Skip to content

“Elvas Cidade Natal” com 180 iniciativas e muita “magia” e animação do primeiro ao último dia

Elvas já se prepara a todo o ritmo para, muito em breve, se transformar, pelo quarto ano, numa “Cidade Natal”. A Praça da República e a Rua da Cadeia voltam a ser o centro das muitas atividades que irão ser dinamizadas ao longo do evento, promovido pela Câmara Municipal, entre os dias 28 de novembro e 4 de janeiro.

Pela primeira vez, “Elvas Cidade Natal”, que terá o barco do gelo como uma das principais novidades no que toca às atrações para miúdos e graúdos, conta com animação desde o primeiro ao último dia. Ao barco juntam-se as já conhecidas rampa e pista de gelo e o carrossel parisiense, sem esquecer a já habitual Feira de Natal.

A quarta edição do evento foi apresentada na manhã desta terça-feira, 18 de novembro, na Casa da Cultura, por Cláudio Monteiro, chefe de gabinete do presidente da Câmara de Elvas, que começou por destacar as 180 iniciativas programadas e distribuídas por 25 espaços da cidade. “Vamos ter iniciativas de âmbito cultural, os tradicionais concertos, workshops, exposições, atividades no âmbito da literatura. Vamos também ter um grande espetáculo e um workshop de magia, um concerto à luz das velas, o presépio ao vivo”, revela.

No âmbito desportivo, Cláudio Monteiro destaca “algumas caminhadas, campeonatos de padel e ténis”, para além de demonstrações de rugby e futebol. “Vamos ter aqui os petizes de ‘Os Elvenses’ e de ‘O Elvas’ e vamos ter também ações de sensibilização e de voluntariado”, adianta o responsável.

No Coliseu, haverá espetáculos para todos os gostos e idades, como o concerto de “Em Casa d’Amália”, o já famoso encontro de roncas (“Viver a Tradição”) e o Circo Mágico de Natal. “Mas vamos ter outros espetáculos: vamos ter bailados, peças de teatro”, adianta Cláudio Monteiro.

Envolvidas em todas as atividades da programação estão “cerca de quatro mil pessoas”. “Este é um evento que é para a família, mas é também o evento em que consegue envolver mais elvenses na sua organização”, assegura o chefe de gabinete.

Relativamente à iluminação de Natal, o antigo vereador da Câmara Municipal de Elvas revela que a autarquia procurou “reforçar” essa componente, dado que, desta feita, serão abrangidas a zona do castelo, a Avenida Garcia de Orta e a Rua de Évora.

Por outro lado, foi também feita uma “forte aposta” na ativação da marca “Elvas Cidade Natal”. “No ano passado nós triplicámos o número de visitantes e turistas, portanto, este ano acreditamos que ainda vamos ter mais. Nesse sentido, a Câmara decidiu apostar na ativação de marca através de influencers, figuras públicas, também em parceria com o centro comercial El Faro, com o grupo El Corte Inglés, com rádios e televisões nacionais, para além dos órgãos de comunicação social locais”, revela o responsável. Confiante que, durante o evento, irão passar por Elvas mais de 250 mil pessoas, Cláudio Monteiro acredita que, para esses números irá contribuir o próprio calendário, com os feriados de 1 e 8 de dezembro à segunda-feira.

No evento, o investimento feito pela Câmara Municipal ronda “entre os 250 e os 300 mil euros”, com certezas que o retorno “será muito maior”. “O retorno que a Câmara espera, para além da divulgação, é que os visitantes possam contribuir e deixar dinheiro no comércio local, nas unidades hoteleiras, nos restaurantes, em tudo”, diz Cláudio Monteiro, que lembra que “Elvas Cidade Natal” é “muito mais do que aquilo que está na Praça da República ou na Rua da Cadeia, isto é, a Feira de Natal”. “O objetivo é que as pessoas possam conhecer o nosso património, porque nós temos aqui um fator importante: nós temos sempre o selo do Património da UNESCO. O nosso objetivo é divulgar, queremos ter um atrativo turístico nesta época, e nós temos conseguido, porque convém frisar que ‘Elvas Cidade de Natal’ é o maior evento a nível do Alentejo e da Extremadura no que concerne ao Natal. Portanto, vamos na quarta edição e é esse o retorno que a Câmara quer: divulgar o seu património, mas também dinamizar o comércio, o turismo e a cultura local”, remata.

Este ano, com uma iniciativa especial dedicada às unidades hoteleiras do concelho, com a oferta de vouchers aos clientes, para usufruir nas atrações do evento, “Elvas Cidade Natal” pretende, para além de ajudar a dinamizar a economia local, revelar-se uma “experiência única e mágica” para elvenses e visitantes.

Confirmadas já, em Elvas, por ocasião do evento, estão as presenças dos atores Catarina Nifo, João Bettencourt e Catarina Rebelo, que integram o elenco da novela “A Protegida”, gravada na cidade e ainda em exibição na TVI.

A sessão de apresentação do evento contou com a colaboração de Raquel Pirota e Catarina Dias, da associação juvenil Arkus, que darão vida, ao longo do evento, a duas “duendes”.

Compartilhe este artigo: