
Borba recebe este ano o Festival Nacional da Canção Rural, no dia 28 de junho, pelas 21h30.
É neste território alentejano da Serra D’Ossa — que juntamente com os municípios de Alandroal, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa ostenta o título de Cidade do Vinho 2025 — que se vão apresentar os 17 concorrentes desta 4ª edição do festival, em representação dos municípios de Alenquer, Angra do Heroísmo, Arcos de Valdevez, Barcelos, Beja, Borba, Cantanhede, Castelo Branco, Chamusca, Mealhada, Palmela, Praia da Vitória, Rio Maior, Torres Vedras, Viana do Castelo, Vidigueira e Vila Viçosa.
O Festival Nacional da Canção Rural é promovido pela AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho e conta com o apoio do programa Wine in Moderation, da ARVP – Associação das Rotas de Vinho de Portugal.
Trata-se de um concurso de canções que tem como objetivo estimular a composição de obras literário-musicais com acompanhamento vocal, cujos textos (poemas) contemplem temáticas direta ou indiretamente relacionadas com o mundo rural.
Os concorrentes têm de ter mais de 16 anos e interpretar, a solo ou em grupo, temas em português, que têm de incluir, obrigatoriamente, uma ou mais referências à vinha e/ou ao vinho, sem apelo direto ou indireto ao consumo.