Skip to content

Festival Periferias e o documentário “Vidas Irrenovables – Naturaleza o Miseria” em destaque no “Ambiente em FM”

O Festival Internacional de cinema Periferias está de regresso com sessões ao ar livre em locais únicos da raia luso-espanhola. E no dia 8 de agosto, a aldeia histórica de Valência de Alcântara, mesmo junto à fronteira com Portugal, recebe um dos momentos mais aguardados do festival.

No dia 8 de agosto será exibido o documentário “Vidas Irrenovables – Naturaleza o Miseria”. É uma obra intensa, que levanta uma questão incómoda mas urgente: os impactos negativos da expansão desordenada das energias renováveis sobre o mundo rural em Espanha — e, por extensão, em territórios portugueses.

Existem centenas de hectares contínuos de painéis solares que desfiguram a paisagem, e têm um impacto ambiental negativo. O documentário mostra que a falta de planeamento e a má gestão pública estão a provocar a destruição de ecossistemas e o abandono forçado de comunidades locais.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

Compartilhe este artigo: