![](https://radioelvas.com/wp-content/uploads/2024/07/CarroPSPElvas-300x203-1.jpg)
A Procuradoria-Geral Regional de Évora divulgou em comunicado que os dois suspeitos que se encontravam em fuga, depois da tentativa de assalto a uma ourivesaria em Elvas, no passado dia 31 de julho, foram detidos em Espanha, tendo um deles já sido entregue às autoridades portuguesas.
Os dois indivíduos são espanhóis e já tinham sido detidos, em Badajoz, no dia 8 de novembro, após serem alvo de mandados de detenção europeu. Um dos suspeitos tem 56 anos, e foi entregue nesta quarta-feira, na fronteira do Caía, à Policia Judiciária e de seguida sujeito a Interrogatório judicial, onde conheceu a decisão de prisão preventiva.
A tentativa de assalto à Ourivesaria foi realizada por três homens, um dos quais português, residente em Campo Maior que foi detido pela PSP, estando desde agosto, em prisão preventiva, no Estabelecimento Prisional de Elvas
O segundo detido agora pelas autoridades espanholas deverá também ser entregue à justiça de Portugal.
O assalto não se consumou graças à reação do proprietário e de um familiar que evitaram a faca que o indivíduo tinha consigo, tendo-o neutralizado primeiro e obrigado a fugir do local, juntamente com outro suspeito. Fora da Ourivesaria estava um terceiro assaltante que se colocou em fuga pela Rua dos Chilões.
A PSP conseguiu identificar os suspeitos que prepararam os detalhes do assalto uns instantes antes numa esplanada, a cerca de 100 metros do local do crime.
Não há memória de assaltos à luz do dia em Elvas, nos últimos anos, situação que criou bastante alarme entre a população da cidade, o que levou a Câmara Municipal a reunir com os comerciantes e outros interessados, havendo a promessa de instalação de vídeo vigilância na principais artérias do centro histórico.