O salão nobre dos Paços do Concelho de Elvas acolheu esta sexta-feira, 28 de julho, a sessão de abertura do 10º Encontro Nacional de Associações e Clubes UNESCO.
Na sessão estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, o presidente da associação juvenil Arkus, Carlos Beirão, e a responsável da Comissão Nacional da UNESCO, Rita Brasil de Brito. Este encontro realiza-se em Elvas, cidade Património Mundial, pelo facto da Arkus fazer parte da rede desde 2021.
Os Clubes UNESCO são grupos de pessoas (Associações sem fins lucrativos, ONG, Escolas, Universidades, Fundações, círculos culturais, sociais e administrativos da comunidade), de todas as idades, todos os horizontes, de todas as condições, que acreditam nos ideais da UNESCO e desejam apoiar a Organização na sua missão.
Estas estruturas têm como objetivo promover a UNESCO e os seus Programas, propagar os seus ideais através de atividades inspiradas nas atividades da Organização, contribuir para a formação cívica e democrática dos seus membros, apoiar os Direitos Humanos, favorecer a compreensão internacional e o diálogo entre os povos, difundir informação relativa à UNESCO junto do público, a nível local.
Em suma, constituem-se como um prolongamento da ação das Comissões Nacionais.
O programa destes dois dias é composto por várias sessões de debate, apresentações de trabalhos realizados ao longo do ano pelas várias associações, uma visita guiada teatralizada – “O Mistério da Rainha da Fronteira”, e uma atuação do grupo Roncas D’Elvas.
Para além da partilha de valores e da importância dos Clubes UNESCO, é, também, objetivo do encontro partilhar momentos culturais, dar a conhecer a cidade e dar a conhecer a gastronomia local.