
A meio desta manhã de quinta-feira, 14 de agosto de 2025, o Movimento Cívico por Elvas, liderado por José António Rondão Almeida, formalizou a entrega no Tribunal de Elvas, das suas listas de candidatura às eleições autárquicas, que se realizam em outubro.

A candidatura inclui nomes para a Câmara Municipal, Assembleia Municipal e todas as freguesias do concelho, excepto São Vicente.
Rondão Almeida, atual presidente da autarquia, diz que “este é o seu ultimo mandato, porque temos que dar lugar aos mais novos”, volta a ser o cabeça de lista à Câmara, reforçando o compromisso com a continuidade do trabalho desenvolvido nos últimos mandatos , afirmando que o seu objetivo é trazer uma equipa de grande qualidade, com profissionais de vários ramos de atividade e experiência, e muita juventude”. Rondão afirma que tem “uma grande equipa para a Câmara Municipal e outra para a Assembleia Municipal, liderada por uma grande senhora, Graça Luna Pais”.
O movimento, segundo Rondão Almeida, “não tem um objetivo novo, isso é para quem se apresenta de novo, pois quem como eu já tem um grande passado na Câmara de Elvas, nós vamos continuar a resolver os problemas dos elvenses. Em primeiro lugar, a habitação, um problema geral a nível nacional, depois a segurança onde Elvas está à frente e só aguarda a aprovação do Ministério para ser uma das primeiras cidades do interior a ter vídeo-vigilância, no centro histórico e depois a saúde. Quanto ao emprego, Elvas tem disponíveis 150 mil metros quadrados de terreno para receber grandes empresas e mais de cinco milhões de euros da CCDR para infraestruturar esse espaço”
As eleições realizam-se dia 12 de outubro.