Skip to content

Casa-Museu José Régio recebeu conferência “Agustina Régio, uma amizade singular”

A Casa-Museu José Régio, em Portalegre, recebeu no passado dia 2 de outubro a conferência “Agustina Régio, uma amizade singular”, apresentada por Mónica Baldaque.

Um encontro bastante participado, centrado na correspondência trocada entre José Régio e Agustina Bessa-Luís, uma edição de 2024 da Relógio d’Água, com prefácio da conferencista.

Para além da dimensão da amizade vivida entre os dois e alimentada por esta correspondência, Mónica Baldaque partilhou ainda memórias pessoais enquanto testemunha privilegiada da vida da mãe, enriquecendo o momento com recordações únicas.

Houve ainda referência à Arca do Bragal da Sibila, oferecida por Mónica Baldaque à Casa Museu, por ter sido uma peça que José Régio escolheu para Agustina, como prémio de uma aposta entre os dois. Esta arca, com uma história tão curiosa, integra agora a coleção visitável da Casa.

O evento reforçou os laços entre a literatura, a memória, a história e a vida cultural que Régio mantinha desde Portalegre, perpetuando o diálogo com grandes nomes das letras portuguesas.

Compartilhe este artigo: