
A Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro de Elvas promove, ao início da noite do próximo sábado, 13 de dezembro, o primeiro Encontro Coral do “Natal de Elvas”.
Para este espetáculo a ter lugar na antiga Sé de Elvas, a partir das 18 horas, o Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas convidou a Sociedade Filarmónica União Agrícola de Pinhal Novo. Com este iniciativa, explica o maestro do coral e presidente da associação, Vasco Almeida, procura-se promover “uma nova atividade cultural”, com o objetivo de conduzir diferentes coros, nesta época do Natal, até Elvas. “Vem-nos trazer outros cantos, para alguns são desconhecidos”, adianta o responsável, assegurando que, com a iniciativa, também se procura “criar um certo convívio”.
O espetáculo conta com atuações individuais, com Coral Públia Hortênsia de Castro e Sociedade Filarmónica da União Agrícola a unirem-se, no final, para interpretar, em conjunto, o tradicional “Natal de Elvas”. Este será um momento verdadeiramente especial, reunindo cerca de 85 vozes (60 do Pinhal Novo e 25 do Coral Públia Hortênsia de Castro), acompanhadas por 15 músicos da orquestra.
No fim de semana seguinte, no dia 21 (domingo), pelas 16 horas, o Coral Públia Hortênsia de Castro junta-se à Banda 14 de Janeiro, também na Sé de Elvas, para o concerto “Entre Vozes e Instrumentos… O Natal”: “um espetáculo diferente, com momentos alternados entre banda e coro, e depois de forma conjunta cantaremos várias peças de Natal”.
Para além destes dois concertos, os elementos do Coral irão ainda, nos próximos dias 17 e 18 de dezembro, animar, respetivamente, os utentes do Hospital de Santa Luzia e do Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha.
A entrevista completa a Vasco Almeida, não apenas sobre os espetáculos de Natal do Coral Públia Hortênsia de Castro, assim como sobre os workshops de canto com Sandra Medeiros e os novos elementos do grupo, para ouvir no podcast abaixo:















