
A Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior promoveu, muito recentemente, uma formação de voluntariado, numa ação destinada àqueles que têm vindo a colaborar com a instituição de diferentes formas.
Estabelecendo-se aqui “um compromisso” entre Santa Casa e voluntários, revela Rosália Guerra, uma das responsáveis da instituição, nesta formação participaram “cerca de dez pessoas”. “Já que temos alguns voluntários a colaborar connosco, sentimos a necessidade de os formar e os nossos voluntários, eles próprios, sentiram necessidade de ser formados”, começa por explicar.
Estes voluntários “serão certificados”, sendo que, terminada a formação, comprometem-se a colaborar com as diferentes iniciativas da instituição, “de acordo com as suas expectativas, com os seus gostos e a sua experiência”.
Atualmente, recorda ainda Rosália Guerra, vários voluntários colaboram já com a eucaristia semanal e no projeto de apoio domiciliário “My Sad”. “Estas cuidadoras contactam os idosos diariamente, visitam-nos e verificam se é possível ajudar nalguma questão”, explica a responsável.
Por outro lado, Rosália Guerra destaca o apoio de um voluntário ao nível do projeto “Cidadania Ativa”, através do qual é feito o “reconhecimento das instituições da comunidade e a identificação de algumas situações, do ponto de vista cívico”, em que a Santa Casa possa participar, “nomeadamente algumas estratégias promotoras de um envelhecimento ativo e saudável”.
“Agora, temos também o voluntariado jovem, em articulação com o CLDS, que nos permite receber os contributos dos mais jovens, naquilo que são as suas dinâmicas e perspetivas de vida”, remata.