Os alunos do terceiro ano das escolas do primeiro ciclo de Borba e Rio de Moinhos participaram na atividade do ColorADD, na manhã desta terça-feira, 18 de abril.
O projeto “ColorADD nas Escolas” é desenvolvido pela Associação ColorADD.Social e tem como objetivo contribuir para a integração social de pessoas com dificuldade na identificação de cores mediante a adoção do código ColorADD, contribuindo para uma escola inclusiva e promovendo a deteção precoce do daltonismo na infância.
O programa “ColorADD nas Escolas” tem como principais atividades:
– Ações de Capacitação, promovem uma maior consciencialização para o problema do daltonismo;
– Ver e Sentira as Cores permite o contacto com a visão daltónica, sentir os seus constrangimentos e experienciar a diferença;
– Rastreios do Daltonismo, diagnóstico precoce de daltonismo por optometristas;
– Biblioteca ColorADD, tornar bibliotecas inclusivas pela cor. Recomendações da CDU (UNESCO);
A Câmara Municipal de Borba tem realizado esta atividade nas escolas de Borba, nos últimos anos. A iniciativa tem permitido detetar, precocemente, alguns problemas visuais das crianças bem como sensibilizar a comunidade escolar para o daltonismo.
Com o lema “A Cor é para Todos”, o ColorADD é uma linguagem única, universal, inclusiva e não discriminatória que permite ao daltónico identificar as cores, com um infinito espectro de utilização em empresas e entidades sempre que a cor seja um fator de identificação, orientação ou escolha, desenvolvida pelo designer português Miguel Neiva e presente já em muitos países.