A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) apresentou, no dia 15 de outubro, um poster na 24ª Conferência da WALK21 Portugal, um evento internacional dedicado à mobilidade pedonal que juntou mais de 500 participantes de mais de 60 países, com o objetivo de partilhar boas práticas para o desenvolvimento e implementação de políticas e programas que fomentem a mobilidade pedonal.
Foi neste sentido que a CIMAA apresentou o seu poster intitulado “Creation and Implementation of Metrominuto Maps in Low Density Areas: The case of Alto Alentejo, Portugal”, que ilustra o processo de criação dos mapas MetroMinuto para os centros urbanos de Elvas, Ponte de Sor e Portalegre. Uma iniciativa alinhada com as boas práticas internacionais e com a Estratégia Nacional da Mobilidade Ativa Pedonal, aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.o 67/2023, de 7 de julho, configurando o Alto Alentejo como um caso de estudo para a aplicação e criação destes mapas em territórios de baixa densidade.
O MetroMinuto é um mapa inspirado no design de mapas de transporte público, que visa marcar as distâncias a pé dos principais pontos de uma cidade, bem como o tempo médio que uma pessoa demora a percorrê-los. Esta iniciativa foi criada em Pontevedra, Espanha, em 2011, e tem desde então merecido destaque internacional, com a atribuição do prémio Europeu INTERMODES para a mobilidade urbana em 2013 e o Prémio Internacional de Melhores Práticas para o Desenvolvimento Sustentável em 2014.
O guia de elaboração destes mapas pode ser consultado aqui.