Skip to content

“Ronca”: Mostra de Cinema de Elvas procura obras de cineastas alentejanos

O Coletivo Artístico 7350 está à procura de obras de cineastas alentejanos ou de produção alentejana para a segunda edição da “Ronca”, a Mostra de Cinema de Elvas, a realizar-se, ao que tudo indica, em março de 2025, no Auditório São Mateus.

Com candidaturas abertas até 1 de janeiro, o responsável pelo evento, Luís Eduardo Graça, revela que os interessados podem apresentar as suas propostas a uma de três secções: “Ronca”, “Ronca Estudante” e “Eurocidade”, através da plataforma FilmFreeway.

A secção “Ronca” é destinada a curtas de ficção ou documentais nacionais, com duração até 30 minutos, onde a banda sonora seja um elemento relevante e fundamental.À secção “Ronca Estudante” podem ser apresentadas curtas de ficção ou documentais nacionais produzidas por estudantes das áreas criativas, com duração até 30 minutos. Os projetos de ficção ou documentais produzidas no Alentejo ou sobre uma história alentejana devem ser inscritos na secção “Eurocidade”.

Uma outra das secções de filmes desta mostra, que não tem candidaturas abertas, adianta o responsável, será dedicada à música, ou não fosse a “Ronca” um evento dedicado à relação do cinema português com as bandas sonoras. Na primeira edição do evento, esta secção foi dedicada a Vasco Santana e às comédias à portuguesa. “Em 2025, vai ser outro tema musical, que também é característico em Portugal”, adianta Luís Eduardo Graça.

As dinâmicas da edição de estreia da “Ronca”, incluindo a apresentação de curtas musicadas por artistas elvenses, vão-se manter no próximo ano, embora com uma tema central diferente. Recordando que, na primeira edição da Ronca, participaram cerca de 600 pessoas, Luís Eduardo Graça promete “uma melhor programação” do evento no próximo ano.

Se a primeira edição do evento foi organizada por “um grupo informal”, esta segunda já tem na sua base uma produtora cultural – o Coletivo Artístico 7350 – que, para além da Ronca, irá promover outras iniciativas culturais em Elvas.

Compartilhe este artigo: