
O projeto de biblioterapia “Roncas e Poesia”, promovido pela Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, e levado a cabo por António Brinquete e César Magarreiro, percorreu, durante o último verão, todos os lares de idosos do concelho de Elvas.
A iniciativa, que ao que tudo indica deverá ter uma nova edição já em 2026, segundo António Brinquete, que fala num trabalho “muito gratificante”, serviu, acima de tudo, para “despertar emoções e recordações” nos mais velhos, fazendo-os recuar no tempo através dos livros.
“Foi um projeto que nos foi apresentado pela vereadora Tânia Rico. Nós levávamos livros da primeira classe, da segunda classe, de vários anos, de 60 e 70, e assim que começávamos a contar aquelas histórias, como a da raposa e do corvo, e outras histórias, as pessoas lembravam-se”, revela António Brinquete.
Quando encontravam alguns idosos mais tristes, António e César “puxavam” pelas Roncas. “Cantávamos-lhes umas cantigas e aí arrebitavam logo. Vínhamos sempre de coração cheio”, assegura o escritor e músico.
“Corremos os lares todos, já temos nova proposta, já estar a fazer orçamento e tratar disso para o próximo ano”, revela ainda António Brinquete.