
Desde o feriado da passada quinta-feira, 1 de maio, que os lares de idosos do concelho estão a ser presenteados com momentos de muita animação e movimento, no decorrer da segunda edição do festival “Elvas Dança”, promovido pela Câmara Municipal.
Foram já contemplados os lares de Vila Fernando, Santa Eulália, São Vicente, Terrugem e a Santa Casa da Misericórdia de Elvas, sendo que entre os dez grupos que participam no evento estão dois que se dedicam à dança do ventre: as Naadirahs e Saphira BellyDance.
Márcia Azevedo, das Naadirahs, revelando que não é primeira vez que atuam para idosos, assegura que, com a participação na iniciativa, a intenção é levar “cor e alegria” até aos seniores do concelho. “Levamos muitos acessórios, para chamar a atenção deles”, adianta, assegurando ser um “prazer” dançar em Elvas. “Normalmente, dançamos mais fora que na nossa terra”, remata.
Já Soraia Belchior, da Saphira BellyDance, que revela que do grupo faz parte uma senhora de 70 anos, explica que já vinham a preparar uma apresentação para demonstrar que mesmo os mais velhos podem ter o corpo em movimento. “Tentamos demonstrar o que é que podemos fazer, mesmo estando sentados numa cadeira de rodas”, esclarece.
Na tarde desta quarta-feira, 7 de maio, o Grupo de Dança dos Pequenotes do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas atua na Associação de Assistência de Vila Boim. Já amanhã, dia 8, a Fundação António Gonçalves recebe o Grupo de Dança dos Avançados do mesmo Agrupamento de Escolas.
Na sexta-feira, dia 9, o grupo de alunos do Curso de Desporto da Escola Secundária D. Sancho II mostra os seus dotes no Lar Júlio Alcântara Botelho.
No sábado, 10 de maio, último dia do evento, a Academia de Dança de Elvas atua na CLEPSIDRA, “Os Dançarilhos” no lar da Fundação Centro Social Nossa Senhora do Paço, em Barbacena, enquanto o grupo AltoEspírito se apresenta na APPACDM e o Grupo de Dança do Colégio Luso-Britânico – “Spotlight” no Centro Humanitário da Cruz Vermelha.