
Consolidando-se como um espaço de partilha, diálogo e valorização da literatura nas suas múltiplas expressões, o ALERtejo, o Encontro Literário de Elvas, está de regresso, entre sexta-feira e domingo, de 24 a 26 de outubro, para a sua segunda edição.
Aproximar autores e leitores é a principal premissa do evento, que volta a reunir, em vários espaços da cidade, como o Hotel Vila Galé, a Casa da Cultura e o Stand’Arte, escritores da região (Elvas, Campo Maior, Badajoz e Olivença), mas também com reconhecimento a nível nacional.
A programação desta segunda edição do ALERtejo, segundo explica Elizabete Agostinho, uma das responsáveis pela organização, foi delineada a pensar nos elvenses, com momentos para diferentes gostos e faixas etárias, depois do sucesso da iniciativa, no seu “ano zero”. “Nunca se tinha realizado um evento literário desta natureza e, no ano passado, serviu um bocadinho para se perceber qual era a recetividade dos elvenses. A indicação que tivemos é que, efetivamente, havia muita vontade e uma grande apetência por este tipo de eventos. Portanto, quando pensámos na programação deste ano do ALERtejo, fizemo-la, sobretudo, a pensar nas pessoas, no que é que os elvenses gostariam de ter disponível num encontro literário”, assegura.
Hoje em dia são já muitos os encontros literários realizados em todo o país, mas em menor escala no que diz respeito ao interior e às zonas mais rurais. Partindo daí, revela a responsável, procura-se ao longo deste ALERtejo “discutir a posição de Elvas, o território raiano e as suas especificidades. Toda a programação está muito ligada a esta questão de identidade, de localização e do território específico de Elvas, que tem estas especificidades, estas influências das localidades vizinhas”, assegura Elizabete Agostinho.
Várias tertúlias, para debater temas como o papel das bibliotecas e dos clubes de leitura na divulgação e promoção da literatura; um ateliê de artes plásticas, com Joana Gancho e António Pereira, para os mais novos; um almoço literário com Francisco Moita Flores, para “quem gosta de aliar a gastronomia a um bom livro”; e conversas com diferentes autores e apresentações de livro são os principais ingredientes do evento, para além de uma Feira do Livro e a apresentação da segunda edição do Concurso Literário Paula Calado.
O arranque do evento acontecerá na sexta-feira, dia 24, pelas 21 horas, com um momento musical e a tertúlia “O Falar Alentejano”, no Hotel Vila Galé. Das várias conversas com autores previstas, Elizabete Agostinho destaca as sessões com Nuno Duarte, vencedor do Prémio Leya 2024 com o livro “Pés de Barro”, e com Álvaro Curia, a propósito do lançamento do seu novo livro, “No Brasil não há Leões”.
As entradas no evento são totalmente gratuitas, exceção feita apenas ao almoço literário com Francisco Moita Flores, que encerra a programação deste segundo ALERtejo no domingo, dia 25. Os interessados devem fazer a sua inscrição através do email alertejoencontroliterario@gmail.com.
A programação completa do evento para conhecer abaixo:
24 de Outubro
Hotel Vila Galé
21h00 – Abertura do Alertejo – Encontro literário de Elvas
Tertúlia “O Falar Alentejano” – com Fernando Fitas, José Gonzalez Carrillo e Nuno Franco Pires
Acompanhamento musical de Miguel Rondão e Gabriel Zuna (Os Tutimeia)
25 de Outubro
Casa da Cultura
10h30 – Abertura da Feira do Livro / Atelier de artes plásticas “Os Avós, histórias contadas, memórias desenhadas”, com Joana Gancho e António Pereira
11h30 – Apresentação da 2ª edição do Concurso Literário Paula Calado – Por Teresa Guerreiro, Tânia Morais Rico e Elisabete Matias com leitura de textos vencedores da edição anterior
11h45 – Tertúlia “O papel das bibliotecas do interior do país na divulgação da literatura” – Com Teresa Guerreiro (Biblioteca Escola Secundária D. Sancho II de Elvas), Patrícia Marques (Biblioteca Municipal de Marvão), Fátima Bonzinho (Coordenadora da Rede de Bibliotecas Interconcelhia), Susana Farinha (Biblioteca Municipal de Sousel)
15h00 – Colóquio “1524: Las Juntas de Badajoz y Yelbes” coordenado por Lorenzo J. Blanco Nieto e Sara Espino com a participação de Elisabete Fiel
16h00 – Apresentação do livro “No Brasil não há Leões”, de Álvaro Curia do “Literacidades”
17h00 – Conversa com o Escritor Nuno Duarte, autor do livro “Pés de Barro”, vencedor do Prémio Leya 2024
Stand’Arte
21h00 – Encontro de poesia raiana com participantes de Elvas, Badajoz, Campo Maior e Olivenza – Com Idaulina Borrega, Filomena Correia, José Soitino, Julian Portillo, Faustino Lobato, António Castro, Maribel Bazaga, Emilia González, Carmen Martins Ezequiel, César Magarreiro, Claudina Brito, Diogo Malin, Isabel Figueira, Jú Laranjeira e Maria Vicente
26 de Outubro
Casa da Cultura
10h30 – Apresentação do livro “Y se quedarán los pájaros cantando” de António Castro Sanchéz
11h30 – Apresentação do livro bilingue “Notas para não esconder a luz”, de Faustino Lobato Delgado
12h30 – Tertúlia “O papel dos clubes de leitura na divulgação da literatura” – Com Rosária Casquinha Silva, Patrícia Cerutti e Vitória Medalhas
Restaurante Golden Hour
13h30 – Almoço literário com o escritor Francisco Moita Flores (preço: 25 euros. Inscrições através do email alertejoencontroliterario@gmail.com)