no final do mandato

José Carlos Soares, o candidato pelo Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal de Campo Maior, nas autárquicas do próximo dia 26, acusa o atual executivo, sob gestão do PS, em final de mandato de, durante quatro anos, nada ter feito.

As obras, diz ainda, apareceram apenas nestes últimos meses, já em tempos de campanha, para as eleições. “Não se fez completamente nada em Campo Maior e, agora, nos últimos dois três meses, aparecem obras, muito bem feitas, atenção, só que já deviam ter sido feitas há muito mais tempo. Não é agora, em tempo de eleições, que vão fazer obras, para ganhar votos”, alega.

Por outro lado, para o candidato do BE, a obra da estrada 373, que liga Campo Maior a Elvas e a Arronches, já devia ter sido iniciada, bem como a “variante entre Campo Maior e a estrada do Retiro, que vai ligar à Plataforma Logística”, em Badajoz. “Essa estrada já devia ter começado em dezembro de 2020 e, até agora, não há obra nenhuma”.

Ainda assim, José Carlos Soares aponta duas obras que considera que foram bem feitas, nos últimos tempos: “a renovação de casas na vila velha e o centro de inteligência, que está a ser construído”.

Quanto à intervenção da fortificação abaluartada, que considera ser uma “grande obra”, “muito bonita”, José Carlos Soares assegura que a mesma devia ter sido realizada antes de 2017. Agora, garante, resta perceber se vai atrair, como se espera, os turistas até à vila.

“Promover emprego” no concelho de Campo Maior, garante ainda o candidato, é um dos principais objetivos do Bloco de Esquerda: “emprego que não seja precário, porque isso estamos nós fartos”. Garante que são muitos os jovens a deixar a vila, alguns até a emigrar, por não haver emprego, para além da Delta Cafés e da Hutchsinon.

José Carlos Soares, de 60 anos, é natural de Bragança, mas reside em Campo Maior há já 21 anos. Já foi candidato à presidência da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, em 2017. Agora, é cabeça de lista do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal.

Elvense corre na 1ª Volta a Portugal em Bicicleta Feminina

Foto: Paulo Vasques Photography

A elvense Vanessa Lavadinho Rodrigues (na foto), da Equipa Feminina 5Quinas / Município de Albufeira, está a participar na 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta Feminina, que arranca esta quinta-feira, dia 2, em Almada.

A prova conta com um percurso total de 259,3 quilómetros, divididos por quatro etapas, e termina domingo, dia 5.

Trânsito condicionado nas ruas de Campo Maior e Matadouro

O trânsito nas ruas de Campo Maior (na foto ao lado) e do Matadouro, no Bairro da Boa-Fé em Elvas, encontra-se condicionado esta quinta-feira, 2 de setembro.

As limitações de circulação naquelas ruas devem-se aos trabalhos de requalificação do pavimento, com o alcatroamento dos dois arruamentos.

Campo Maior regista oito recuperações de Covid-19

Campo Maior não regista esta quinta-feira, 2 de setembro, novos casos de Covid-19. Por outro lado, foram reportadas, nas últimas 24 horas, oito recuperações da doença.

Há agora 23 casos ativos de infeção, no concelho, num total de 723 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Campo Maior, já recuperaram 689 pessoas e morreram 11.

Candidato pelo BE à Câmara de Campo Maior em entrevista na Rádio ELVAS

O candidato pelo Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal de Campo Maior, José Carlos Soares, nas eleições autárquicas de dia 26, vai estar esta quinta-feira, 2 de setembro, em entrevista, na Rádio ELVAS e Rádio Campo Maior.

Na entrevista, conduzida por António Ferreira Góis, para acompanhar depois do noticiário do meio-dia, José Carlos Soares terá oportunidade de dar a conhecer, entre outros temas, as diretrizes da sua candidatura, as ideias que tem para o concelho e os nomes daqueles que integram as listas do partido.

Oficina José Alfredo no “Retoma da Economia”

A Oficina de Reparação Auto – José Alfredo está localizada na Rua Dr. Mário Cidrais, na Boa-Fé, em Elvas, há seis anos.

Desde os seus 14 anos a trabalhar na reparação automóvel, o proprietário da oficina, José Alfredo refere que foi o gosto por esta área, desde muito cedo, que o levou a abrir o seu próprio negócio.

Dos serviços prestados, destaca-se a reparação de todo o tipo de viaturas automóveis, ao nível da mecânica em geral, a nível elétrico, bem como a limpeza de faróis e, recentemente, a higienização interior, da viatura, com uma máquina de ozono.

A Oficina de Reparação Auto- José Alfredo está hoje em destaque no programa “Retoma da Economia”, na Rádio ELVAS. Pode ouvir a entrevista completa, aqui:

Médio e guarda-redes reforçam plantel de “O Elvas”

O médio António Conceição, de 23 anos, e o guarda-redes Pedro Vítor, de 20 anos, reforçam o plantel de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos, que disputa a Série E do Campeonato de Portugal. Ambos os jogadores já estão integrados, desde esta semana, no grupo treinado por Pedro Canário, que só tem jogo no dia 11, na receção ao Sacavenense para a Taça de Portugal.

António Conceição é um futebolista com sete épocas na formação de “O Elvas” e vem do Vila Cortez, um clube do distrito da Guarda. Preferencialmente, faz posições no meio-campo.

Pedro Vítor, um luso-brasileiro, chega do Lank Vilaverdense, depois de ter passado por dois emblemas históricos do Rio de Janeiro: Flamengo e Fluminense. Chegou a Portugal na temporada passada, vindo dos sub-20 do “Fla”. A Direção azul-e-ouro confia que pode ser uma alternativa competitiva a David, na baliza raiana.

Dia Nacional das Bandas Filarmónicas assinalado em Nisa

O Dia Nacional das Bandas Filarmónicas vai ser assinalado sábado, na Praça da República de Nisa, com a projeção de um vídeo que conta com atuações das diversas bandas do distrito.

Miguel Batista, presidente da Federação de Bandas Filarmónicas do distrito de Portalegre, refere que “este evento vai apresentar um vídeo, já gravado, com 13 bandas filarmónicas que vão interpretar um tema alentejano ou de um compositor alentejano”.

Quando questionado sobre a atual situação das bandas do distrito, depois das paragens relacionadas com a Covid-19, o presidente da Federação refere que “o segundo confinamento foi bastante nefasto para todos”.

Dia Nacional das Bandas Filarmónicas assinalado com a projeção de um vídeo, na Praça da República de Nisa, no próximo sábado, às 21 horas.

No final, atua a Filarmónica Sénior do Alto Alentejo.