
O Agrupamento de Escolas nº 2 de Elvas, a ser alvo de uma avaliação pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência até sexta-feira, 16 de maio, fez, na manhã desta terça-feira, dia 13, a apresentação do processo a toda a comunidade escolar.
Com a presença de alunos, docentes, não docentes, pais, encarregados de educação e entidades parceiras, a sessão teve como objetivo, de acordo com a diretora Brígida Gonçalves, dar a conhecer o funcionamento da escola: “o objetivo é dar a conhecer o agrupamento a toda a equipa inspetiva e aos órgãos parceiros, explicando o funcionamento da nossa escola, pois muitos deles não sabem como é o dia-a-dia e quais as atividades planeadas durante o ano letivo”.
No que diz respeito à apresentação, foram abordados temas como a avaliação generalizada dos alunos, a autoavaliação da escola, no que diz respeito aos resultados em si, tal como a relação desta instituição com o comunidade e o contexto que em será feita esta avaliação externa.
Em termos práticos, Brígida Gonçalves adianta que “a equipa inspetiva vai desenvolver vários painéis de avaliação, ou seja, irá reunir e entrevistar as direções de turma, os diversos departamentos, a comunidade, no sentido da IGEC ficar a conhecer todos os aspetos da escola e como funcionam os mesmos”, frisando que, “após esta avaliação, será elaborado um relatório com o resultado final, onde irá referir se há aspetos a melhorar ou não”.
Para a diretora, esta avaliação é uma mais-valia, afirmando que “a escola de ano para ano tem estado a melhorar, graças ao esforço de todos e iniciativas como esta ainda ajudam colmatar problemas que possam existir, portanto é continuarmos assim ano após ano”.
Esta sessão de abertura contou com a presença de entidades parceiras como a Câmara Municipal, PSP, Bombeiros Voluntários, Cruz Vermelha, Associação Empresarial de Elvas, Segurança Social e CEFOPNA.










