Skip to content

Reciclagem de biorresíduos pode vir a permitir baixar taxas de lixo em Elvas

O Município de Elvas promove, entre amanhã e quinta-feira, dias 21 e 22 de fevereiro, dois workshops, dedicados à população em geral, sobre a recolha seletiva de biorresíduos, no Auditório São Mateus.

Se antes, uma das “maiores preocupações” estava relacionada com a separação dos plásticos, do papel e do vidro, hoje em dia, e porque “representa uma grande quantidade do lixo produzido”, diz o presidente da Câmara, Rondão Almeida, a preocupação recai mais sobre as matérias orgânicas, como é o caso, por exemplo, das cascas de batata.

O autarca explica que, para levar a efeito estes workshops de sensibilização, a Câmara Municipal de Elvas contratou uma empresa especializada. Caso este projeto da separação e reciclagem dos biorresíduos “venha a ter sucesso” em Elvas, as taxas cobrados pela recolha de lixo, no futuro, garante ainda Rondão Almeida, podem vir a ser mais baixas.

De recordar que a Diretiva da União Europeia estabeleceu a obrigatoriedade de recolha seletiva de biorresíduos, até 31 de dezembro de 2023, para todos os estados-membros da União Europeia. O Decreto- Lei n.o 102-D/2020 que aprova o regime geral da gestão de resíduos nacional, definiu serem os municípios a gerir os biorresíduos e assegurar a recolha seletiva na origem e implementação de soluções de reciclagem.

As políticas relativas à gestão de resíduos têm evoluído no sentido da gestão sustentável dos materiais, a fim de proteger, preservar e melhorar a qualidade do ambiente, proteger a saúde humana, assegurar uma utilização prudente, eficiente e racional dos recursos naturais, reduzir a pressão sobre a capacidade regenerativa dos ecossistemas, promover os princípios da economia circular, reforçar a utilização da energia renovável, aumentar a eficiência energética, reduzir a dependência de recursos importados, proporcionar novas oportunidades económicas e contribuir para a competitividade a longo prazo.

Com os workshops, marcados, em ambos os dias, para as 16 horas, pretende-se informar a população sobre este tema e esclarecer as suas dúvidas.

Compartilhe este artigo: