Skip to content

Outubro é Mês da Música em Elvas com três concertos no Auditório São Mateus

Elvas volta a celebrar o Mês da Música com três concertos no Auditório São Mateus, ao longo de outubro.

A iniciativa, que este ano chega à sua 21.ª edição, arranca na quinta-feira, 1 de outubro, no Dia Mundial da Música, e apresenta propostas que atravessam diferentes linguagens e universos musicais.

“Empatia – Reflexões Sonoras” assinala Dia Mundial da Música

A programação começa na quinta-feira, às 19h00, com o concerto “Empatia – Reflexões Sonoras”, pela Orquestra Ibérica.

Segundo Luís Zagalo, diretor artístico deste ciclo de concertos, esta 21ª edição mantém uma iniciativa que, à exceção do período da pandemia, tem marcado regularmente a programação cultural da cidade. “Este ano, a primeira proposta que trazemos é a comemoração do Dia Mundial da Música, a que nos associamos mais uma vez, com um concerto que vai estrear intitulado ‘Empatia, Reflexões Sonoras’”, explica.

O espetáculo parte de uma frase da escritora Anaïs Nin — “nós não vemos as coisas como elas são, nós vemos as coisas como nós somos” — e pretende proporcionar ao público um momento de reflexão em torno da empatia.

“Temos provas mais do que suficientes para perceber que quando nos afastamos muito dela (empatia), normalmente é escrita uma das páginas mais obscuras da própria história”, sublinha Luís Zagalo, defendendo a necessidade de “reciclar e renovar” esta dimensão humana.

“Ecos da Planície” junta Ensemble Ibérico e Luís Trigacheiro

O segundo momento deste Mês da Música acontece a 18 de outubro, domingo, às 18h30, com “Ecos da Planície”, pelo Ensemble Ibérico, que convida o cantor Luís Trigacheiro. O espetáculo conta ainda com a participação especial do Coro Juvenil da Academia de Música de Elvas.

“Ecos da Planície” foi também o título da banda sonora composta por Luís Zagalo para um filme de Carlos Crespo, remetendo para a identidade e as características particulares do Alentejo.

“É um concerto que associa por um lado a tradição e por outro lado a contemporaneidade”, destaca o diretor artístico. Para Luís Zagalo, a presença de Luís Trigacheiro permite reforçar essa ligação à região, considerando-o “porventura a voz que melhor expressa, no Portugal contemporâneo, o Alentejo”.

“Tocando Portugal II” estreia-se em Elvas

A programação encerra a 24 de outubro, sábado, às 21h30, com “Tocando Portugal II”, pelo Rumos Ensemble. O espetáculo será apresentado em estreia absoluta em Elvas e assume um formato multimédia.

O projeto dá continuidade a “Tocando Portugal”, iniciativa que levou o Rumos Ensemble a 22 países de quatro continentes, num percurso que incluiu cerca de uma centena de concertos.

De acordo com Luís Zagalo, o segundo volume tem vindo a ser preparado pelo grupo ao longo do último ano e terá em Elvas a sua primeira apresentação.

“É com imensa alegria que posso dizer que este ‘Tocando Portugal Vol. 2’, que é, na verdade, um concerto multimédia, vai ser estreado, e não apenas estreado, mas é uma estreia absoluta, em Elvas”, afirma.

Depois da apresentação na cidade, o projeto prossegue a sua digressão por várias cidades portuguesas e tem já previstos concertos internacionais, nomeadamente em Itália e na Coreia do Sul.

Bilhetes e organização

Os bilhetes para os espetáculos de 18 e 24 de outubro podem ser adquiridos através da Ticketline ou, uma hora antes do início dos concertos, no Auditório São Mateus. O concerto de quinta-feira tem entrada gratuita.

Organizada pela Câmara Municipal de Elvas, com direção artística de Luís Zagalo, a 21.ª edição do Mês da Música conta com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Direção-Geral das Artes, do Ministério da Cultura, Juventude e Desporto e do Ensemble Ibérico.

Ao longo de três concertos, o ciclo propõe assim um percurso entre a reflexão sobre a empatia, a identidade musical alentejana e a valorização da música portuguesa, reforçando o Auditório São Mateus como palco de encontro entre diferentes públicos, artistas e linguagens musicais.

Compartilhe este artigo: