A Comissão Concelhia de Estremoz do Partido Comunista Português (PCP) vai promover, no Auditório da Biblioteca Municipal de Estremoz, uma sessão evocativa à vida e obra do estremocense Aníbal Falcato Alves, no dia 2 de julho, pelas 15 horas.
A sessão pretende dar a conhecer Aníbal Falcato Alves, a sua faceta de intelectual da cultura, a sua obra, o seu papel e legado na recolha e preservação das tradições, gastronomia e hábitos da região Alentejo, mas também o seu papel como resistente antifascista, nomeadamente na luta e combate ao fascismo através da cultura durante o período que antecede o 25 de Abril de 1974, bem como a sua ação como militante comunista.
O programa da sessão evocativa é o seguinte:
15:00h – Abertura de Portas
15:30h – Momento cultural: “Palavras de Abril” (com Débora Soares, Inês Siquenique e José Lourido)
16:00h – Intervenções da mesa
Constituição da mesa
– Noel Moreira, membro da Comissão Concelhia de Estremoz do PCP e do Executivo da DOREV do PCP
– José Guerreiro, sociólogo e ex-presidente da Câmara Municipal de Estremoz
– Abílio Fernandes, militante do PCP e ex-presidente da Câmara Municipal de Évora
– Moderação: Joaquina Babau, membro da Comissão Concelhia de Estremoz do PCP
16:45h – Intervenções do Público
17:30h – Tinto de honra e mostra das obras de Aníbal Falcato Alves
18:30h – Encerramento da sessão evocativa
Para além das intervenções iniciais da mesa, todos os presentes para podem intervir, partilhando as suas experiências, histórias ou aprendizagens com Aníbal Falcato Alves, através de uma curta intervenção que não deverá exceder os 5 minutos.
Os interessados devem fazer chegar a sua intenção de intervenção (para gestão dos tempos da ação) e, se assim considerarem pertinente, fornecer posteriormente a intervenção por escrito para arquivo.