
O percurso completo do Roteiro Literário “Levantado do Chão” volta a ser percorrido entre os dias 27 de fevereiro e 1 de março.
Este roteiro literário interliga os concelhos de Lisboa, Montemor-o-Novo e Évora, através de uma rede de percursos composta por três percursos temáticos, que se dividem em duas Grandes Rotas e três Pequenas Rotas, abrangendo quase 30 pontos de interesse interpretativo sobre a obra “Levantado do Chão”, de José Saramago.
Esta é uma iniciativa que convida os leitores de José Saramago a percorrer os lugares que inspiraram o romance que narra a vida dos lavrenses e dos trabalhadores rurais alentejanos durante o Estado Novo. O objetivo deste roteiro “é dar a conhecer os espaços reais onde ocorrem os episódios mais marcantes do romance, contextualizando a história, a vida dos montemorenses e os acontecimentos sociais e políticos que moldaram a narrativa”, explica Joana Sofio, técnica do projeto “Levantado do Chão”.
Ao longo do percurso, os participantes contactam com 27 pontos de interesse interpretativo, distribuídos por três grandes temas: “a repressão no Alentejo durante a ditadura, a resistência e a luta dos trabalhadores agrícolas e ainda os lugares e pessoas que marcaram a estadia de Saramago em Lavre”.
Durante três dias, esta viagem literária “passa pelo concelho de Montemor-o-Novo, por Santiago do Escoural, São Cristóvão, São Geraldo, Ciborro e Lavre, e também pelas cidades de Lisboa e Évora”. “É uma experiência imersiva, pensada para quem aprecia a literatura, a história, o património e, naturalmente, a obra de José Saramago. O roteiro destina-se a todos os leitores e curiosos que desejem compreender melhor o contexto da obra e viver uma aproximação única ao universo saramaguiano no Alentejo”, diz ainda a responsável.
Os interessados em participar devem realizar a sua inscrição através do e-mail apoio@josesaramago.org, onde também podem obter todas as informações e garantir a reserva para “esta viagem literária inesquecível”.













