Skip to content

Portalegre promove tapeçaria com concurso de arte contemporânea: gala de entrega de prémios é este sábado

O auditório do Museu da Tapeçaria de Portalegre Guy Fino é este sábado, 12 de julho, palco da cerimónia de entrega dos prémios “Tapeçaria de Portalegre: A Tapeçaria como Expressão de Arte Contemporânea”.

Após o desafio lançado aos artistas plásticos, para que executassem obras em pintura ou desenho, destinadas à transposição para a técnica de Tapeçaria de Portalegre, as melhores serão agora distinguidas.

Garantindo que há obras, no caso os chamados “cartões de tapeçaria”, com “muita qualidade” entre os trabalhos a concurso, a presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho, revela que este prémio é mais uma forma de promoção de um dos maiores ex-líbris de Portalegre. “Estamos a tentar promover a tapeçaria. Fizemos uma candidatura muito especial, que tem esse propósito e que tem várias vertentes e uma delas é: lançámos o desafio que os artistas fizessem um cartão sobre a Tapeçaria de Portalegre. Iremos atribuir o prémio, vamos ver qual será o artista que ganhou, mas sei que temos trabalhos extraordinários”, revela a autarca.

Todas as obras a concurso encontram-se em exposição no museu Guy Fino, até 31 de dezembro.

O início da cerimónia está marcado, este sábado, para as 16h30. Participam no evento, para além de Fermelinda Carvalho, a diretora da manufactura de Tapeçarias de Portalegre, Vera Fino, bem como a comissária da exposição, Rita Maia Gomes.

Compartilhe este artigo: