
A Câmara Municipal de Elvas reuniu na quarta-feira, em sessão do executivo, aprovou um conjunto alargado de propostas nas áreas do turismo, cultura, desporto, ação social, juventude e gestão municipal.
Entre os assuntos aprovados, por unanimidade, estiveram a abertura excecional dos espaços turísticos a 10 de agosto, bem como várias cedências de espaços municipais, nomeadamente no Castelo de Elvas para a apresentação do livro “Sem Expectativas”, de Jasmine Nascimento, e para uma sessão promovida pela professora Claudina Brito. Foi ainda aprovada a cedência do Forte da Graça para filmagem de um videoclip, do Auditório São Mateus para uma reunião de sensibilização dos Alcoólicos Anónimos de Portugal e a ratificar a cedência da Casa da Cultura para as comemorações do 25.º aniversário da Rádio Elvas.
No domínio cultural, o executivo deliberou sobre a realização da Feira da Páscoa de Elvas, do III Festival de Cinema ao Ar Livre, do Festival de Bandas Filarmónicas do Alto Alentejo “Manuel Caldes e Vilar Pires” e das comemorações do 5.º Centenário do Casamento da Infanta D. Isabel de Portugal com o Imperador Carlos V. Foram ainda aprovados o Regulamento Interno e a Política de Incorporações do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), bem como o regulamento do Conselho Municipal de Cultura e Turismo, este último por maioria.
A área da juventude e do desporto contou igualmente com várias propostas, entre as quais a realização do Festival da Juventude e Académico de Elvas 2026, do Elvas Cup e do Badajoz Throwdown 2026, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, e do 30.º Torneio da Malha do concelho de Elvas “João Brioso”. Foram ainda aprovadas diversas cedências de campos, pavilhões e transportes a associações e clubes do concelho.
O executivo aprovou também a realização do Orçamento Participativo de Elvas 2026, o Festival Idade de Ouro 2026, viagens para idosos, por maioria, e o programa de viagens à praia.
No plano da organização interna e gestão municipal, foram aprovados o Código de Conduta do Município de Elvas.
A reunião incluiu ainda contratos interadministrativos, autos de transferência de competências e diversas propostas de cooperação e apoio logístico a iniciativas locais e transfronteiriças, reforçando o compromisso do Município com o desenvolvimento sustentável e a dinamização do concelho.
A proposta para criação de Polícia Municipal ou Corpo de Guardas Noturnos, foi reprovada, por não ter condições técnicas para aprovação, tendo sido também reprovada a aquisição de uma lavadora/varredora através de aluguer operacional, ao abrigo de acordo-contrato, por estar prevista em candidatura a elaborar pelo Município. Reprovada ainda a proposta de retirada da estrutura de sombreamento na Rua de Alcamim, Travessa de Alcamim e Rua da Feira.















