Skip to content

ANEPC explica como participar na iniciativa “A Terra Treme”

A Terra Treme é um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas.

A edição deste ano (12.ª edição) realiza-se no próximo dia 5 de novembro, às 11h05, coincidindo com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami.

Esta iniciativa procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: Baixar, proteger e aguardar.

Todos podem e devem participar: individualmente ou em grupo (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), em qualquer local onde se encontrem.

“E para que possamos acompanhar os participantes em todo o país, convidamos para que façam o seu registo no site www.aterratreme.pt”, pode ler-se em comunicado da ANEPC.

Além das Escolas, cuja adesão à iniciativa tem sido expressiva, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tem procurado alargar a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e o conhecimento sobre o que fazer antes, durante e depois de um sismo a outros setores da sociedade civil, de modo a alcançar-se uma maior resiliência, individual e coletiva, entre a população.

Conheça aqui como participar:

1- Registo em www.aterratreme.pt/inscreva-se/, referindo o número de participantes. Embora a inscrição não seja obrigatória, permite perceber a adesão dos cidadãos à Campanha, permitindo, assim, mensurar a recetividade do público e a evolução desta iniciativa ao longo do tempo.

2- Definir a dimensão que quer dar ao Exercício, que pode ir do nível mais simples com a prática dos 3 gestos, à elaboração de um Exercício mais completo e que inclusive teste o Plano de Emergência, envolvendo entidades diversas.

3- Envolva todas as pessoas da sua família e organização e partilhe a informação sobre o Exercício A TERRA TREME pela sua lista de contactos, incentivando-os a participar. Colabore connosco na resposta a um inquérito que visa aferir o grau de perceção do risco sísmico (www.aterratreme.pt/inquérito).

4- Partilhe os materiais de divulgação disponíveis no site, reforçando a preparação individual e coletiva para uma situação de sismo.

5- Dia 5 de novembro, às 11h05, execute os 3 gestos que salvam: Baixar, proteger e aguardar.

MATERIAIS DE COMUNICAÇÃO/SENSIBILIZAÇÃO

Em www.aterratreme.pt encontra todas as informações sobre o Exercício e os diversos materiais de divulgação, que são o Spot promocional do Exercício A TERRA TREME – 12.ª edição, o Vídeo dos 7 passos – o que fazer antes, durante e depois de um sismo, o cartaz da 12.ª edição do Exercício A TERRA TREME, o Banner assinatura de email e a hashtag #aterratreme.pt, destinada a identificar nas redes sociais as publicações pessoais/institucionais relacionadas com a iniciativa.

Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, mas estaremos preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente.

Compartilhe este artigo: