Os Clubes de Verão, promovidos pelo Município de Campo Maior, desde o início de julho, chegam amanhã ao fim, sendo que, na tarde desta quinta-feira, 24 de agosto, as cerca de 80 crianças, dos seis aos 12 anos, que participaram na iniciativa, estiveram reunidas com os monitores, num almoço convívio de encerramento, no Centro Comunitário da vila.
Estes Clubes de Verão, segundo explica a vereadora São Silveirianha, têm sido muito mais que uma mera ocupação de tempos livres das crianças, neste período de férias. “Acabámos por ter aqui uma série de dinâmicas, ajudando na formação das nossas crianças e adolescentes – e falo em adolescentes porque alargámos a faixa etária até aos 12 anos, que antes era só até aos dez –, com consciência que temos um papel preponderante na formação de uma consciencialização cívica, na sensibilização para as artes e o património histórico”, explica a vereadora.
Garantindo ser “muito gratificante” trabalhar com os mais novos e ajudar na sua formação, para São Silveirinha não havia melhor forma de terminar esta edição dos Clubes de Verão do que com este almoço: “tivemos dois meses repletos de muitas atividades e acho que não havia forma mais agradável, para todos nós, de terminarmos”.
O município, garante ainda a vereadora, tem “a responsabilidade” de dar esta resposta também às famílias, nesta época, procurando também evitar que os mais novos fiquem em casa, dias inteiros, agarrados a um telemóvel ou um tablet. “Esta aposta de alargarmos a faixa etária também vem ao encontro desta nossa preocupação”, acrescenta.
Sem capacidade de dar resposta a todos aqueles que se inscreveram para participar nestes Clubes de Verão, várias crianças ficaram em lista de espera. São Silveirinha deixa a promessa de, para o ano, a autarquia “tentar colmatar essa questão”.
Já Ana Diabinho, uma das monitoras destes Clubes de Verão, explica que para esta última semana de atividades procurou-se, à semelhança do que acontece sempre, preparar um conjunto de iniciativas “diferentes”. Desta forma, as crianças, desde segunda-feira, passaram pelas piscinas de Arronches e pelo Centro Cultural de Campo Maior, para assistir a um filme. Depois do almoço de hoje, amanhã irão ainda embarcar uma “viagem surpresa”.
Estivemos ainda à conversa com os mais novos. Mariana Gonçalves, por exemplo, que explica que este almoço de encerramento foi, na verdade, uma festa pirata, considera que esta edição dos Clubes de Verão foi “a mais divertida” em que participou. Já Enzo Pimenta, que tem estado em Campo Maior apenas de férias, uma vez que reside em Lisboa, revela que vai ter “muitas saudades” das amizades que fez nestes Clubes de Verão. Beatriz Carrilho, por sua vez, destaca as amizades novas que fez ao longo destes quase dois meses, enquanto Ivan Bicho confessa ter gostado muito do vídeo apresentado no decorrer do almoço, em que estavam reunidas muitas das imagens que resumem as atividades que desenvolveram.
Terminado o almoço, com direito a bolo, coube ao Projeto de Formação de Música do Município de Campo Maior animar todos os presentes.