A Banda 14 de Janeiro prepara-se para iniciar as aulas da sua Escola de Música, que, depois da pandemia, só foram retomadas no ano passado.
O maestro da banda, Jorge Grenho, espera que a escola possa vir a conhecer um crescimento, com vista a fazer crescer também a banda, lembrando que, em 2023, foram dez os alunos a frequentar as aulas.
“Temos alunos inscritos desde os dez aos 15 anos. É muito engraçado perceber a diferença de idades e há até algumas pessoas mais velhas interessadas em aprender música e que estão inscritas. Quem sabe se, este ano, não teremos uma turma de adultos”, diz o maestro.
Embora reconheça que o ensino da música é hoje diferente do que acontecia no passado, Jorge Grenho revela as maiores dificuldades que os alunos enfrentam: “a compreensão da parte teórica demora algum tempo, mas hoje em dia as coisas já se fazem de outra maneira”. “Em os músicos sabendo as lições essenciais, é integrá-los e fazê-los escolher um instrumento, para começar a trabalhar nesse instrumento”, remata.
Os interessados em vir a ter aulas de música, na Banda 14 de Janeiro, ainda podem fazer a sua inscrição.