A Escola Secundária D. Sancho II, em parceria com a associação juvenil Arkus, promoveu mais um Concurso de Curtas-Metragens, sendo que os prémios foram entregues aos vencedores na manhã de ontem, 16 de maio.
Neste concurso, destinado a todos os alunos da secundária elvense, as curtas apresentadas foram produzidas em português, inglês e espanhol.
O júri, que teve em atenção vários critérios, entre os quais a criatividade, a originalidade e a importância do tema, foi constituído por André Marques, diretor dos “Prémios Curtas” e crítico de cinema em Portugal; Guilherme Nazaré, ex-aluno da Escola Secundária de Elvas e estudante de Cinema na Universidade da Beira Interior; Rosa Bandarra, produtora de cinema e televisão; Luís Eduardo Graça, diretor artístico e programador do Cineclube RONCA e produtor de cinema; e Lídia Moura, professora do curso de Multimédia/Audiovisuais da Escola Secundária de Elvas.
De entre as nove curtas finalistas foram entregues prémios, em diferentes categorias: melhor curta-metragem (foram premiadas as três melhores), melhor ator, melhor atriz, melhor edição e montagem, melhor som, melhor guarda-roupa, melhor guião e, ainda, um prémio para os valores da cidadania.
A organização agradece “aos parceiros deste projeto que apoiaram o mesmo facultando os prémios para os vencedores”. Associaram-se a este concurso A RONCA, a Câmara Municipal de Elvas, “O Elvas”, a Quinta dos Nabais, “Sê Livre By Sara”, Restaurante Sal e Brasa e a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla.
Lista de vencedores:
1º lugar – Curta “It’s Just Another Night”;
2º lugar – Curta “Youtubers”;
3º lugar – Curta “Teenager’s Problems”;
Melhor ator – Francisco Gilsa em “Discrimination”;
Melhor atriz – Carlota Sousa em “Renacimiento Verde”;
Melhor edição e montagem – Curta “It’s Just Another Night”;
Melhor guião – Curta “Youtubers”;
Melhor banda sonora – Curta “It’s Just Another Night”;
Melhor guarda-roupa – Curta “Teenager’s Problems”;
Prémio para os valores de cidadania – Curta “Teenager’s Problems”.