A Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, organizada pela Câmara Municipal, regressa nos dias 21, 22 e 23 de abril (de sexta-feira a domingo) e tem lugar no Mosteiro de São Bernardo.
O foco desta feira passa pela mostra e venda dos mais saborosos doces conventuais e tradicionais e deliciosos licores, confecionados pelos notáveis doceiros e licoreiros presentes.
Esta 21ª edição conta com um programa diversificado, que inclui arte, música, animação, workshops, showcooking e os típicos concursos tradicionais – O Melhor Doce Conventual e O Melhor Licor Tradicional, para os participantes deste evento. O Concurso da Boleima de Portalegre 2023 é um dos grandes destaques da Feira e será aberto à população, podendo-se consultar as regras de participação no site do Município de Portalegre.
A Coleção da Casa-Museu José Régio, “Do Cobre ao Doce”, é inaugurada no primeiro dia da feira, acontecimento que pede a sua presença.
Ainda no dia 21, sexta-feira, os momentos musicais e de animação são protagonizados por Ricardo Gordo, Samuel Lupi, Trupe Euterpe e Mariangela Demurtas. Já a 22 de abril, sábado, marcam presença o Grupo Nave Longa, Grupo de Cantares Vozes da Terra de Vale do Peso, Grupo Gáfete a Cantar e, para uma noite de fados, Bil Malanho e Dina Valério, com Nuno Cirilo na guitarra portuguesa e Miguel Monteiro na viola de fado. No último dia da Feira, domingo 23 de abril, está presente o Grupo Voz Amiga da Terrugem e a Escola de Artes do Norte Alentejano.
Os visitantes podem ainda participar nos distintos workshops sobre a “Tisana de S. Mamede e boleima de Portalegre”, “Confeção de broas de gema com amêndoa e de broas tradicionais da Ucrânia” e “Confeção e prova de marmelada branca de Odivelas”, bem como no showcooking do Chef José Júlio Vintém, “Os amargos dos doces”.
Há também, no decorrer do evento, diversas atividades para os mais novos, desde circuitos de jogos lúdicos alusivos ao quotidiano nos Mosteiros a um ateliê infantil com pinturas faciais e oferta de balões. Este ano, o certame tem ainda um setor adicional, “Inovação e Empreendedorismo”, aberto a participantes de outras áreas.
A feira terá como horário de funcionamento, na sexta-feira, das 18 às 22.30 horas; no sábado, das 11 às 22.30 horas; e, no domingo, das 11 às 19 horas. O bilhete de entrada tem o valor de um euro, para os maiores de 12 anos.
A Feira da Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre conta com o apoio da Qualifica, no que respeita à seleção de participantes na vertente da doçaria conventual, tradicional e licores.