Elvas volta a reviver a Idade Média com o Festival Medieval, que vai animar o centro da cidade, entre esta quinta-feira e domingo, de 6 a 9 de julho.
A abertura acontece quinta-feira, pelas 19 horas, na Rua da Cadeia, seguindo o cortejo até à Praça da República, acompanhado de grupos musicais cristãos e árabes.
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, revela que esta é uma iniciativa que “não se pode perder, e desde que bem promovido o Festival Medieval traz pessoas dos concelhos vizinhos e também da Estremadura espanhola”.
Rondão Almeida apela à população para que aproveitem este, que a seu ver “será um grande festival também com muitas e boas iguarias, bem como muita animação promovida por um conjunto de empresas dessa área”.
O presidente da Câmara lamenta, contudo, a falta de adesão por parte das associações do concelho: “com grande desgosto não vejo as nossas associações envolvidas no nosso Festival, à semelhança do que se faz no Carnaval, por isso é tempo do movimento associativo pensar em preparar-se para que o festival medieval não seja apenas para nós consumirmos, mas sim para vivermos de forma ativa, há necessidade que os jovens, dentro dessas coletividades, se possam vestir à época medieval e comecem a criar dinâmicas, tal como se faz no Carnaval”.
O Festival Medieval de Elvas tem início na próxima quinta-feira, pelas 19 horas, e decorre até domingo, 9 de julho, com as tasquinhas concentradas na Rua da Cadeia e Praça da República.
O programa contempla ainda animação de rua, falcoaria, danças, animação permanente com bobos, trampolineiros, saltimbancos, trapezistas, tiro com arco, jogos, treino de guerreiros e passeios de camelo.