Nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro realiza-se a 23.ª edição da Feira do Queijo do Alentejo, no Parque de Feiras e Exposições de Serpa, com entrada livre. Mais de 160 expositores estarão presentes, entre produtores de queijo, enchidos, mel, doçaria, artesanato, tasquinhas, stands institucionais de entidades regionais e criadores de ovinos.
60 stands de queijos de todo o país marcarão presença em Serpa, entre eles de Serpa, Évora, Serra da Estrela, Beira Baixa e Manchego, queijos artesanais de ovelha, cabra, vaca e mistura, amanteigado, requeijão, almece, frescos, curados, curados atabafados, com ervas aromáticas, cebola caramelizada, boletos, trufas, mel, Queijo Biológico certificado, e ainda vários queijos premiados em concursos internacionais.
Atividades relacionadas com a agropecuária e pastorícia decorrerão ao longo da Feira, nomeadamente as oficinas de fabrico de queijo de ovelha e de cabra, as demonstrações de tosquia de ovelhas Campaniça e Merina, o concurso de ovinos da raça Ile de France, o concurso regional do Cão da Serra de Aires, workshop e demonstração de cães de pastoreio e exposição de ovelhas.
Terá lugar também o concurso “O Melhor Queijo da Feira do Queijo do Alentejo”, sendo que as provas do Queijo Serpa DOP se realizam em Beja, no Laboratório de Análise Sensorial do Instituto Politécnico de Beja – Escola Superior Agrária, no dia 22 de fevereiro, e as provas das restantes categorias decorrem no espaço da Feira, no dia 23 de fevereiro. Os resultados do concurso serão divulgados no dia 25 à tarde.
O concurso tem como objetivo promover e divulgar os melhores queijos presentes na Feira do Queijo do Alentejo, encontrando-se aberto a todos os produtores de queijos presentes, nas categorias Queijo Serpa DOP, queijo de ovelha cura prolongada (> 60 dias de cura), queijo de ovelha cura normal (< 60 dias de cura), queijo fresco de cabra, queijo de cabra curado, queijo de cabra curado atabafado, queijo de vaca, requeijão e inovação.
Petiscos locais variados estarão disponíveis no Pavilhão das Tasquinhas, onde decorrerá animação musical. O Pavilhão do Queijo contará com atuações de grupos corais do concelho, em representação do Cante Alentejano – Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. Ao longo da Feira haverá demonstrações de artesanato ao vivo.
Da programação destacam-se ainda a apresentação do livro “Sistemas extensivos do Sul. Escritos em homenagem a Inocêncio Seita Coelho”, e uma jornada técnica subordinada aos desafios dos queijos tradicionais portugueses, na qual participarão um conjunto de especialistas, ambas no dia 24. Uma iniciativa sobre a valorização e transformação da lã, que inclui uma oficina prática, encontra-se programada para o dia 25.
A organização da Feira do Queijo do Alentejo é da responsabilidade do Município de Serpa e da Comissão Promotora, composta pelo INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, ESA IPBeja – Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja, ACOS – Associação de Agricultores do Sul, DRAPAL – Centro de Experimentação do Baixo Alentejo, Confraria do Queijo Serpa, Rota do Guadiana ADI, EPDRS – Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa, Escola Secundária de Serpa e Friserpa. Conta com a colaboração da ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios, o apoio das Juntas e Uniões das Freguesia do concelho de Serpa e o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola.