Luís Pires volta a ser relembrado e celebrado este sábado, 21 de setembro, em Elvas, com mais um conjunto de iniciativas de homenagem, numa organização da Gota d’Arte, João Dias, Joaquim Amante e Paulo Pires.
Para além da inauguração do mural “O Sonho do Luís”, na Gota d’Arte, realizam-se dois jogos de futebol, no Campo Pedro Barrena, durante a tarde.
A iniciativa, explica o presidente da Gota d’Arte, Luís Rosário, neste dia, surge de João Dias, “um grande amigo do Luís Pires”, a que a associação se decidiu juntar, tendo em conta as atividades que tem previstas para continuar a perpetuar a memória daquele que foi o seu fundador.
“O João Dias teve a iniciativa de organizar um jogo entre os Veteranos de ‘O Elvas” e os Veteranos do Sporting e, a partir daí foi-se desencadeando uma série de iniciativas a juntarem-se a esta, uma vez que a Gota d’Arte já tinha anunciado que queria realizar uma pintura mural e iremos fazer, em dezembro, um espetáculo, que será repetido, todos os anos, dedicado ao Luís Pires”, começa por explicar Luís Rosário. “Optámos por juntar a situação do mural da Gota e completar assim um dia dedicado ao nosso amigo Luís Pires”, acrescenta.
Luís Rosário, que explica que o mural de homenagem a Luís Pires foi idealizado logo após a sua morte, lembra ainda que, recentemente, a Câmara Municipal decidiu atribuir o seu nome a uma das salas da Gota d’Arte.
A homenagem foi concebida como “um sincero tributo à sua memória e ao legado” que Luís Pires deixou, depois de ter marcado profundamente a comunidade de Elvas, especialmente nas áreas do desporto, cultura e associativismo.
– 15h00 – Gota d’Arte
Inauguração do mural “O Sonho do Luís”, uma obra criada para perpetuar a sua memória
– 16h00 – Campo Pedro Barrena
Jogo de homenagem entre as camadas jovens de “O Elvas” e “Os Elvenses”
– 16h50 – Momento de homenagem a Luís Pires
– 17h00 – Jogo de futebol de veteranos entre “O Elvas” e o Sporting Clube de Portugal