É já esta quinta-feira, 16 de fevereiro, que têm início as comemorações do Carnaval em Elvas (com a tradição das comadres e dos compadres), sendo que os grupos do concelho se apresentam ao público, pela primeira vez, na noite de sexta-feira, dia 17, no decorrer da gala coreográfica, que se realiza, todos os anos, no Coliseu da cidade.
Um desses grupos é o de Santa Eulália que, como revela uma das responsáveis pela organização, Artémia Rosa, sairá às ruas disfarçado de sereias e reis do mar. O tema, adianta, é pensado “quase sempre em cima da hora”. “É um fato que nos deu muito trabalho, mas que é muito colorido, que tem a ver com o mar e que será, sem dúvida alguma, esplêndido”, garante.
Para produzir todos os fatos, revela Cecília Fortalezas, outra das responsáveis pela organização, o grupo conta com a ajuda imprescindível de três costureiras, que, por sua vez, contam sempre com o apoio de vários figurantes. “Temos uma equipa fantástica. A Fafá, a Lena e a Adelaide estão ali connosco, todas as noites, das 20 às 23h30, e têm sempre a preocupação que tudo corra bem”, garante, não deixando Cecília de agradecer o trabalho realizado pelas três.
Na gala de sexta-feira, o grupo volta a apresentar uma coreografia própria para o efeito, que, segundo Artémia Rosa, é sempre das componentes mais trabalhosas, sendo esta uma responsabilidade de Mariana Ferreira.
O grupo de Santa Eulália, à semelhança de anos anteriores, conta com entre cem a 110 figurantes.
A entrevista completa com Artémia Rosa e Cecília Fortalezas para ouvir no podcast abaixo: