
Data marcante na história do país, o Dia da Liberdade tem vindo a ser assinalado em Arronches com atividades que vão desde a cerimónia protocolar à realização de atividades de caráter lúdico ou cultural que têm suscitado interesse junto da população.
Este ano não foi exceção e foi logo na manhã de dia 25 de abril que se iniciaram as festividades no Espaço Multiusos do Rossio, onde, com a colaboração do Clube Columbófilo Arronchense, se procedeu à tradicional solta de pombos, uma ação simbólica e que funciona como metáfora em relação àquilo que aconteceu em Portugal na mesma data em 1974.
Seguiram-se as cerimónias protocolares do içar da bandeira, começando pelo edifício dos Paços do Concelho, pela mão dos presidentes da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal, José Bigares e João Crespo, repetindo-se o ato nas Juntas de Freguesia de Assunção e Mosteiros, pelos respetivos presidentes de Assembleia de Freguesia e de Junta de Freguesia, respetivamente, Elsa Rodrigues e Pedro Fernandes e Carlos Cruz e Diamantino Pinto e na Junta de Freguesia de Esperança, pelo primeiro secretário da Assembleia de Freguesia e pelo presidente de Junta, João Gunas e Luís Janeiro.
No período da tarde, foi inaugurado o Centro Recreativo de Esperança, denominado ‘Recre’Arte’, a funcionar nas instalações da antiga escola pré-primária daquela freguesia. Na cerimónia inaugural, o presidente da Câmara Municipal dirigiu algumas palavras aos presentes, com as quais começou por transmitir a satisfação de ter tido a oportunidade de recuperar o referido espaço, o qual irá funcionar doravante como um renascer de oportunidades para toda a comunidade. Esta nova vida do edifício que se encontrava até aqui encerrado terá o propósito de fazer do espaço um ponto de encontro, de criatividade e de inclusão, ou seja, um espaço para todos. João Crespo afirmou então que o ‘ReCre’Arte’ nasce “com o objetivo de servir as pessoas, dos mais novos à população sénior, uma vez que naquele espaço terão lugar as atividades de tempos livres, bem como atividades pensadas para promover o bem-estar físico, mental e social”. O edil deu ainda conhecimento de que naquela infraestrutura estará instalada uma pequena biblioteca, com um espaço informático. Por fim e antes de agradecer aos colaboradores que “se empenharam na preparação do local”, o autarca realçou que este “é um espaço para todos os cidadãos, independentemente da idade, da origem ou da condição”. Posteriormente, decorreu então uma visita guiada às instalações, com a vereadora Maria João Fernandes e a técnica Liliana Policarpo a explicarem detalhadamente como irá funcionar cada uma das salas em questão.