
A Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro de Elvas promove, a 22 de março, o 1º Festival Internacional de Coros em Elvas, um “evento criado com o objetivo de promover o canto coral, fomentar o intercâmbio cultural entre agrupamentos vocais de diferentes regiões e reforçar a importância da música coral no património artístico e cultural de Elvas”.
O festival, a realizar-se na antiga igreja da Sé de Elvas, pelas 18 horas, “pretende estabelecer-se como um ponto de encontro para coros nacionais e internacionais, proporcionando ao público uma experiência musical diversificada e de elevada qualidade.
Nesta primeira edição, o evento contará com a participação de três coros: o Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas; o Coral Nuestra Señora de la Esperanza (Valencia del Ventoso, Espanha); e o Coro Aedos (Madrid, Espanha).
O 1º Festival Internacional de Coros em Elvas “nasce com o propósito de fomentar o encontro de coros de Portugal e Espanha, promovendo a diversidade e a riqueza do canto coral. Além disso, pretende, sempre que possível, acolher agrupamentos de outras partes do mundo, reforçando Elvas como um polo cultural e musical de referência”. O evento, diz ainda a Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro de Elvas, “representa uma oportunidade única para o público desfrutar de um repertório coral diversificado e de qualidade, num espaço histórico e emblemático da cidade”.
A entrada é livre e aberta a toda a comunidade.

Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas (Portugal) – Com quase 38 anos de atividade musical, o Coral Públia Hortênsia de Castro tem sido uma referência do canto coral em Elvas e na região. Ao longo da sua história, tem promovido a música coral através de um repertório diversificado, que inclui música sacra, tradicional e contemporânea, participando ativamente em encontros corais tanto em Portugal como no estrangeiro.
Coral Nuestra Señora de la Esperanza (Valencia del Ventoso, Espanha) – Agrupação coral de referência, comprometida com a promoção da música em toda a região da Extremadura e além-fronteiras, participando ativamente em festivais e encontros corais em diversas cidades espanholas e portuguesas. A sua diretora, Reme Álvarez Mulero, iniciou-se na música desde jovem, tendo integrado diferentes agrupamentos musicais. Com formação em saxofone e direção coral, dirigiu várias formações corais e bandas musicais e foi distinguida como Diretora de Honor com Caráter Perpétuo pela Coral Frexnense.
Coro Aedos (Madrid, Espanha) – Fundado em março de 2024, o Coro Aedos é um grupo de vozes mistas pertencente à Associação Musical Aedos, cujo objetivo é criar um espaço acessível para todos os que desejam fazer parte de um coro. Com um repertório variado, que vai desde obras clássicas até composições contemporâneas, destaca-se pela sua abordagem inovadora e pelo seu compromisso social, levando a música coral a diferentes comunidades. A direção do grupo está a cargo da maestrina Sol Alfageme, formada em direção pelo Real Conservatório Superior de Música de Madrid e pelo Centro Superior Katarina Gurska, com uma vasta experiência na condução de agrupamentos corais e no ensino musical.