A Sociedade Recreativa 1º de Dezembro, conhecida em Elvas por Azevia, juntou ontem uma pequena multidão de elvenses que foram assinalar o aniversário da coletividade, tal como vem sendo hábito nos últimos anos.
A Banda 14 de Janeiro tocou o hino da Sociedade primeiro e o hino da Restauração à meia-noite, com os presentes a acompanhar, sempre com grande animação.
Este ano, a 1º de Dezembro tem a sede renovada, já que o edifício foi adquirido pela Câmara em dezembro de 2023 e, entretanto, levou a cabo toda a obra de recuperação das instalações.
A reportagem da Rádio ELVAS esteve mais uma vez presente e o António Ferreira Góis contou-nos como foi a festa. Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas destacou desde logo “está cá muita gente, como era de esperar, mais cedo numa situação muito diferente do ano passado, onde tinha havido aquele problema com o telhado da sede e estava a chover. Este ano, com esta noite e com o São Pedro a ajudar está aqui muita gente para comemorar. vamos fazer três me um, vamos fazer uma inauguração, vamos comemorar o aniversário e vamos homenagem o “Toni” (António Ferreira presidente da Azevia), tudo numa noite”.
Ouvimos Toni Ferreira que com muitas dificuldades físicas referiu “estar muito doente, sem quase conseguir falar. Agradeço a vossa presença. Era uma coisa que queríamos à tantos anos. Sou o sócio mais antigo e houve uma altura que o único sócio era eu”.
A Câmara Municipal de Elvas aprovou por unanimidade a atribuição do Diploma de Mérito Municipal a António Almerindo Conceição Ferreira, o popular “Toni Ferreira”, a alma da 1º de Dezembro, da Azevia.
A Azevia que assinalou mais um aniversário, desta vez, com a novidade de já ter a sua sede renovada, após a Câmara Municipal ter adquirido o edifício, ainda que a Vice presidente da coletividade, Cláudia Ferreira, tenha deixado o pedido expresso para que as obras sejam concluídas, numa segunda fase e a mensagem foi clara: um meio bolo de aniversário em que está representado um edifico com telhado, mas onde falta a outra metade.